HomePostsSeguroSeguro de acidentes pessoaisEntenda o que é o seguro multirriscos e quais as suas vantagens

Entenda o que é o seguro multirriscos e quais as suas vantagens

Seguro, Seguro de acidentes pessoais
seguro multirriscos

Não são só as residências que precisam de proteção. Os imóveis empresariais também correm riscos constantes, e até mais frequentes — desde furtos e incêndios até danificação de maquinário. Por essa razão, o seguro multirriscos vem ganhando destaque entre as modalidades de seguros.

Esse seguro garante que sua empresa fique protegida e, dependendo do tipo de apólice, também são indenizados os maquinários, estoque e bens danificados. Essa é uma alternativa mais em conta e abrangente, com várias possibilidades para personalizar a apólice.

Neste post, falaremos mais sobre o que é o seguro multirriscos e suas principais vantagens. Continue a leitura!

O que é o seguro multirriscos e como funciona na prática?

O seguro multirriscos tem a função principal de disponibilizar várias coberturas que protegem o imóvel de danos e ainda o que tiver dentro do mesmo. Normalmente, existem três planos: padronizado, não padronizado e singular.

  • padronizado: condições de contrato iguais à definidas pela Susep e CNSP;
  • não padronizado: criado por seguradoras;
  • singular: personalizado por seguradoras.

Toda vez que forem feitas obras ou modificações no edifício, será necessário maximizar o capital seguro, a fim de que este continue a assegurar o imóvel a 100%, em razão de a seguradora só se responsabilizar pelos prejuízos ligados ao valor desse capital.

Logo, tudo o que é coberto pela apólice dependerá do que subscrever. Todavia, podemos listar alguns exemplos de coberturas que normalmente são incluídos. São eles:

  • inundações;
  • determinadas avarias;
  • raio, incêndio ou explosão;
  • roubo de bens de uso pessoal;
  • danos ocasionados por ruptura de canalizações;
  • cobertura de riscos elétricos para equipamentos;
  • responsabilidade civil (ligadas a lesões corporais ou materiais, ocasionados por terceiros de forma involuntária).

Quais as principais vantagens?

Agora que você sabe o que é seguro multirrisco, é importante saber quais são as suas principais vantagens. Veja!

Minimização de transtornos desnecessários

Como vimos, um seguro multirriscos apresenta a finalidade de proteger as empresas, em uma única apólice, dos inúmeros riscos a que estão submetidas. Isto é, um produto voltado à preservação do patrimônio empresarial. De forma mais abrangente, engloba imóveis, mercadorias, maquinário, equipamentos e móveis.

De forma resumida, o seguro multirriscos assegura que seja feito ao segurado o pagamento de indenização por prejuízos oriundos de danos e perdas aos bens segurados. Lembrando que estes podem ter se dado no local segurado, em decorrência dos riscos cobertos.

O fato é que quem tem um negócio sabe da sua enorme responsabilidade de cuidar bem da sua empresa e protegê-la. Isto em virtude de não ter as mesmas garantias que outros colaboradores têm, se acontecer algum imprevisto que cause prejuízo ou o dificulte o desempenho de suas atividades.

Deslocamento de profissionais

Vamos imaginar a seguinte situação: uma torneira vazando água, em razão de uma avaria em um eletrodoméstico ou uma ruptura de canos. Normalmente, isso exige a ida de um técnico até sua empresa. Na maioria das vezes, é maior o custo desses deslocamentos em relação ao próprio conserto, fazendo com que o cenário se torne muito dispendioso.

Para solucionar este gargalo, a cobertura possibilita que o técnico se desloque para analisar a origem dos danos e quais reparos serão necessários. Lembrando que o custo do deslocamento fica sob responsabilidade da seguradora, por mais que os custos com a reparação fiquem por conta do segurado.

Alguns tipos de serviços como eletricista ou canalizador podem ser solicitados a qualquer momento (24 horas por dia), em uma emergência. Já outros serviços como pintura, carpintaria só podem ser requisitados ao longo do dia.

Transporte mobiliário

Quando a empresa segurada fica inabitável, o Serviço de Assistência fica responsável pelo suporte do custo do aluguel de um veículo de transporte de mercadorias, com o intuito de fazer a mudança do mobiliário para outro lugar provisório.

Há, ainda, determinadas condições especiais: a guarda dos objetos e bens não transferidos para a habitação provisória, durante um período máximo de 6 meses; despesas de transporte do mobiliário para o novo local de residência do segurado, desde que o transporte aconteça no decorrer de 30 dias subsequentes ao da ocorrência do sinistro.

Taxas reduzidas

O seguro disponibiliza redução no valor dos prêmios, em razão de existirem várias coberturas em apenas uma apólice. No que tange o contrato, o seguro tem destaque por apresentar taxas menores se comparado aos seguros tradicionais. Além disso, a possibilidade de descontos progressivos de acordo com a adição de garantias acessórias e coberturas.

Reembolso de despesas de alojamento

Se sua empresa estiver sem condições de permanência de seus funcionários, o Serviço de Assistência assegura o reembolso das despesas que teve com outro local para desenvolvimento de suas atividades e transporte, até ao limite determinado dentro das condições do contrato.

Pagamento de gastos com setores prejudicados por danos

Uma das situações possíveis e cobertas pelo seguro é inundações ou danos por água, seja por rompimento de canos, seja por uma avaria no maquinário. Nestas situações em que a empresa tem determinados setores afetados e acabam ficando inutilizáveis, o serviço de assistência assegura o reembolso de despesas — do restaurante ou de lavandaria, por exemplo — da organização pelo segurado.

Reconstituição dos documentos

Caso ocorra um incêndio e ocorra a destruição de documento, a seguradora arca com custos para reconstituição de documentos, como escrituras ou outros documentos oficiais, desenhos, plantas e projetos, assim como suportes para formas de armazenamento de dados.

Prêmio

Normalmente, o prêmio do seguro varia conforme alguns quesitos, como o prejuízo máximo provável em decorrência do sinistro, a probabilidade de ocorrência dele, assim como a experiência de sinistros, naquela determinada modalidade de seguro, em cada uma das seguradoras.

É importante ressaltar que é possível conseguir descontos conforme forem sendo contratadas coberturas adicionais, fazendo com que o valor do prêmio tenha um melhor custo benefício. O fato é que ao avaliar uma proposta de seguros, o segurado precisa avaliar qual a alternativa mais viável e adequada em conformidade com alguns critérios como o tamanho da empresa, número de colaboradores, assim como o valor do patrimônio que será assegurado.

Por fim, a fim de escolher um seguro multirriscos, é importante ter em mente que muitas seguradoras praticam valores parecidos entre si, porém, que divergem nas coberturas e em outros detalhes, por essa razão, o modo mais simples de optar pela melhor proposta é analisar quais podem ser os maiores riscos que sua empresa está sujeita.

Ficou alguma dúvida acerca do assunto? Então, deixe seu comentário abaixo e compartilhe-o conosco!