HomePostsSeguro agrícolaConfira as 5 tendências do agronegócio para os próximos anos

Confira as 5 tendências do agronegócio para os próximos anos

Seguro agrícola
tendências do agronegócio

As tendências do agronegócio para os próximos anos vêm sendo impulsionadas principalmente pelas inovações tecnológicas que todos os dias vão sendo desenvolvidas. Elas visam a facilitar a vida do produtor e a incrementar a produtividade no campo.

Constituídas principalmente por instrumentos de gestão, equipamentos operacionais e facilidades no relacionamento entre o produtor e os seus fornecedores, entre inúmeras outras, elas já sinalizam o seu sucesso definitivo e se traduzem como maiores produções, melhores produtividades e facilidades para a condução das atividades rurais.

Continue a leitura e descubra quais são as principais tendências no agronegócio que você já pode conhecer e implementar também.

1. Sensores no campo

A tecnologia chegou ao campo trazendo grandes inovações e benefícios para o produtor, seja na gestão da fazenda, seja nas operações técnicas de condução da lavoura. Entre essas inovações que já se mostram muito eficientes em sua atuação, estão os sensores de campo.

Sensores são equipamentos que medem um determinado parâmetro e enviam esses dados para uma central, que pode ser um computador na sede da fazenda, para que sejam processados. Recebidos os dados, eles são transformados em informação, o que permite ao produtor tomar a decisão de corrigir a deficiência medida pelo sensor.

Assim, por exemplo, a umidade do solo pode estar baixa em um determinado talhão e não nos demais. Desse modo, os mecanismos de irrigação podem ser acionados apenas para aquela área, permitindo economia de energia e de água se comparados com o irrigar de toda a lavoura. Esses acionamentos podem ainda ser programados para acontecer de modo automatizado.

Da mesma forma, um sensor pode medir o teor de um nutriente no solo que, por alguma razão, mostre-se baixo. Esse dado transmitido permite que sejam acionados mecanismos de correção, como uma aplicação específica do fertilizante que poderá suprir a deficiência do solo medida.

Sensores, dessa forma, constituem ferramentas que contribuem para atender a demandas locais da lavoura de maneira mais econômica, especialmente com relação às necessidades de insumos. É menos trabalho para o produtor e uma atenção em tempo hábil para evitar situações de carência na cultura.

2. Drones na fazenda

Outra grande inovação no agronegócio é a utilização de drones na fazenda. Eles constituem equipamentos com inúmeras funções nas diversas atividades de condução de uma propriedade rural.

Drones equipados com câmeras podem fazer um sobrevoo planejado na propriedade e mostrar literalmente como está cada canto da fazenda. Com detalhes, pode-se identificar, por exemplo, a existência de reboleiras de plantas atacadas por insetos ou doenças e informar à central. Nesse caso, com a localização precisa fornecida por GPS durante o voo, outro drone (ou o mesmo, mais tarde) pode ser acionado para executar uma pulverização específica na área atacada. Isso significa economia de defensivos e de trabalho e menos carga para o meio ambiente.

Da mesma forma, um voo de drone permite avaliar as condições do pasto, dos carreadores entre os talhões de lavoura, do gado disperso na invernada ou de qualquer outra demanda visual que se tenha. Sua utilidade, na verdade, depende apenas da criatividade do produtor.

Além disso, a tecnologia desenvolveu câmeras especiais e aplicativos com capacidade de tratamento de imagens. Dessa forma, diversas situações podem ser identificadas pelo próprio aparelho, como carência de nutrientes em reboleiras, déficit hídrico, mau desenvolvimento do estande de plantas, além de questões de segurança e muito mais.

3. Softwares na gestão da propriedade rural

As atividades do agronegócio estão cada vez mais amplas e operando com um número crescente de variáveis e muitas informações. Diversas frentes fornecendo dados para serem avaliados e organizados para a sua correta utilização exigem meios mais ágeis e capazes de disponibilizar subsídios para as decisões do produtor.

Nesse sentido, foram desenvolvidos softwares de gestão da propriedade rural cada vez mais capazes de receber dados e de processá-los, auxiliando em inúmeras situações, por exemplo:

Na verdade, praticamente qualquer atividade na propriedade pode ser controlada e a sua eficiência pode ser analisada por meio de softwares de gestão para a fazenda. A organização das informações, a precisão dos dados e a certeza de reduzir significativamente as possibilidades de erros são as principais características que os tornam indispensáveis.

4. Agricultura vertical

A agricultura vertical foi pensada para viabilizar a produção agrícola especialmente em áreas que não comportam o formato tradicional de produção rural, como grandes centros urbanos. Ela pode vir a ser a solução para a produção, principalmente, de olerícolas (verduras) nessas regiões de elevado consumo.

Ela é formada por grandes estantes estruturais, com inúmeras prateleiras constituídas por bandejas e canaletas tecnicamente projetadas onde as plantas são cultivadas. Todo o ambiente é controlado: temperatura, umidade, iluminação e nutrição das plantas em desenvolvimento.

Por essa razão, a agricultura vertical é conduzida no interior de grandes galpões com a sua infraestrutura toda construída para atender às necessidades de água, de nutrientes, de luz e outras. Trata-se, assim, de grandes fazendas de produção e de cuidados intensivos, acompanhados por profissionais treinados para esse fim.

5. Comercialização em marketplace

Marketplaces constituem a adoção de uma maneira prática e rápida de conectar a oferta de produtos com a demanda apresentada pelos clientes. O ambiente de negócio é todo online, por meio de uma plataforma própria do marketplace.

Dessa forma, o produtor pode adquirir os produtos de que necessita de um fornecedor situado em qualquer parte do mundo, dependendo do item e do mercado existente. Funciona como se fosse um shopping center virtual do agronegócio, em que várias lojas especializadas oferecem os seus produtos a uma infinidade de pessoas bem maior do que seria possível com o estabelecimento físico.

Com a implementação de marketplaces, o produtor passa a contar com meios mais fáceis para a aquisição de praticamente tudo de que tem necessidade para a produção da fazenda. É uma tendência que vem ganhando corpo no sentido de disponibilizar maiores facilidades.

Como você pôde ver, essas tendências do agronegócio já estão se consolidando, sobretudo impulsionadas pelas inovações tecnológicas que vão surgindo e tornando o setor sempre mais produtivo e mais eficiente.

Agora, deixe que os seus amigos também conheçam esses caminhos do agronegócio compartilhando este post com eles em suas redes sociais.