HomePostsSeguro de VidaConfira 8 dicas para melhorar a qualidade de vida

Confira 8 dicas para melhorar a qualidade de vida

Seguro de Vida
melhorar a qualidade de vida

Em algum momento, você já se perguntou sobre como melhorar sua qualidade de vida? Essa é uma questão que preocupado muitas pessoas, visto que a boa saúde e o bem-estar estão associados diretamente ao estilo de vida de cada um.

Com o dia a dia cada vez mais corrido e repleto de afazeres, não é incomum que as pessoas deixem um pouco de lado o estilo de vida saudável, que compreende algumas escolhas, como alimentação, prática regular de atividade física, meditação, descanso, um tempo dedicado ao lazer, entre outras ações.

Diante disso, vamos relacionar, neste post, algumas medidas que você deve incluir na sua vida para torná-la mais tranquila e agradável, mas, acima de tudo, com mais qualidade e saúde. Continue a leitura e confira!

Como melhorar a qualidade de vida?

Melhorar a qualidade de vida, tornando-a mais saudável, serena e equilibrada, só depende de você. Para isso, é necessário encarar algumas mudanças radicais na rotina. Isso pode ser bem difícil para algumas pessoas no início, mas é possível para todos.

A primeira coisa a se fazer para colocar em prática esse novo objetivo é avaliar o que você gosta e precisa para se sentir realmente bem e feliz. Depois, é importante reconhecer tudo o que garante uma vida mais tranquila e saudável e o que é possível incluir na sua rotina.

Por fim, cabe a você promover essas mudanças aos poucos. Vamos saber, então, como melhorar sua qualidade de vida. Veja!

1. Garanta uma alimentação saudável

Na maioria das vezes não nos sobra muito tempo para cuidarmos da nossa alimentação e mantê-la saudável. Em muitas ocasiões, fazemos lanches rápidos e refeições fora de casa, ou facilmente consumimos produtos industrializados que não fazem bem à saúde.

Por esse motivo, veja nesta relação de que forma é possível manter apenas itens saudáveis na sua lista de alimentos:

  • busque alimentos integrais: prefira as versões integrais de macarrão, pão, arroz, visto que preservam alguns nutrientes naturais;
  • opte por produtos orgânicos: são itens livres de agrotóxicos e conservantes que prejudicam a saúde;
  • aposte em lanches saudáveis: prepare seu lanche em casa para evitar comer na rua e cair em calóricas tentações;
  • consuma diariamente frutas, verduras e legumes: eles garantem a ingestão de vitaminas e minerais;
  • evite doces: substitua as guloseimas por uma fruta. Existem variedades deliciosas e muito mais saudáveis que um brigadeiro, por exemplo;
  • coma devagar: esse hábito vai garantir que você coma em menor quantidade e mastigue mais os alimentos;
  • busque uma alimentação balanceada: lembre-se da pirâmide alimentar e inclua em suas refições as quantidades ideais de proteína, carboidratos e vitaminas.

2. Hidrate-se

Assim como uma boa alimentação, a hidratação é essencial para melhorar a qualidade de vida. Na verdade, o organismo é constituído por uma grande parte de água, e para mantê-lo em pleno funcionamento é necessária uma boa hidratação.

Manter o organismo bem hidratado ajuda nas atividades das células, no funcionamento dos rins, na digestão, entre outros. O ideal é que o consumo de água diário seja em torno de oito copos por dia.

3. Pratique atividade física

Praticar exercícios diariamente vai garantir mais saúde, disposição e equilíbrio ao organismo. É importante, porém, buscar alguma atividade prazerosa, visto que a regularidade é de extrema importância para o surgimento dos benefícios.

Além de trazer vantagens para a saúde do corpo, como o controle da pressão arterial, a melhora na capacidade respiratória e dos níveis de colesterol, praticar exercícios físicos garante menos estresse e mais humor aos praticantes.

Não faltam opções, por exemplo: spinning, ginástica, dança, lutas, musculação, caminhada, corrida… O que importa, verdadeiramente, é que a atividade cause prazer e possa ser mantida, pois só assim ela trará benefícios ao organismo e à mente.

4. Mantenha a mente ativa

Pessoas que exercitam a mente e a mantêm ativa têm menores probabilidades de, no futuro, desenvolverem a doença de Alzheimer. É possível colocar essa ideia em prática por meio de algumas atividades, como jogar cartas, ler livros, desenhar, praticar algum artesanato — são coisas que fazem o cérebro trabalhar e aliviam tensões e ansiedades. Além disso, desenvolvem a capacidade de concentração.

5. Durma bem

Um sono tranquilo e reparador é essencial para melhorar a qualidade de vida. Para isso, é importante que você tenha uma noite de sono de, no mínimo, oito horas. Evite alguns hábitos na hora de dormir, como utilizar aparelhos eletrônicos (smartphones e tablets) e mantenha seu quarto escuro e silencioso.

Bebidas, como café, chá preto, refrigerantes aumentam a ansiedade e o estado de vigília, por isso, devem ser evitadas, principalmente por quem tem tendência à insônia. Se você não abre mão de um cafezinho, procure consumi-lo antes das cinco horas da tarde.

Por outro lado, alguns hábitos podem garantir uma qualidade melhor de sono, como ouvir músicas tranquilas, ler um bom livro e ir para a cama sempre no mesmo horário.

6. Elimine vícios

Não é algo simples de se conseguir, mas é possível. Portanto, se você tem algum hábito que considera um vício prejudicial à saúde, tente eliminá-lo. Substitua-o por algo saudável, como trocar o cigarro pela corrida.

O fumo, bebidas alcoólicas em excesso e outros vícios podem prejudicar bastante a saúde em longo prazo, e eliminá-los deve fazer parte de seu projeto por uma qualidade de vida melhor.

7. Dedique-se ao lazer

Dedique um tempo da sua vida ao lazer. É muito importante fazer o que se gosta para manter nossa saúde mental. Não importa o que seja, mas que lhe faça bem, como ir ao cinema, fazer aquela viagem, reunir-se com amigos, praticar esportes e muitas outras coisas.

8. Cuide da saúde

Por fim, não se esqueça do check-up anual, ele é essencial para que você previna que doenças se instalem silenciosamente no organismo. Por meio de exames de rotina é possível manter sua saúde em dia e livre de alterações.

O que acha de colocar em prática essas dicas para melhorar sua qualidade de vida? Na verdade, exige, sim, um certo esforço, mas só em saber que isso vai contribuir para uma vida saudável, mais tranquila e feliz já é o suficiente para começar logo sua mudança!

Gostou deste post? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais e ajude seus amigos a embarcarem também nesse objetivo de melhorar a qualidade de vida com bons hábitos e práticas saudáveis!