HomePostsSeguro agrícolaSaiba quais indicadores agrícolas monitorar para alavancar sua produção

Saiba quais indicadores agrícolas monitorar para alavancar sua produção

Seguro agrícola
indicadores agrícolas

O sucesso da produção agrícola depende de uma boa gestão, envolvendo a propriedade, a lavoura e as negociações para comercialização. Entre as principais ferramentas disponíveis para o produtor estão os indicadores agrícolas.

Esses instrumentos de gestão do agronegócio permitem ao produtor acompanhar e monitorar todos os processos envolvidos na produção. Alguns são especialmente importantes para a melhoria da produtividade na fazenda.

Continue a leitura e saiba agora quais indicadores agrícolas monitorar para alavancar sua produção!

O que são indicadores de desempenho e qual a sua importância?

Os indicadores agrícolas constituem formas de mensurar o desempenho dos diversos processos envolvidos com o agronegócio e, em especial, com a produção agrícola. Por meio dos indicadores, o produtor acompanha e fica sabendo o que está indo bem na atividade, assim como o que precisa de atenção. Desse modo, com os indicadores pertinentes, podem ser definidos novos rumos ou medidas corretivas para a adequação da situação aferida.

Portanto, pode-se dizer que os indicadores agrícolas são ferramentas de gestão para o produtor rural conduzir suas atividades no agronegócio, da melhor forma. Assim, a melhor avaliação da atividade agrícola em todos os seus principais processos se faz medindo os resultados com um indicador próprio.

E, assim, o produtor pode saber, por exemplo, qual a sua produtividade, qual o rendimento dos trabalhos de campo ou qual foi o lucro da atividade. São diversos indicadores que podem ser utilizados pelo produtor. De modo geral, eles permitem a tomada de decisão mais segura, porque é baseada em dados. Descubra a seguir os principais indicadores agrícolas que todo produtor deve conhecer e monitorar.

Quais os principais indicadores agrícolas a monitorar?

Os indicadores mostrados a seguir constituem um rol generalizado, com aplicação em quase todas as lavouras e formas de gestão da propriedade rural. O produtor deve selecionar, de forma estratégica, aqueles pertinentes à sua produção, com base nos objetivos de seu negócio. De modo geral, os indicadores agrícolas podem ser reunidos em três grupos que serão vistos a seguir:

  1. indicadores de produtividade agrícola;
  2. indicadores financeiros;
  3. indicadores de administração.

1. Indicadores de produtividade agrícola

As diversas etapas da produção, com suas respectivas atividades, podem ser mensuradas e acompanhadas com os indicadores de produtividade agrícola. Saiba mais abaixo.

Custos de produção

Esse indicador, como seu nome indica, mede os valores necessários e que foram gastos para o funcionamento da atividade agrícola na propriedade. Assim, enquanto a folha de pagamentos e os impostos, entre outros, constituem os custos fixos, os insumos e o combustível, por exemplo, se enquadram como custos variáveis.

Rendimento da mão de obra

O rendimento da mão de obra indica os resultados alcançados pelo trabalho da equipe, em termos de produtividade do trabalho. Para o seu cálculo, pode ser utilizada a fórmula seguinte:

rendimento da mão de obra = quantidade de produtos / (quantidade de colaboradores X horas de trabalho)

2. Indicadores financeiros

Os indicadores financeiros são utilizados para monitorar a rentabilidade do negócio, a fim de reduzir, se for necessário, os custos existentes e que afetam os resultados alcançados. Veja detalhes a seguir.

Comparação entre custos fixos e variáveis

O indicador de comparação entre os valores dos custos fixos e variáveis constitui um termômetro da variabilidade da natureza das despesas realizadas.

Fluxo de caixa

O fluxo de caixa é a movimentação de dinheiro, em termos de entrada e saída no caixa da fazenda e que precisam ser registrados com precisão e disciplina, de modo a permitir uma visão da dinâmica dos negócios.

ROI

ROI é uma sigla da expressão em inglês “Return Over Investment”, ou “Retorno Sobre Investimento”, um indicador gerencial que mostra o resultado financeiro de um investimento realizado.

Lucro por hectare

O indicador lucro por hectare mensura a receita gerada por cada hectare trabalhado na fazenda, permitindo que o produtor avalie se a atividade realmente está produzindo lucro e quanto — ou se houve mesmo — uma quebra na safra.

3. Indicadores de administração

São indicadores que fornecem informações, sobretudo referentes à lavoura considerada propriamente como infraestrutura de produção.

Tamanho total da lavoura

O indicador tamanho da área plantada se refere à área efetivamente cultivada e que será referência para o cálculo do indicador lucro por hectare.

Idade da lavoura

Utilizado especialmente para as culturas perenes, esse indicador mostra a idade de cada estande cultivado e é referência para a adoção de determinados tipos de manejo, inclusive a substituição de todo o estande, quando é chegada a hora.

Capacidade de armazenamento

O indicador capacidade de armazenamento indica para o produtor se toda a sua produção poderá ser armazenada na fazenda ou se necessitará de suporte externo para isso.

Por que acompanhar indicadores agrícolas?

O acompanhamento dos indicadores é uma das principais iniciativas de gestão agrícola para a condução das diversas atividades da fazenda. Por meio da utilização dessas ferramentas, o produtor consegue saber quais medidas adotadas estão fornecendo o resultado esperado, assim como aquelas que precisam ser revistas por não atenderem às expectativas. Mesmo o aprimoramento da produção com resultados já positivos também é baseado no emprego de indicadores.

Esses apontam se a situação pode ficar ainda melhor com a adoção de novas medidas sobre os fatores de produção da lavoura. Por sua vez, o sucesso de uma safra acaba sendo avaliado com a medição de tudo o que foi feito, assim como ocorre com o desempenho das atividades chave no processo produtivo agrícola. Portanto, são os números que vão indicar se as metas foram alcançadas ou se medidas de adequação e correção deverão ser adotadas.

Ao mesmo tempo, o processo de melhoria da produtividade em uma lavoura é essencialmente orientado pelos indicadores agrícolas gerados ao longo da produção. De todo modo, as principais razões para a utilização de indicadores na produção agrícola podem ser assim relacionadas, entre outras:

  • determinação da margem de lucro da atividade do agronegócio em que se opera;
  • monitoramento do volume de insumos empregados na produção;
  • cálculo da média de consumo de recursos e insumos utilizados;
  • levantamento do rendimento do estoque disponível;
  • monitoramento da produção comparada por talhão.

Dessa forma, ao acompanhar os indicadores de sua lavoura, o produtor consegue manter um constante diagnóstico da propriedade e saber onde deve intervir para garantir o sucesso da produção, tanto para um avanço maior como para correção de alguns processos que não estão alcançando as metas estipuladas pelo planejamento.

Como você pode ver, os principais indicadores agrícolas constituem instrumentos indispensáveis para o produtor conduzir a gestão de sua fazenda e alcançar as metas de produção que garantem sua sustentabilidade. Ao mesmo tempo, permitem corrigir rumos na produção e aprimorar a produtividade.

Aproveite que você conheceu os principais indicadores e saiba agora o que é a gestão da propriedade rural e qual a sua importância.