HomePostsSeguro agrícolaAprenda o que é a colheita mecanizada e quais seus benefícios!

Aprenda o que é a colheita mecanizada e quais seus benefícios!

Seguro agrícola
colheita mecanizada

O trabalho no campo sempre foi considerado como pesado em função das tarefas braçais que eram exercidas. No entanto, essa realidade vem se modificando gradativamente por meio da introdução da tecnologia em propriedades rurais. Esse é o caso da adoção da técnica da colheita mecanizada.

Cada vez mais vemos as colhedoras sendo utilizadas como uma forma de substituir a colheita manual. O intuito é minimizar o uso de mão de obra humana para favorecer a produtividade e ainda alcançar outros benefícios.

Preparamos este artigo para explicar ao certo o que é a mecanização da colheita, os benefícios que essa técnica oferece, como ela pode ser implementada em sua propriedade e a importância de ter um seguro para proteger seu investimento. Continue lendo!

O que é colheita mecanizada?

A colheita manual é a prática mais tradicional empregada em diferentes culturas. Porém, ela vem sendo substituída por equipamentos chamados colhedoras ou colheitadeiras. Por meio delas é possível reduzir o uso de mão de obra humana ou fazer a sua substituição total.

A colheita mecanizada consiste justamente no uso dessas máquinas para colher os produtos provenientes do campo. Quando somente o equipamento é responsável por essa colheita, ela é chamada de mecanizada, quando há uma divisão de tarefas com pessoas, chamamos a técnica de semimecanizada.

Antigamente acreditava-se que uso desses equipamentos tiraria o emprego de trabalhadores rurais. Mas o que se conseguiu foi minimizar o trabalho pesado do ser humano para que ele pudesse se ocupar com outras tarefas, deixando a parte que seria braçal para a colhedora.

Assim, o produtor rural consegue fazer a retirada dos produtos em um tempo muito menor, já que as máquinas apresentam uma excelente produtividade. Além disso, reduz o seu custo de produção, aumentando o retorno com cada safra. Outros benefícios são alcançados pela implementação da colheita mecanizada, sendo:

  • maior eficiência;
  • conforto para o trabalhador;
  • aumento da qualidade dos produtos;
  • mais segurança durante o trabalho;
  • menores perdas na produção;
  • exploração de áreas maiores.

É válido lembrar que algumas práticas que durante muito tempo foram executadas, como a queimada da palha da cana para sua posterior colheita, já não podem mais ser adotadas. Por isso, é interessante o produtor rural repensar o seu sistema de colheita para alcançar maior produtividade e não ter impactos negativos ou prejuízos em sua propriedade.

Como implementar a colheita mecanizada?

Não podemos negar que há alguns anos implementar a colheita mecanizada nas lavouras era difícil em função do alto custo dos equipamentos. Porém, essa realidade vem modificando em função do surgimento de mais empresas oferecendo tecnologia para o campo.

Com isso existe uma competitividade maior no mercado, então, o beneficiado é o produtor rural, que encontra opções para escolher aquela que mais se adéqua as suas necessidades, e ainda formas de pagamento acessíveis e vantajosas.

Além disso, foram desenvolvidos equipamentos específicos para cada tipo de cultivo. Ou seja, você pode fazer aquisição da máquina específica para colher, por exemplo, sua plantação de cana-de-açúcar ou café.

No entanto, é válido ressaltar que, para implementar a colheita mecanizada, é preciso que a área de cultivo esteja devidamente preparada e tenha sido planejada para realização desse tipo de tarefa.

Para que as máquinas possam circular, por exemplo, é preciso que seja feita a limpeza do talhão. Pedras, tocos e outros obstáculos devem ser retirados do caminho. Além disso, desníveis bruscos, como buracos, devem ser devidamente corrigidos para evitar o risco de acidentes ou danos ao seu equipamento.

Outro fator importante para fazer a implementação é planejar áreas de manobra, considerando que as máquinas são grandes e precisam desse espaço sem prejudicar a lavoura. Há necessidade, também, de fazer o espaçamento do plantio e ter atenção ao sentido dele para facilitar a atuação do operador.

Não se esqueça de que as máquinas precisam de um terreno nivelado para poderem circular. Por isso, existe uma tolerância de inclinação que varia em função da espécie cultivada e do projeto da colhedora que será utilizada.

Por que ter um seguro para tratores e equipamentos?

Como você pôde ver, implementar a colheita mecanizada em sua propriedade rural não é uma tarefa muito difícil. Você apenas precisa planejar o layout da área de plantio e fazer o seu devido preparo, para que ela esteja adequada à circulação dos equipamentos.

Também não se esqueça de que quem fará a operação da máquina precisa ter o devido preparo e treinamento. É dessa forma que você garantirá o aproveitamento de todos os recursos do equipamento e da sua utilização correta, para evitar danos ou avarias.

Aliás, um fator muito importante se você for adotar a colheita mecanizada é fazer a contratação de um seguro para tratores e equipamentos agrícolas. Afinal, estamos falando de um investimento significativo em um recurso que precisa operar corretamente quando você precisar.

Esse tipo de seguro pode ser adotado para diferentes equipamentos utilizados em sua propriedade rural, sejam eles móveis, portáteis, estacionários ou que permaneçam em exposição, oferecendo suporte para você em casos de problemas como:

  • danos elétricos;
  • perdas;
  • pagamento de aluguel;
  • quebra de vidro;
  • responsabilidade civil.

Você ainda pode optar pelas coberturas com ou sem roubo e, em todos os casos, evitará prejuízos para a sua propriedade, já que o seu patrimônio ficará devidamente protegido.

Não podemos esquecer de que o maquinário utilizado na colheita mecanizada é um bem valoroso e muito importante, em especial quando todo o sistema já foi migrado para essa técnica. Por isso você não pode ficar sem ele.

Tendo o seguro, qualquer problema que acontecer com seu equipamento, basta acionar a operadora para receber instruções do que pode ser feito para evitar que você tenha gastos imprevistos, ou qualquer prejuízo por causa de atrasos na produção.

Apenas tenha o cuidado de escolher uma empresa de confiança para fazer o seu seguro. Você pode contar com consultores especializados para encontrar o produto mais adequado em seu caso, garantindo as coberturas ideais que atendem as suas necessidades.

A colheita mecanizada oferece vantagens e benefícios para o produtor rural que opta por ela. Não é difícil implementá-la, como você pôde ver, e ainda existem recursos como o seguro rural que para ter uma tranquilidade ainda maior. Assim, você conta com a tecnologia no campo e o suporte de especialistas!

Quer mais detalhes sobre o seguro para tratores e equipamentos agrícolas? Confira as informações que você precisa saber e veja como é simples e rápido contratá-lo!