HomePostsSeguro agrícolaComo encontrar a mão de obra rural certa? Confira 6 dicas!

Como encontrar a mão de obra rural certa? Confira 6 dicas!

Seguro agrícola
mão de obra rural

A tecnologia é hoje uma das principais responsáveis pelos avanços do agronegócio. Além das várias ferramentas que contribuem com a otimização e produtividade no trabalho nas suas várias etapas, conta com um maquinário agrícola de alta tecnologia embarcada — o que facilita bastante a produção, desde a plantação até a colheita de cada safra.

No entanto, para isso é fundamental haver mão de obra rural qualificada e alinhada às demandas tecnológicas essenciais hoje no trabalho no campo. Ou seja, é essencial saber manusear os equipamentos, assim como inteirar-se sobre as ferramentas digitais utilizadas, como softwares, drones, entre outras tendências cada vez mais presentes no setor do agronegócio.

O fato é que nem todos os trabalhadores acompanham a velocidade da evolução tecnológica no setor, de forma que obter um pessoal devidamente treinado e capacitado se torna um desafio.

Neste artigo, vamos dar algumas dicas de como escolher mão de obra rural qualificada. Confira!

1. Defina o perfil ideal para a mão de obra rural

O agronegócio está crescendo a olhos vistos e, graças à tecnologia, evoluiu em todas as suas etapas de produção. No entanto, com toda essa modernização, que inclui também novas técnicas agrícolas, a exigência de uma mão de obra rural mais capacitada e atualizada acaba sendo maior.

Hoje, o perfil de um profissional da área rural é outro, não basta ter conhecimentos básicos sobre plantio e colheita; conhecimentos técnicos e tecnológicos são essenciais para uma disputa parelha no mercado de trabalho.

Contratar mão de obra rural qualificada, com o conhecimento e a experiência necessários para a execução de todas as etapas, deve ser prioridade para o produtor. Dessa forma, é muito importante que haja uma definição clara do perfil esperado pelo gestor, facilitando o processo de seleção para ambas as partes.

2. Determine as características esperadas

Após a definição de todas as funções que serão desempenhadas na área rural e o conhecimento requerido para a execução de cada uma delas, é chegada a hora de estabelecer alguns parâmetros. Ou seja, deverão ser informados alguns aspectos essenciais para a função, como as características e os requisitos básicos que cada candidato deve ter para disputar as vagas.

Diante disso, é imprescindível considerar questões como o trabalho em equipe, iniciativa, proatividade, entre outras características que garantem um bom desempenho na função. É importante levar em conta os objetivos que você pretende alcançar e as características que os trabalhadores devem ter para isso.

3. Busque a mão de obra rural nos lugares certos

Com tudo previamente definido, é hora de saber onde buscar os melhores candidatos para as funções. Trata-se de um desafio, visto que as novas tecnologias e recursos são recentes e muitos trabalhadores ainda não se atualizaram quanto às principais tendências no setor de agronegócio.

O bom da história é que existem instituições, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), que se preocupam com a mão de obra rural especializada e oferecem cursos gratuitos e com certificação de aperfeiçoamento e capacitação nas mais variadas especialidades.

No entanto, não podemos esquecer que há a oferta de mão de obra rural qualificada, já atuante no agronegócio. Essas pessoas contam com alguma formação na área, experiência e vivência tecnológica na agricultura. Contar com elas é um excelente investimento em recursos humanos e certamente vai potencializar a produção.

4. Elabore vagas atraentes para os candidatos

Da mesma forma que é importante conseguir mão de obra rural qualificada, existe também o interesse de uma oportunidade de trabalho por parte do trabalhador. No entanto, para que você atraia profissionais capacitados, é necessário elaborar propostas atrativas que chamem a atenção de bons candidatos.

Por isso, na elaboração das vagas é essencial colocar todas as atividades que serão desenvolvidas, assim como o maquinário que será utilizado e toda a tecnologia envolvida no agronegócio, como softwares, drones, mapeamento de chuvas, sensores, entre outras.

O produtor rural deve ter em mente que, da mesma forma que empresas de outras áreas oferecem benefícios aos seus colaboradores, a indústria agropecuária também deve oferecer pacotes de benefícios aos seus empregados, para que as vagas abertas atraiam candidatos capacitados que buscam boas oportunidades.

5. Conte com a tecnologia

Hoje, existe uma necessidade premente de pessoal bem preparado para lidar com toda a tecnologia que está sendo inserida no agronegócio, e a tendência é que surjam novidades no setor cada vez mais.

O fato é que ainda não há mão de obra rural suficiente para suprir a demanda que existe no campo. Dessa forma, os cursos de capacitação estão sendo muito valorizados e se tornando mais acessíveis. Assim, logicamente, é de interesse do trabalhador se especializar para aproveitar as boas oportunidades.

Hoje, a maioria das fazendas conta com a tecnologia que facilita o trabalho, tornando-o mais rápido e produtivo. É possível, por exemplo, acompanhar as condições climáticas que impactam muito as plantações. Assim, as tomadas de decisões são muito mais conscientes, não raro baseando-se em dados estatísticos, o que evita perdas e danos ao negócio.

Deixar de introduzir essas tendências no agronegócio pode trazer prejuízos, daí a necessidade de investir em mão de obra rural capacitada. Oferecer oportunidades de capacitação para os trabalhadores é também uma excelente medida que pode garantir um excelente retorno.

6. Invista na capacitação

Como mencionamos acima, investir na capacitação de seus próprios trabalhadores pode ser muito conveniente para os produtores rurais. Muitas vezes, são excelentes funcionários, mas que ainda não tiveram oportunidade de se atualizar e ou capacitar quanto às tendências do mercado.

O treinamento e a capacitação, que podem ser oferecidos no próprio local de trabalho, são indispensáveis para quem deseja manter colaboradores de excelência. Ao mesmo tempo, atualizar seu pessoal nas mais diversas tendências do agronegócio e tecnologias modernas contribuirão para o sucesso e produtividade.

Como você pôde conferir neste conteúdo, contar com mão de obra rural bem treinada e pronta para utilizar as principais tendências tecnológicas, que fazem o negócio se desenvolver, é essencial para o crescimento e estabilidade no agronegócio.

Se você gostou deste post, leia outro conteúdo muito interessante que fala sobre como garantir uma boa gestão do agronegócio.