HomePostsSeguro agrícolaEntenda o que é agricultura de precisão e como ela pode aumentar sua produtividade

Entenda o que é agricultura de precisão e como ela pode aumentar sua produtividade

Seguro agrícola
agricultura de precisão

Como o crescimento da população mundial não mostra sinais de desaceleração, muitas alternativas têm surgido para conseguir aumentar a produção de alimentos na agricultura. As novas tecnologias estão viabilizando mudanças fundamentais na evolução da cadeia de valor do agronegócio. Como resultado, os sistemas alimentares se tornam mais produtivos, sustentáveis, eficientes, inclusivos e transparentes.

É aí que entra a agricultura de precisão! Atualmente, ela se tornou um conceito muito importante no mundo da agrotecnologia. O fato é que o uso de novas tecnologias é necessário para mover a agricultura mundial para um caminho mais produtivo. As inovações tecnológicas no agronegócio são constantes e a agricultura de precisão pode sempre trazer otimizações essenciais para melhorar a produtividade.

Mas você sabe como a agricultura de precisão pode ajudar seu negócio? Neste post, falaremos sobre seu significado, como ela está inserida nas produções e suas vantagens. Acompanhe!

O que é agricultura de precisão e como ela está inserida nas produções?

A agricultura de precisão objetiva o uso de novas tecnologias, a fim de maximizar o rendimento das safras e também a lucratividade, enquanto reduz os níveis de insumos tradicionais necessários para o cultivo (terra, água, fertilizantes, inseticidas e herbicidas). Em suma, os agricultores que utilizam agricultura de precisão estão usando menos para cultivar mais.

Dispositivos GPS em tratores, por exemplo, possibilitam que se plante em padrões mais eficientes e prossiga com a produção tendo mais precisão, economizando combustível e tempo. É possível também nivelar os campos com lasers, ou seja, a água pode ser aplicada com mais eficiência e com menos efluentes agrícolas, fluindo para os riachos e rios locais.

Além disso, a agricultura de precisão utiliza equipamentos especializados e também softwares voltados para facilitar as atividades do setor. É possível acessar dados em tempo real e verificar o solo e a condição das plantações, além de outros dados importantes, como disponibilidade de equipamentos, previsões do clima e até mesmo custos com mão de obra.

O resultado pode ser muito vantajoso para os agricultores e tem grande potencial para tornar a agricultura mais sustentável e aumentar a disponibilidade de alimentos no mercado.

Quais as vantagens da agricultura de precisão?

São muitas as vantagens da agricultura de precisão. Veja algumas, a seguir.

Aumento da produtividade

Há áreas bem extensas em nosso país que podem ser cultivadas. Entretanto, cada propriedade apresenta suas próprias peculiaridades, relativas à temperatura, clima da região, fertilidade e umidade. Em virtude disso, é necessário executar diferentes atividades para cada uma delas, como irrigação, aplicação de defensivos e de sementes, entre outros.

A agricultura de precisão ajuda muito nessas questões, pois tem a função de realizar o mapeamento de toda plantação em tempo real, assegurando mais produtividade. Isso se deve ao fato de possibilitar que o agricultor selecione o melhor meio de manejar e cultivar cada pedaço de terra, fazendo melhor uso dos seus recursos.

Mais oportunidades de crescimento

Devido ao fato de a agricultura de precisão otimizar custos, isso possibilita vislumbrar novos investimentos. Isso se inicia com planejamento e também com uma boa gestão estratégica e operacional, oferecendo a possibilidade de futuras tomadas de decisões, realizando novos investimentos e melhorias na propriedade.

Inclusive, com a agricultura de precisão é possível utilizar informações de forma adequada e assertiva, contribuindo para atividades e investimentos mais certeiros no negócio.

Melhor controle das etapas de produção

Com a ajuda da agricultura de precisão, os agricultores reduzem o custo do trabalho de produção na agricultura, pois os recursos disponíveis podem ser colocados em uso otimizado. Os recursos presentes são aproveitados ao máximo nas etapas de produção, o que elimina a necessidade de trabalho ou recursos extras.

Também está disponível a ferramenta de mapeamento, que permitirá o monitoramento do campo e também traçará um cronograma de plantio mais ideal. Isso dará a opção de decidir o cronograma de quando plantar as safras e quando será a colheita. Além disso, a decisão do que plantar também pode ser feita dependendo do cronograma.

Oferta de dados em tempo real

O agronegócio pode ser um pouco complexo quando é necessário tomar várias decisões em um curto prazo de tempo. O fato é que se essas decisões não forem corretas, pode custar a saúde de toda uma plantação e a produção seria seriamente reduzida em termos de quantidade e qualidade.

Ao implementar a agricultura de precisão junto às várias tecnologias avançadas, os dados importantes sobre as safras podem ser coletados e analisados ​​para se chegar a uma decisão lucrativa em tempo hábil.

Por exemplo, os efeitos negativos do tempo e das mudanças climáticas na produção agrícola podem ser atenuados, uma vez que, na maioria das vezes, ocorrem gradualmente, e isso pode ser facilmente detectado enquanto os agricultores tomam medidas proativas contra isso.

Com as informações apresentadas sobre o crescimento e a saúde geral das safras e dos campos, as decisões podem não apenas serem feitas com precisão, mas também em tempo real.

Monitoramento mais preciso das lavouras

Com a presença de sensores em propriedades, é possível medir o teor de umidade e temperatura do solo e do ar circundante. Satélites e drones robóticos fornecem aos agricultores imagens em tempo real de plantas individuais.

As informações oferecidas por essas imagens podem ser processadas e integradas com sensores e outros dados para fornecer orientação para decisões imediatas e futuras, como quais campos regar e quando ou onde plantar uma cultura específica.

Os centros de controle agrícola integram dados de sensor e entrada de imagem com outros dados, proporcionando aos agricultores a capacidade de identificar campos que requerem tratamento e determinar a quantidade ideal de água, fertilizantes e pesticidas a serem aplicados.

Redução de gastos desnecessários

Como a agricultura de precisão utiliza novas tecnologias para reduzir os níveis de insumos tradicionais necessários para o cultivo, o agricultor consegue evitar o desperdício de recursos e também evitar o escoamento. Isso garante que o solo tenha a quantidade certa de aditivos para uma saúde ideal, reduzindo gastos desnecessários e controlando o impacto ambiental da propriedade.

São inúmeras as vantagens da agricultura de precisão. É importante ressaltar que há um custo para investir em maquinários e outras ferramentas de precisão, a fim de realizar um bom trabalho. Logo, é muito importante contar com um seguro para evitar riscos desnecessários com a lavoura.

Este post foi útil para você? Então, aproveite para conhecer as vantagens do seguro para máquinas agrícolas!