HomePostsSeguro de VidaSeguro de vida prestamista: como funciona e como contratar?

Seguro de vida prestamista: como funciona e como contratar?

Seguro de Vida
seguro de vida prestamista

Se você está pensando em fazer um empréstimo ou entrar em um financiamento, é bem possível que se interesse pelo seguro de vida prestamista. Apesar de muitos desconhecerem essa modalidade, trata-se de uma alternativa segura para garantir que uma dívida seja quitada.

Na verdade, com essa apólice há a certeza de que mesmo diante de dificuldades, como a perda de um emprego involuntariamente, invalidez permanente e falecimento, a dívida não fique para terceiros e possa ser honrada por meio desse seguro.

Quer saber mais? Continue, então, com a leitura e fique por dentro do assunto!

O que é seguro de vida prestamista?

É uma modalidade de seguro de vida que tem por objetivo quitar um empréstimo ou financiamento que — em decorrência de falecimento, invalidez ou desemprego involuntário — não possa ser paga.

O valor limite é correspondente à dívida que, caso ela não possa ser quitada, o seguro se encarrega de pagar. Ou seja, é uma forma de livrar os beneficiários de arcarem com dívidas inesperadas, caso ocorra algo com o titular.

Essa espécie de seguro é muito útil para as financiadoras que oferecem crédito, visto que garante que a dívida assumida será paga mesmo diante de algum problema financeiro que possa ocorrer com o contratante.

Trata-se de um tipo de seguro que, como os demais, tem variedades de coberturas podendo ser usada em várias linhas de crédito. No entanto, é bom ressaltar que como qualquer outro seguro é importante que todas as informações e cláusulas estejam presentes na apólice.

O que diz a legislação sobre “herança de dívidas”?

Em muitos casos, no Brasil, a morte de uma pessoa pode impactar a vida financeira de seus sucessores. Mas a lei não diz que dívidas não podem ser passadas a sucessores? Sim, é verdade, de acordo com o artigo 597 do Código de Processo Civil e do artigo 391 do Código Civil não existe herança de dívidas.

Contudo, se essas dívidas alcançarem o patrimônio do ente falecido, elas farão parte do espólio — que é como o patrimônio passa a ser chamado após o óbito do titular. Aí sim, passará para os herdeiros.

Na verdade, o espólio reúne todos os bens e direitos e as obrigações não serão excluídas. Diante disso, se os valores das dívidas forem maiores que os valores dos bens não terá como o débito ser amortizado.

Daí, a importância do seguro de vida prestamista que ajuda muitas pessoas que se encontram nessas situações.

Como funciona o seguro prestamista?

O funcionamento dessa modalidade ocorre da mesma forma que as demais, ou seja, ao contratar o serviço, o segurado deverá fazer um pagamento mensal. Caso ocorra um dos problemas mencionados na apólice que impeçam o segurado de pagar a dívida firmada, esta será coberta pelo seguro.

As coberturas devem ser combinadas previamente e podem variar de acordo com os detalhes do contrato, e o mais importante: tudo deve constar na apólice para que não ocorram quaisquer dúvidas caso o seguro seja acionado. As mais comuns incluem morte, invalidez e algumas contemplam o desemprego involuntário.

Vale frisar que, ao se comprometer com um empréstimo ou financiamento, essa modalidade de seguro não é obrigatória. No entanto, as financiadoras costumam sugerir essa opção. Trata-se de uma boa alternativa para quem busca tranquilidade e uma segurança no momento de se comprometer com dívidas dessa natureza.

O valor a ser pago não costuma ser maior que 10% do total da mensalidade, tornando se algo bem viável. Geralmente, o seguro prestamista é oferecido sempre que houver uma negociação que envolva crédito e todas as informações são fornecidas no ato do contrato.

Como contratar?

É bom ressaltar que a negociação do seguro de vida prestamista não ocorre diretamente pelo segurado após ter entrado, por exemplo, em um financiamento. Sua aquisição se dá no momento de uma negociação.

Por isso, é muito importante que ao escolher uma financiadora, você busque saber se ela tem parceria com alguma seguradora que ofereça o serviço. Assim, a negociação será mais tranquila.

Quem são os beneficiários desse seguro?

A instituição financeira responsável pelo crédito é o primeiro beneficiário, visto que o seguro evitará a inadimplência. O segundo que gozará do benefício será o próprio contratante, pois terá sua dívida quitada diante de qualquer situação elencada na apólice que lhe impeça de pagar a dívida. Por fim, os beneficiários indicados no contrato não herdarão qualquer dívida.

Quem pode contratar esse seguro?

Em tese, qualquer um pode contratar o seguro de vida prestamista. No entanto, é comum que as seguradoras elejam um limite de idade para esse tipo de negociação — uma vez que quanto mais avançada ela for, maiores serão os riscos envolvidos.

Quais as situações mais comuns em que o seguro prestamista é oferecido?

Veja algumas ocasiões que envolvem crédito e que o seguro de vida prestamista é muito utilizado!

  • financiamentos de bens, imóveis, carros, motos etc;
  • cheque especial;
  • empréstimo consignado;
  • consórcios;
  • linhas de crédito rural;
  • empréstimos realizados em financeiras e bancos;
  • cartão de crédito;
  • financiamento para construções.

Quais são as coberturas oferecidas?

Diferentes tipos de cobertura podem constar no contrato do seguro prestamista, que geralmente são negociadas de acordo com as necessidades do segurado. Confira as principais!

  • Seguro de vida: caso o segurado venha a falecer durante a vigência do contrato, as parcelas serão quitadas ou parte delas de acordo com a apólice;
  • Seguro Desemprego/Seguro de Renda: a apólice cobre um número de parcelas de acordo com o contrato se o segurado perder o emprego que não envolva justa causa;
  • Seguro de Propriedade: garante que as parcelas sejam quitadas, caso ocorra algum acidente ou roubo com a propriedade usada para pagar as parcelas;
  • Seguro Deficiência/Acidente/Saúde: quando o acidente não impossibilita o segurado a ter sua renda, no entanto pode haver uma limitação no número de parcelas.

Como você pode perceber, o seguro de vida prestamista é muito útil e traz tranquilidade para quem entra em um financiamento — garantindo que a saúde financeira do segurado não seja abalada por imprevistos que podem ocorrer na vida de qualquer pessoa.

Gostou do post? O que acha, então, de entrar em contato conosco e obter mais informações sobre o assunto? Aguardamos sua visita!