HomePostsSeguro agrícola7 aspectos fundamentais para uma boa gestão de agronegócio

7 aspectos fundamentais para uma boa gestão de agronegócio

Seguro agrícola
gestão do agronegócio

O agronegócio é um setor muito produtivo e que gera grandes benefícios. No Brasil, o segmento está em um cenário de mudanças recorrentes, em que novas exigências são cobradas com frequência pelo consumidor final. O fato é que a má gestão do agronegócio leva à desordem interna, a perdas de estoque, à falta de controle financeiro e a safras pouco produtivas, o que pode se traduzir em instabilidade e até mesmo em falência.

É muito importante estar sempre antenado acerca das mudanças na área com a finalidade de trazer constantemente melhorias para a gestão. Para que esse tipo de negócio tenha um desenvolvimento sustentável e viabilize mais renda, alguns princípios, inclusive, precisam ser seguidos.

Pensando nisso, falaremos sobre 7 aspectos fundamentais para garantir uma boa gestão do agronegócio de uma fazenda. Continue a leitura e fique por dentro!

1. Investir tempo e recursos em gestão financeira e estratégica

É essencial investir em recursos para a sua gestão estratégica e financeira, a fim de alcançar os seus objetivos e ter sucesso no agronegócio. O fato é que ambas as gestões exigem que sejam delineadas metas, além de haver a coleta e o armazenamento de dados e uma produção que esteja sob controle.

A grande verdade é que todas essas coisas demandarão recursos tecnológicos e humanos, tempo e muito empenho. Apesar disso, investir em tempo e recursos é uma ótima estratégia, pois representa um retorno garantido para o negócio.

2. Fazer uma análise crítica e o uso de ferramentas de gestão

Outro importante aspecto a ser levado em conta é a necessidade de fazer uma análise crítica e de utilizar ferramentas de gestão para auxiliar nas tomadas de decisões, mesmo porque elas também nortearão a elaboração de uma análise mais crítica do negócio. Existem muitos tipos de dados, que podem ser coletados e classificados, mas nem todos são, de fato, importantes e podem ser controlados.

É aí que entram as ferramentas de gestão, que são criadas para fazer a coleta, a filtragem e a organização desses dados e auxiliá-lo para que seja executada uma análise crítica sobre o que foi coletado. É importante ressaltar que, para que isso aconteça, é necessário ter uma visão bem ampla sobre o cenário do agronegócio, ter compreensão de que todas as diferentes áreas ficam interligadas, mensurar os parâmetros mais importantes e realizar o seu controle de acordo com o seu planejamento, a fim de que os ajustes necessários sejam feitos.

3. Avaliar a realidade do negócio aceitando mudanças que possam ser positivas

As gestões financeira e estratégica viabilizam a percepção de ações e de atividades executadas até então e que não ofereciam lucro para o seu negócio. Atualmente, diante do cenário vivido pelo agronegócio, é essencial fazer o diagnóstico da realidade da empresa e conseguir notar que, geralmente, mudanças devem ser colocadas em prática.

O que normalmente esclarecerá a realidade do negócio é possibilitar a abertura para a inovação e para novas tecnologias, realizar investimentos na gestão financeira e estratégica e utilizar ferramentas de gestão da organização.

4. Reconhecer os riscos

É essencial conhecer e corrigir os pontos fracos do negócio, mas também estar ciente dos riscos que os produtos agrícolas e a sua produção correm. A realidade é que atividades do setor ficam introduzidas em um cenário bem distinto de outros tipos de negócios por haver um grande índice de riscos e de incertezas em suas decisões relacionadas à gestão.

O fato é que os produtores de agronegócio, de modo geral, correm muitos riscos, mas o que os difere é que muitos bons administradores os conhecem e tomam as medidas necessárias para minimizá-los. Com uma boa gestão estratégica e financeira, é possível identificar esses riscos e classificá-los e, de fato, é muito importante tomar decisões bem conscientes perante eventuais perigos, a fim de otimizar a sustentabilidade econômica da empresa.

5. Realizar um bom uso da análise de gestão financeira e estratégica

Cada dia se torna mais importante estar aberto para novos conceitos e para inovações em virtude do aumento da difusão de novas tecnologias no setor do agronegócio. Algumas delas representam um novo modelo de negócio, novos insumos, tecnologias para baratear análises, entre outras questões.

Para gestores que desejam aumentar os seus lucros, é de suma importância ter uma boa base de dados e abrir novas portas para otimizar as tomadas de decisões do empreendimento. As novas metodologias de análises de mercado e os conceitos de gestão financeira estão cada dia mais introduzidos nas empresas de agronegócio de sucesso.

6. Implementar a tecnologia de gerenciamento de dados

A tecnologia facilitou e simplificou algumas atividades que antes eram mais complexas. Alguns produtores cometem o grande erro de considerar um custo desnecessário a utilização de tecnologias para realizar a gestão do negócio. Mas, na verdade, são muitos os benefícios, incluindo um ótimo retorno do investimento feito.

Como você pode ver, a tecnologia é um elemento que toda empresa precisa considerar se quiser que o seu negócio traga bons lucros. Além de investir em maquinários modernos, é necessário que você implemente soluções tecnológicas que permitam otimizar a administração da empresa.

Ao incorporar um software de gerenciamento de dados, por exemplo, será possível reduzir custos e aumentar a produtividade. Por meio dessa ferramenta, o estoque será otimizado, evitando grandes perdas de suprimentos e aumentando os rendimentos do agronegócio. Além disso, a medida ajudará também na automatização da área contábil, permitindo o acesso a contas a receber, a dados atualizados de receitas em determinados períodos, entre outros.

7. Criar projeções com bases estatísticas

Criar projeções do negócio fundamentadas em estatísticas é uma ótima estratégia para realizar uma gestão eficiente do agronegócio. Um dos pontos que a prática envolve é conhecer o clima predominante na região, a incidência de doenças e de pragas, os insumos utilizados e os custos gerados pela safra.

Ao ter ciência desses indicativos, torna-se possível determinar, por meio de estatísticas, o perfil do negócio. Isso se deve ao fato de haver acesso a referências de anos anteriores sobre a gestão da empresa. Dessa forma, é possível elaborar projeções, a fim de realizar o planejamento do plantio e de todas as fases do processo de produção do agronegócio.

Agora, você conhece os principais aspectos para uma boa gestão do agronegócio. Vale lembrar que ela depende de vários fatores e um dos maiores desafios do setor é o risco climático. Além disso, há as variações cambiais, a grande volatilidade nos valores das commodities e os gargalos na infraestrutura do empreendimento. Tendo em vista esses riscos, para estar preparado para tanto e para evitar grandes prejuízos, é muito importante contar com um bom seguro agrícola.

Deseja proteger o seu negócio? Então, não perca mais tempo, entre já em contato com a Humber Seguros e conheça os serviços que oferecemos!