HomePostsSeguroEntenda o que é a invalidez permanente e a sua relação com o trabalho

Entenda o que é a invalidez permanente e a sua relação com o trabalho

Seguro
invalidez permanente

Como todos nós sabemos, o mercado brasileiro é bem regulamentado, contando com uma série de leis trabalhistas importantes para a relação entre contratantes e empregados. E, hoje, falaremos sobre um assunto que merece a sua atenção. Afinal de contas, você sabe o que é a invalidez permanente?

Caso não, saiba que está tudo bem, pois esse será o tema abordado no artigo da vez. O nosso objetivo é esclarecer as características dessa situação, demonstrando como ela impacta a gestão da empresa que perde um colaborador importante na sua atuação. Então, não perca tempo e continue a leitura!

O que é a invalidez permanente?

Entre outras coisas, esse é um tema bem discutido nas diferentes modalidades de seguro. Basicamente, a invalidez permanente é configurada nas situações em que uma pessoa sofre danos irreversíveis em sua integridade física, com a perda das funções vitais de certos órgãos ou membros do corpo.

Já tecnicamente, essa invalidez ainda pode ser tipificada em duas categorias, a invalidez parcial ou total. O primeiro caso é configurado quando a pessoa perde apenas uma parte de suas funções e capacidades em determinado evento.

Digamos que um colaborador se machuque no ambiente de trabalho, perdendo a visão do olho esquerdo. Como podemos imaginar, a perda da visão do olho danificado configura uma invalidez permanente, mas como há um segundo olho intacto, a situação é entendida como invalidez parcial.

E é com esse gancho que podemos explicar a segunda categoria, a invalidez total. Como você mesmo já deve ter deduzido, esse é o caso em que a pessoa sofre com a perda completa de determinada função vital, como a perda da funcionalidade de ambos os olhos. Nesse caso, além de ser um dano permanente, ele também configura a invalidez total.

O mesmo conceito pode ser estendido às demais áreas do corpo, mas que dependem de uma perícia mais minuciosa para avaliar a proporcionalidade do dano, quando, por exemplo, ocorre a amputação de dedos em uma mão.

Nesses casos, o próprio litígio judicial exige uma análise mais cuidadosa, buscando aferir a proporção do dano funcional e o quanto isso corresponderá em termos de indenização. Inclusive, esse é um tema fundamental para a segurança corporativa das empresas, que devem se antecipar a problemas desse tipo com apólices específicas para proteger a atuação de seus funcionários.

Além da proporcionalidade do dano, existem outras tipificações para a invalidez. Aqui, o que muda não é a proporção, mas a relação de causa. É por isso que a invalidez também é examinada sobre dois outros pontos de vista, buscando entender se a situação foi causada por uma enfermidade ou por um acidente propriamente dito.

No entanto, essencialmente falando, inclusive, trazendo isso para a esfera do trabalho, a invalidez permanente é uma situação caracterizada por um colaborador que perde uma funcionalidade motora, sensorial ou mental determinante para a realização de sua rotina profissional.

Qual a importância do seguro estágio nesse contexto?

É considerando os estagiários que surge um ponto interessante nessa discussão. Afinal de contas, os programas de estágio não configuram vínculo empregatício, mas a própria Lei do Estágio determina um detalhe muito importante para garantir a proteção desses jovens trabalhadores.

Aqui, estamos falando do seguro estágio. Em essência, o que essa apólice faz é cobrir situações de morte acidental, assim como invalidez permanente total ou parcial. Tecnicamente, trata-se de um seguro de acidentes pessoais que possam acontecer com os seus estagiários, sendo, inclusive, uma exigência legal determinada na Lei n. 11.788/2008, art. 9º, inciso IV.

Ou seja, além de oferecer a indenização para os casos de invalidez e viabilizar a contratação de pessoas no regime de estágio, esse seguro ainda cobre eventuais custos médicos e hospitalares que esse colaborador possa vir a ter na jornada de recuperação após o acidente.

Quais os principais fatores ao escolher um seguro estágio?

Reconhecida a importância desse serviço, chega o momento de conferir algumas dicas práticas para escolher a melhor apólice para os seus jovens trabalhadores. Veja!

Verifique a qualidade do atendimento

Na hora da necessidade, tudo o que o colaborador precisa é de um atendimento rápido, humano e compreensivo com a delicadeza do momento. É por isso que é fundamental restringir a sua pesquisa de mercado às empresas que consigam entregar um atendimento com todas essas qualidades.

Grosso modo, isso pode ser avaliado em uma breve pesquisa pela internet, buscando conhecer o histórico da seguradora, bem como a relação dessa empresa com os seus clientes do passado. Outra abordagem é entrar em contato direto com os canais de contato, avaliando tanto a velocidade quanto a diligência na condução dos atendimentos.

Avalie a reputação e o tempo de mercado

Em complemento com a dica anterior, é importante ver quem é quem nesse mercado. Um bom índice para a qualidade dos serviços de uma seguradora é avaliar a sua longevidade no mercado. Quanto maior o tempo, proporcionalmente maior será a experiência acumulada entre os diferentes profissionais da empresa.

Já em termos de reputação, é interessante ampliar a sua pesquisa para conferir a pegada digital deixada por essa marca. Para isso, basta analisar a nota de 0 a 5 da empresa em sistemas de avaliação aberta, como o card do Google ou em sua página oficial do Facebook. Sem interferências, essa é uma excelente fonte para colher opiniões sinceras de clientes satisfeitos ou decepcionados.

Priorize empresas especializadas nesse mercado

Por último e mais importante, prefira as empresas que são renomadas por atuar nesse mercado. Afinal de contas, o seguro estágio é um nicho específico do amplo mercado de securitização. Por esse motivo, é interessante recorrer a uma empresa que seja líder no campo, sendo, inclusive, amplamente premiada por seus trabalhos na área.

É por esse e por tantos outros motivos que gostaríamos de convidar você a conhecer as soluções da Humber. Com mais de três décadas de mercado e oito premiações nacionais no mercado de seguros, persistimos nesse segmento com os mesmos valores da nossa fundação, levando transparência, ética e comprometimento dos atendimentos aos serviços.

Portanto, não perca a chance de proteger os seus estagiários e demais colaboradores de situações como a invalidez permanente. Para isso, basta acessar a nossa página e conhecer as nossas opções para o cotidiano da sua empresa!