HomePostsSeguro de VidaPadrão de vida: o que é e como manter o seu

Padrão de vida: o que é e como manter o seu

Seguro de Vida
padrão de vida

O padrão de vida tem a ver com as prioridades e com o jeito que gerimos o dinheiro. Ele se estabelece de acordo com as escolhas para consumo. Quem tem poder aquisitivo alto aumenta o valor.

No entanto, há os que ficam fora da régua. Eles optam por um padrão de vida acima da sua capacidade. O resultado é o risco de dívidas e a má saúde financeira. Um bom controle financeiro serve para isso.

Ele e o quanto seu padrão de vida corresponde a sua renda servem para que você possa subir sua capacidade de gastos. É importante se planejar para ter um padrão de gastos que seja compatível com a renda.

Veja abaixo como alcançar esse objetivo.

Qual é o papel do padrão de vida?

O padrão de vida é aquilo que você opta por gastar, de acordo com a quantidade e o valor daquilo que você quer ter acesso. Ele se relaciona com despesas, pois a qualidade de vida e o conforto têm a ver com ele.

O padrão mínimo é o que permite uma vida com dignidade e lazer. Quando alguém tem muito dinheiro, pode optar por um nível de vida mais alto, com custos altos e acesso a serviços e bens mais altos.

No entanto, nem sempre o valor tem a ver com renda. Isso acontece porque muita gente gasta mais que deveria ou ganha menos do que precisaria para ter uma vida digna. Isso traz o endividamento, resultante de um estilo de vida acima da capacidade financeira.

Como saber se o padrão de vida é o ideal?

Existem alguns sinais de que você tem um estilo de vida além do que deveria. O primeiro é o uso de crédito para despesas básicas. Não é natural ter que usar o cartão de crédito, os empréstimos e o cheque especial para os gastos do mês.

Outro sinal de alerta é a existência de dívidas, especialmente quando elas ultrapassam a quantidade que você tem. Se você não consegue poupar ou investir, isso também é mau sinal.

Veja se você conseguiria lidar com imprevistos. Caso a mera possibilidade de perder o emprego o deixe de cabelo em pé, é porque algo está errado. Pessoas com boa saúde financeira têm reserva de emergência para lidar com os imprevistos.

Como manter um padrão de vida desejado?

Defina em valor e tempo os seus objetivos. Observe se o valor que você guarda é suficiente para que eles aconteçam no prazo que quer. Seu esforço financeiro de hoje precisa ser suficiente para suas metas e suas possíveis dificuldades.

Uma pessoa com boa saúde financeira costuma conseguir poupar entre 10% e 30% da renda líquida. Isso depende do cenário atual, do que você quer e do esforço para atingi-los — é também um indicador do destino dos seus recursos.

Preste atenção na capacidade de conseguir o que quer no tempo que deseja. Quanto mais cedo equilibrar a balança, menos dificuldade terá, então, reorganize sua vida financeira e dê atenção ao futuro. Veja se você consegue desfrutar de lazer pessoal e viver seus hobbies.

O que é a inflação do padrão de vida?

A inflação nos remete aos aumentos de preço que acontecem com o tempo na sociedade. No entanto, o termo também tem outro sentido: “inflação do padrão de vida”

À medida que a remuneração cresce, os gostos se sofisticam e os desejos encarecem, resultando na dificuldade de acumular patrimônio. Em alguns casos, o surgimento de dívidas continua, mesmo com o aumento de renda.

Uma ideia para evitar isso é se pagar primeiro. Separe um montante fixo mensal para constituir a reserva de emergência ou a aposentadoria; normalmente, algo em torno de 10% de tudo que você ganha.

Como manter o padrão de vida depois da aposentadoria?

Muita gente tem o medo de não conseguir manter o estilo de vida na aposentadoria ou precisar seguir trabalhando para complementar a renda. Pense no futuro para ter a aposentadoria que quer. Com planejamento financeiro, dá para conquistar seu objetivo e viver confortavelmente a longo prazo.

O primeiro passo é conferir seus gastos de hoje. Veja o valor que você precisa receber para financiar as despesas do mês. Faça um cálculo para estimar a quantidade que receberá da Previdência Social e pense em fontes de renda passiva para complementar.

Na aposentadoria, foque em investir a longo prazo. Começando cedo, você acumulará patrimônio e conquistará seus objetivos.

Algumas opções para isso são:

  • Previdência Privada;
  • títulos do tesouro;
  • ações que pagam dividendos;
  • fundos de investimento;
  • fundos imobiliários.

Como chegar à liberdade financeira?

A liberdade financeira acontece quando o seu padrão de vida corresponde à renda que você ganha e ainda sobra dinheiro. É um estado de tranquilidade, em que você consegue manter o nível de conforto que quer, ainda que dependa da sua renda mensal para sobreviver.

Essa autonomia para tomar decisões sem considerar o dinheiro como o fator principal é o estágio anterior à independência financeira, quando temos renda passiva suficiente para não precisar trabalhar mais. Nesse caso, há uma boa quantidade de capital acumulado.

A porcentagem de pessoas economicamente livres não é muito grande. No entanto, existem alguns pontos a considerar para chegar lá, como:

  • organizar o orçamento;
  • criar metas;
  • fazer uma reserva de emergência;
  • investir com foco no longo prazo.

Como um seguro de vida pode ajudar?

O seguro de vida é uma forma de ajudar a manter o padrão de vida da família e a proteger os dependentes. Ele traz proteção no caso de falecimento e também pode incluir coberturas adicionais, como doenças, acidentes e incapacidade permanente. Esta é uma forma de garantir as contas em momentos de dificuldade.

Ele é útil para:

  • trazer segurança financeira à família;
  • ajudar a pagar dívidas;
  • trazer proteção aos dependentes;
  • servir como empréstimo com garantia;
  • trazer tranquilidade financeira;
  • garantir cobertura adicional.

O padrão de vida, portanto, precisa corresponder ao seu nível de renda. Ele tem a ver com as despesas e interfere na qualidade de vida. Afinal, quando o desequilíbrio é grande, surgem as dívidas que podem prejudicar você a longo prazo.

Se você quer garantir a capacidade de arcar com as contas da família com o seguro de vida, entre em contato com a gente!