HomePostsGeraisMudança no estilo de vida: como impacta as necessidades de seguro?

Mudança no estilo de vida: como impacta as necessidades de seguro?

Gerais
Mudança no estilo de vida

A mudança no estilo de vida é algo pelo qual todos precisamos passar em algum momento. Pode ser que você esteja com o orçamento mais curto e precise de hábitos mais econômicos ou de um padrão de vida mais baixo.

Talvez esteja sedentário ou com problemas de saúde e precise de mais atividade física para melhorar sua qualidade de vida. Ou, esteja indo para a terceira idade e tenha pensado em um futuro financeiro sólido para seus filhos e sua família.

Pode ser até que você tenha tido problemas com burnout por causa do excesso de trabalho e queira inaugurar uma nova era para sua saúde mental.

Independentemente da razão, a mudança no estilo de vida pode ser muito bem-vinda, com o seguro como um importante e contraintuitivo ingrediente nessa receita.

Você já vai descobrir o porquê.

Como a mudança no estilo de vida impacta nas necessidades de seguro?

Existem muitas formas pelas quais a mudança no estilo de vida impacta as necessidades de seguro. Vamos começar com o mais popular, o seguro auto.

Imagine que você viva em uma pequena cidade do interior do seu estado, com 2 mil habitantes. Nela, a maior parte das pessoas se conhecem, o que diminui drasticamente o risco de violência urbana.

Você quase não ouve falar de crimes. O último homicídio na cidade aconteceu há mais de cinco anos.

A maior parte das casas são abertas, os muros são baixos e os residentes sequer lembram de fechar os carros.

Você é uma pessoa que usa pouco o carro, porque pode fazer tudo a pé na cidade. Nesse caso, o seguro auto talvez não seja a melhor opção — principalmente se o prêmio for muito alto. Talvez a seguradora sequer ofereça cobertura nessa região.

Então, você recebe uma proposta de emprego e precisa morar na capital do seu estado, uma cidade de mais de 1 milhão de habitantes e com uma média de 20 homicídios anuais a cada 100 mil habitantes.

Nos noticiários, você vê várias notícias de roubos de veículos. Uma simples mudança no estilo de vida fez com que o seguro de carro passasse a fazer muito mais sentido.

Se for uma região com má infraestrutura urbana, com estradas mal sinalizadas e um número alto de acidentes, até o seguro da franquia do automóvel pode ser interessante.

Nele, a franquia também é coberta.

Você também precisará se deslocar de casa para o trabalho. Às vezes, está em um bairro com alto índice de assaltos e furtos, com o objeto mais cobiçado sendo o smartphone.

Nesse caso, o seguro para o seu smartphone se torna uma opção válida, especialmente quando é um modelo caro para seu nível de renda.

Mudança no estilo de vida e o planejamento sucessório

Outra mudança no estilo de vida vem do planejamento familiar. Talvez você seja a pessoa provedora da sua família e esteja envelhecendo.

Nesse caso, as preocupações sobre o sustento futuro dos filhos e do cônjuge são mais fortes.

Então, o seguro de vida vira uma opção a ser considerada, especialmente quando é feito na modalidade de sucessão patrimonial — uma alternativa ao inventário, menos burocrática e isenta de imposto de renda.

Aqui, vale esclarecer um equívoco comum: o seguro de vida não é só para o caso de morte.

Um profissional liberal, sem garantias do INSS, por exemplo, pode se beneficiar das coberturas especiais oferecidas pelo seguro, caso precise se afastar do trabalho por alguma doença grave.

Mesmo outros tipos de mudança no estilo de vida podem provocar a contratação do seguro — como na busca pela casa própria ou no pagamento da faculdade dos filhos.

Você pode contratar o seguro por um prazo estabelecido, pensando em atender a esse tipo de situação pontual.

Mas não é preciso um amadurecimento tão grande no seu projeto de vida. Há progressos mais simples no estilo de vida que também podem exigir um seguro.

É o caso de pessoas que vão sair da casa dos pais e buscar um imóvel próprio.

O seguro contra roubo e furto residencial cobre os bens de valor na sua casa. Há indenizações por itens eletrônicos, eletrodomésticos, joias e por aí vai.

Se ela for financiada, o seguro de vida prestamista também é uma forma de garantir o financiamento no caso de problemas de saúde.

Quem abre mão do emprego fixo para empreender também opta por um estilo de vida de mudanças.

Nesse caso, o seguro residencial tradicional é trocado ou complementado por um seguro multirriscos — que garante o imovel empresarial e tem coberturas adicionais para maquinário, estoque e outros ativos.

Os seguros na vida profissional

Alguns seguros não são particularidade de mudança no estilo de vida, mas de transições de carreira. É o caso das profissões de alto risco, como bombeiros, policiais, limpadores de vidraças, pintores externos, profissionais da construção civil e agentes penitenciários.

Aqui, não só o seguro de vida é uma opção, mas também o seguro de acidentes pessoais.

Ele tem um custo mais baixo do que o seguro de vida individual, cobrindo especificamente os acidentes e problemas de saúde relacionados a eles.

Os planos de saúde também são importantes para pessoas em profissões de vulnerabilidade física e psicológica, principalmente quando elas não são contempladas nos outros seguros.

Às vezes, o risco não vem da profissão em si, mas da instabilidade de renda que ela provoca.

É o caso da agricultura. Os profissionais do agro se beneficiam dos vários tipos de seguro rural. É o caso do seguro agrícola, que protege a safra da seca, geada e outros fenômenos climáticos destrutivos.

Outro exemplo é o seguro animais para produtores rurais, que protege contra a perda financeira ligada ao gado e as criações da pecuária.

Mesmo motoristas de aplicativo podem se beneficiar do seguro para uber, feito para complementar o seguro de acidentes pessoais de passageiros nativo do app.

A mudança no estilo de vida e até na condução da carreira pode ser ajudada pelos seguros. Eles são uma forma inteligente de gerir riscos, evitar prejuízos financeiros e trazer um futuro mais estável.

Se você quer ver mais dicas como as deste post, siga a gente no Facebook e no Instagram!