HomePostsSeguro de acidentes pessoaisSeguro de VidaSíndrome de Burnout e seus sintomas: confira agora!

Síndrome de Burnout e seus sintomas: confira agora!

Seguro de acidentes pessoais, Seguro de Vida
síndrome de burnout sintomas

A Síndrome de Burnout é um distúrbio emocional diagnosticado recentemente, que está ligado ao ambiente organizacional, ao estresse causado pelo trabalho e também ao estilo de vida do trabalhador. A síndrome de burnout e seus sintomas podem afetar colaboradores, tanto física quanto psicologicamente e tende a surgir, na maioria das vezes, em pessoas que optaram por exercer a profissão com menos assiduidade em trabalhos exercidos de forma compulsória, como a enfermagem, medicina e professores.

Geralmente, ela acomete funcionários que estão continuamente expostos a altos níveis de estresse, carga de trabalho excessiva, pouca autonomia, relacionamentos ruins no trabalho, falta de apoio em seu ambiente e falta de treinamento para realizar tarefas, por exemplo. O fato é que a ligação entre estresse e a síndrome é muito forte.

Para diagnosticá-la é muito importante conhecer seus principais sintomas. Continue a leitura e conheça os principais!

Distúrbios do sono

Este sintoma, muito característico da síndrome de burnout, é um dos mais populares. Pessoas com insônia tentam aliviá-la tomando medicamentos específicos para tratar a falta de sono. Às vezes, esse consumo torna-se excessivo e até viciante, e é difícil para eles dormirem sem recorrer a eles. É comum os acometidos consumirem medicamentos para adormecer, podendo até recorrer a medicamentos e substâncias contraindicadas.

Cansaço

Ficar cansado após um longo dia de trabalho ou após fazer exercícios físicos é uma resposta normal do nosso organismo. No entanto, quando uma pessoa está extremamente cansada e não tem energia para realizar as tarefas básicas do dia a dia, ela pode ter síndrome de burnout. A primeira coisa que você notará quando estiver exausto é sentir-se cansado o tempo todo.

Dessa forma, o esgotamento e a depressão compartilham muitos dos mesmos sintomas. Na verdade, se não for controlado, o cansaço pode rapidamente evoluir para uma depressão crônica e começar a se infiltrar em todos os aspectos da sua vida. Embora todos nós nos cansemos, a fadiga constante associada à síndrome de burnout é uma coisa completamente diferente.

Dores musculares e de cabeça

Mesmo que esse sinal seja muito comum em diversas patologias, é um sintoma característico da síndrome de burnout. Ao sentir estresse prolongado, há a ocorrência de enxaquecas severas que, em muitos casos, impossibilitam a pessoa de ir ao trabalho, uma vez que geralmente eles não desaparecem com os medicamentos.

Falta de realização pessoal

Outro dos sintomas mais comuns relacionados à síndrome de burnout é a baixa realização pessoal. Se uma pessoa não tem força para atingir os objetivos ou metas de trabalho, é mais provável que acabe se sentindo um fracasso no ambiente de trabalho. Além disso, você se sentirá muito desanimado por não conseguir realizar tudo o que deveria.

Baixa autoestima

Algumas pessoas, especialmente aquelas em profissões que tentam ajudar os outros e esquecem de si mesmas, tendem a ter uma baixa autoestima. Pessoas acometidas pela Síndrome de Burnout costumam ter esse tipo de vocação e, em alguns casos, têm pouca autoestima, já que dedicam a maior parte do tempo ao bem-estar de outrem.

Irritabilidade e comportamento agressivo

Assim como alguns dos sintomas assumem um caráter mais calmo que beira a indiferença, dependendo da pessoa, a síndrome de burnout pode despertar sentimentos de irritabilidade. Da mesma forma, também é comum que comportamentos agressivos comecem a ser percebidos em relação a outros colegas de trabalho ou mesmo a terceiros.

Dificuldade de concentração

O estresse no trabalho tende a causar nervosismo e muitas pessoas, diante dessa situação, elas ficam com dificuldades de concentração e tem uma redução significativa do raciocínio lógico, por exemplo. A pesada carga de trabalho e o trato com pessoas pelas quais você sente uma grande responsabilidade pode causar sentimentos de inquietação, nervosismo, preocupação, pânico e até mesmo batimento cardíaco acelerado, todos relacionados à ansiedade.

Além disso, devido a esse estado permanente de nervosismo, os problemas frequentemente aparecem quando ocorrem situações que exigem concentração.

Baixo desempenho e tédio

A pessoa que sofre com a Síndrome de Burnout, em vez de agir diante do estresse, tende a ficar paralisada. Por essa razão, é muito comum que o desempenho caia e o funcionário comece a se entediar no trabalho, causando a falta de interesse total.

Comunicação pobre

A comunicação é fundamental para qualquer trabalho, mas em profissões de áreas como educação, saúde e serviços sociais, por exemplo, ela costuma ser essencial. Justamente, a maioria das pessoas que sofrem de síndrome de burnout tendem a trabalhar nesses setores e a restringir a comunicação, uma vez que não expressam o que sentem aos outros.

Absenteísmo no trabalho

O que geralmente acontece quando alguns ou todos os sintomas característicos da síndrome de burnout começam a se manifestar é o absenteísmo no trabalho. A pessoa em questão deixa de trabalhar e, com isso, inicia um processo para afastar o estresse e se recuperar gradativamente.

Isolamento

A verdade é que o funcionário não vai adorar seu trabalho todos os dias. Mas é provável sofrer de esgotamento se o sentimento de querer se isolar não desaparecer ou se estiver constantemente preocupado com pensamentos negativos.

Geralmente, ao apresentar todos os sintomas mostrados anteriormente, o funcionário tende a se afastar de seus colegas de trabalho, amigos e familiares, além de se sentir isolado e desconectado de outras pessoas e do ambiente.

Agora que você conhece a Síndrome de Burnout e seus sintomas, conseguirá identificá-los em seus funcionários. Se encontrar algum sinal, significa que é hora de tomar algumas medidas para mudar esse quadro. É importante agir o mais rápido possível, caso contrário o estresse do trabalho pode prejudicar a qualidade de vida dos funcionários e consequentemente sua empresa.

O fato é que esses sintomas surgem de maneira mais leve, porém, têm grandes chances de se agravarem depois de algum tempo. Por esse motivo, muitos pensam que é algo passageiro. É essencial procurar apoio profissional assim que notar esses sinais, a fim de evitar que a doença se agrave e que ocorram problemas mais sérios.

Nosso post foi útil para você? Então, aproveite para deixar seus amigos por dentro do tema, compartilhando este post em suas redes sociais!