HomePostsSeguro de VidaComo o seguro de vida apoia a sua tranquilidade financeira

Como o seguro de vida apoia a sua tranquilidade financeira

Seguro de Vida
tranquilidade financeira

A tranquilidade financeira é um dos fatores mais importantes na vida das pessoas. A segurança de estarmos protegidos de situações financeiras imprevisíveis que podem surgir inesperadamente na vida de qualquer pessoa não tem preço.

No entanto, essa tranquilidade pode ser obtida por meio de uma apólice de seguro de vida, que além de proteger seus familiares diante da ausência do titular (em caso de falecimento), pode ser um aliado em momentos de crise financeira.

Na verdade, existem várias modalidades, e é possível escolher a que mais se enquadra às nossas necessidades. Trata-se de um auxílio importante em momentos de dificuldade financeira, além de, é lógico, garantir mais tranquilidade.

Neste post, vamos falar sobre o seguro de vida e o quanto pode ser útil na vida de qualquer pessoa. Continue a leitura!

O que é um seguro de vida? 

O seguro de vida é um contrato que protege contra acontecimentos acidentais e que podem acarretar grandes perdas financeiras para o beneficiário (aquele que fez a apólice), como invalidez, doenças, acidentes e morte. Caso alguma dessas situações ocorra, ele e seus beneficiários ficam protegidos.

No entanto, é importante escolher a modalidade que mais se enquadre ao que cada um espera ou necessita para ter tranquilidade financeira, ou seja, existem vários tipos de seguros que cobrem determinadas situações. Daí, a necessidade de entender e escolher bem, pois a cobertura de cada apólice consta no contrato.

Como funciona um seguro de vida?

Quando você decide proteger sua família e seu futuro financeiro com um seguro de vida, o processo geralmente começa com uma simulação. Nessa etapa, o contratante avalia suas necessidades e decide o valor de cobertura que melhor se adequa às suas possibilidades.

Após se decidir sobre o valor, chegou o momento da contratação. Nessa etapa, o titular revisa e concorda com todos os detalhes do contrato, que inclui as coberturas oferecidas e as regras do seguro. É basicamente assinar o acordo que estabelece os termos do relacionamento entre o segurado e a seguradora, que deve constar na apólice (contrato).

Um valor mensal deve ser pago à seguradora, que varia conforme o perfil de risco do titular e o nível de cobertura escolhido. Caso os pagamentos deixem de ser feitos, o direito à cobertura pode ser perdido.

No caso de um evento coberto pelo seguro, como a morte ou invalidez do titular, a seguradora é acionada e, dessa forma, ocorre a indenização. Em casos graves, como esses, são os beneficiários que acionam a seguradora e solicitam o pagamento para arcar com as despesas e dificuldades financeiras resultantes de situações desse tipo.

Apesar de a cobertura de um seguro de vida padrão seja para casos de falecimento, é importante ressaltar que existem opções adicionais que podem ser incluídas durante a negociação do contrato para fornecer proteção e cobertura extra em outras situações específicas.

Quais são os tipos de seguro de vida?

Confira as principais modalidades de seguro de vida que podem proporcionar tranquilidade financeira.

Seguro de vida individual

Como o próprio nome sugere, funciona como um contrato, nos quais a seguradora paga uma indenização para acontecimentos previstos no contrato (apólice). Uma pessoa contrata e, se algo inesperado ocorrer com ela, as indenizações podem ser acionadas — caso estejam previstas no contrato.

Daí a necessidade de, antes mesmo de assinar e fechar o contrato, ler muito bem todas as cláusulas. Lembrando que se algo acontecer com o titular da apólice, os beneficiários têm direito à indenização — que também é uma cláusula que deve constar no contrato.

Seguro de vida familiar

Seu funcionamento é praticamente igual ao seguro individual, no entanto, além do contratante a cobertura se estende a outros familiares, como cônjuge, filho, entre outros. No mais, o funcionamento é idêntico.

Seguro de vida resgatável

Trata-se da única situação em que há o resgate do capital investido. Seguro de vida em grupo com as mesmas proteções previstas no seguro de vida tradicional, no entanto, na negociação o titular pode escolher o tempo que pagará pelo seguro de vida e, ao final do prazo, recolherá o valor que pagou ao longo do tempo e que não foi utilizado.

Seguro de vida em grupo

É o tipo de seguro de vida contratado que as empresas oferecem aos seus colaboradores. Destina-se a todos os funcionários de uma empresa.

Seguro contra acidentes pessoais

O seguro contra acidentes pessoais está relacionado a casos, como eventos que possam causar danos ao segurado. Por exemplo, um acidente que cause invalidez ou até mesmo morte. Neste caso, seus beneficiários recebem a cobertura do seguro.

Quais são os benefícios do seguro de vida?

Além do fator de proteção financeira em caso de morte, o seguro de vida oferece vantagens em outros aspectos. Acompanhe!

Planejamento financeiro

Permite ao segurado se programar para encaixar esse gasto ao seu orçamento. É uma forma de se prevenir quanto às surpresas que podem surgir sem comprometer suas finanças. Os valores cabem no bolso conforme a cobertura contratada.

Tranquilidade em períodos de incerteza

O seguro gera uma estabilidade emocional para lidar com momentos imprevisíveis que podem surgir com qualquer pessoa. Ou seja, garante mais tranquilidade em determinadas situações que acarretam problemas financeiros.

Utilização em vida

Diferentemente do que muitos pensam, a cobertura estipulada na apólice pode ser usufruída em vida, sem necessariamente apenas em caso de morte ou invalidez. Mas deve constar no contrato todas as coberturas oferecidas pelo serviço.

Assistência funeral familiar

O seguro de vida está presente também em um momento tão doloroso para qualquer família, que é o falecimento de um ente querido. Ela cobre a assistência funeral, ou o seu reembolso, é uma cobertura que não se limita apenas ao contratante, mas também aos seus dependentes, como filhos e enteados de até 24 anos ou incapazes.

Despesas médicas e hospitalares em acidentes

Um dos benefícios do seguro de vida é a utilização de serviços hospitalares, que pode ser onde o contratante preferir, para depois ser reembolsado. Com uma empresa de qualidade, tudo isso estará segurado sem nenhuma complicação durante momentos de necessidade.

Como você conferiu neste conteúdo, contar com um seguro de vida nos momentos difíceis garante mais segurança e tranquilidade financeira. Afinal, na vida existem altos e baixos e estar prevenido para elas é fundamental para uma vida mais tranquila. No entanto, escolher uma empresa idônea e conceituada no mercado é o primeiro passo!

A Humber Seguros tem todos os diferenciais mais importantes para que você tenha tranquilidade financeira se houver qualquer imprevisto que exija o acionamento de um seguro.

Entre em contato conosco, pelo nosso site, e confira as vantagens de contar com os nossos serviços!