HomePostsSeguro agrícolaAfinal, qual a importância da tomada de decisão no agronegócio?

Afinal, qual a importância da tomada de decisão no agronegócio?

Seguro agrícola
tomada de decisão no agronegócio

A condução dos trabalhos produtivos da agropecuária constantemente coloca o produtor na situação de definir caminhos a seguir, isto é de fazer escolhas diante das opções existentes. Desse modo, a tomada de decisão no agronegócio faz parte ativa das rotinas do campo.

No entanto, muitas vezes são necessárias decisões não rotineiras que podem impactar os negócios na fazenda. Por essa razão, a necessidade de se investir de modo estratégico nessa área se mostra relevante e indispensável.

Continue a leitura e descubra qual a importância da tomada de decisão no agronegócio.

O que são decisões estratégicas?

Tomar decisões é essencial na condução de qualquer negócio e, nesse sentido, o produtor rural está envolvido permanentemente em situações que requerem a sua iniciativa, desde o planejamento inicial — em especial, quando o assunto envolver uma decisão estratégica que deve ser tomada para solução de situações que se apresentam nos trabalhos do campo.

É importante destacar que uma decisão é estratégica quando produz impacto nos objetivos dos negócios. Assim, por exemplo, decidir sobre diversificar a produção no próximo ano, fazer um seguro para a propriedade rural ou ampliar a área da lavoura constituem decisões importantes para avançar rumo ao sucesso no agronegócio.

Com a tecnologia no campo, você consegue gerar dados suficientes para as tomadas de decisão com mais segurança, sobretudo em razão da precisão das informações obtidas. Com isso, é possível obter as informações necessárias para realizar o melhor preparo do solo ou a aplicação de fertilizantes para a produção almejada, entre outras.

Da mesma forma, você pode avaliar com precisão o valor de seu patrimônio e se decidir pela contratação do seguro rural mais adequado à sua realidade. Todas essas decisões, quando bem assumidas, podem aprimorar os resultados da propriedade e garantir sua proteção.

Qual a importância da tomada de decisão no agronegócio?

As medidas que o produtor precisa tomar, por vezes podem ser complexas e, dessa maneira, pode ser preciso considerar variáveis internas e externas que porventura tenham efeito sobre o objeto de decisão. Por sua vez, uma decisão é quase sempre um processo em etapas sucessivas que, no seu conjunto, constituem uma determinada decisão.

Nesse sentido, de maneira geral, pode-se resumir esse processo em três fases sequenciais:

  • definição do problema;
  • estabelecimento de alternativas para a solução;
  • escolha da melhor solução.

Por vezes, o produtor é confrontado com situações em que a tomada de decisão pode fugir a essa regra geral. De todo modo, considera-se que as decisões podem ser programadas (fazem parte de uma rotina) ou não programadas (situações que podem se apresentar).

Em especial, as tomadas de decisão não programadas, isto é, que não costumam se repetir como rotina de trabalho, tem importância destacada. Sua natureza de quase sempre resultar das considerações do produtor diante das questões que se apresentam as torna relevantes.

Podem envolver questões técnicas pontuais, mas também eventos financeiros, materiais ou de pessoal nas atividades do agronegócio em que opera. Por essa razão, considera-se sempre essencial a disponibilidade de dados precisos, ou seja, informações detalhadas, assim como a segurança do patrimônio e dos investimentos realizados na propriedade produtiva.

Que práticas podem ser adotadas para esse fim?

Em todos os casos, o amparo necessário para uma tomada de decisão mais segura resulta de algumas práticas que podem e devem ser adotadas pelo produtor. Nesse sentido, considere os aspectos apontados a seguir.

Utilizar ferramentas de gestão agrícola

Os sistemas de gestão agrícola são muito eficientes e capazes de disponibilizar informações a partir de dados organizados e precisos, indispensáveis para uma tomada de decisão segura. Desse modo, toda fazenda que visa o sucesso no agronegócio deve ser administrada utilizando ferramentas dessa natureza disponibilizadas pela tecnologia.

Além dos softwares para a gestão agrícola propriamente, a agricultura de precisão ampliou as possibilidades do produtor dispor de informação precisa e segura, atém em situações de tempo real. Conhecer os instrumentos disponíveis deve ser parte das iniciativas para o produtor ser competitivo no mercado e dispor de um diferencial significativo para esse fim.

Empregar as facilidades da tecnologia

A agricultura de precisão e a agricultura 4.0 permitem a coleta de dados, muitas vezes em tempo real, de modo a gerar informações atualizadas para o produtor. Ao mesmo tempo, são dados bem-detalhados e, em muitos casos, específicos, como, por exemplo, a condição de umidade do solo e a consequente necessidade de acionar os sistemas de irrigação.

Outra possibilidade, entre tantas, é a utilização de drones, que permite realizar a vistoria de toda a propriedade sem sair da sede. Assim, ferramentas dessa natureza constituem um grande auxílio para que o produtor esteja informado com dados atualizados e precisos, facilitando suas decisões.

Fazer um seguro para a propriedade rural

A segurança do principal patrimônio do produtor, a sua fazenda, não deveria estar em risco, independentemente das decisões que tenham que ser tomadas ou de eventos inesperados que possam acontecer. Para esse fim, fazer um seguro para a propriedade rural é medida estratégica que deve sempre ser considerada.

Dentre as vantagens oferecidas pelo seguro de propriedade rural podem ser destacadas:

  • oferece segurança se houver dos prejuízos causados por eventos naturais;
  • protege nos casos de danos ou de perda de equipamentos e maquinários;
  • viabiliza a estabilidade financeira do produtor e seus familiares;
  • garante o emprego no campo e contribui para a diminuição do êxodo rural.

Fazer um seguro para as máquinas e equipamentos agrícolas

O seguro para máquinas agrícolas é semelhante ao de veículos automotivos. Sua contratação, mais que outros tipos de seguro, deve ser orientada por uma corretora experiente e de confiança, uma vez que existe uma grande variação entre as diversas seguradoras.

Esse seguro cobre os equipamentos agrícolas contra riscos de danos físicos, incêndio, colisão e tombamento. Além disso, também protege contra danos ocasionados por vendaval, inundação, roubo e furto qualificado.

Como você pode ver, a tomada de decisão no agronegócio é essencial para o sucesso das atividades agropecuárias desenvolvidas na fazenda. O produtor, no entanto, pode adotar certas iniciativas que facilitam e trazem opções, além de proporcionarem mais segurança para o seu patrimônio e os seus negócios.

Você faz uso de tecnologia em sua fazenda? Já providenciou o seguro para sua propriedade? Registre aqui o seu comentário que será útil para outros produtores.