HomePostsSeguro agrícolaVeja o que avaliar para fazer a compra de insumos agrícolas

Veja o que avaliar para fazer a compra de insumos agrícolas

Seguro agrícola
compra de insumos

A compra de insumos adequados é muito importante na agricultura. Isso porque os defensivos, o maquinário, o esterco, as sementes, as mudas, os fertilizantes, entre outros itens são os que garantem uma produção de qualidade, tanto para os pequenos produtores rurais quanto para as grandes agroindústrias.

Quando você investe em insumos de boa qualidade, tem um impacto direto na qualidade da safra, tendo mais lucratividade. Mas o que é necessário avaliar nesse momento? É a essa pergunta que responderemos neste post.

Acompanhe a leitura nos tópicos a seguir e veja itens que precisam ser avaliados sempre que for adquirir insumos. Assim, você terá uma safra mais produtiva e que trará resultados positivos para o seu negócio agrícola.

Qualidade da matéria-prima dos insumos

Para que a sua safra tenha qualidade, é preciso utilizar bons insumos. Logo, é necessário atentar para a qualidade da matéria-prima dos itens utilizados. É importante que você tenha uma relação aberta com os seus fornecedores, para que possa questioná-los nesse sentido.

A análise da qualidade da matéria-prima faz parte do processo para escolher bons insumos. Ao comprar ração para animais de abate, por exemplo, é importante que seja escolhida uma marca que tenha bastantes nutrientes e vitaminas necessárias para que eles cresçam de forma saudável.

Muitas vezes, é preciso deixar de lado o fator preço, embora ele também deva ser considerado. Vale aquele ditado popular: “o barato pode sair caro”. Isso porque, em determinadas situações, um insumo que tem um preço muito abaixo do que o geralmente cobrado pode não ter tanta qualidade como as demais marcas.

Reputação dos fornecedores

Outro ponto que deve ser avaliado na compra de insumos é a reputação dos fornecedores. Deve-se pesquisar sobre as empresas das quais você deseja comprar para verificar se elas realmente têm a qualidade que os revendedores ou representantes comerciais dizem ter.

Para isso, converse com outros agricultores, faça pesquisas na internet, questione os vendedores e tire conclusões sobre a reputação dos fornecedores dos quais comprará insumos para a sua produção rural.

Opinião de outros agricultores

Além da reputação dos fornecedores, a opinião de outros agricultores também pode ser válida para que você conheça sobre a eficiência de um defensor agrícola, de uma semente ou de outro produto utilizado na produção rural.

É importante que você tenha amigos e colegas que promovam esse diálogo, uns ajudando os outros, principalmente quando não há concorrência entre as culturas que cultivam.

Relação com o fornecedor

Encontrar um fornecedor adequado, com o qual você possa ter uma boa relação, também é uma boa prática para fazer a compra de insumos agrícolas. Deve-se encontrar empresas sérias, que revendam as melhores marcas e que tenham consultores e canais de comunicação para o esclarecimento de dúvidas, por exemplo.

Os fornecedores também devem ter uma boa política de trocas e pagamentos. De tal modo, você poderá negociar prazos para os pagamentos, solicitar trocas, caso seja necessário, entre outras ações, que apenas serão possíveis se você tiver um relacionamento saudável com quem fornece os insumos para você.

Ainda sobre a relação com o fornecedor, é importante avaliar os prazos de entrega dos produtos. De nada adianta você encomendar um defensivo agrícola que precisa ser utilizado em determinado período e ele não for entregue a tempo, por exemplo. Por isso, fique bastante atento para essa questão.

Compra coletiva

Uma boa forma de economizar na compra de insumos agrícolas é por meio da compra coletiva. Esse método já vem sendo utilizado por muitos produtores rurais que fazem parte de associações ou sindicatos, que adotam essa prática.

Nesse modelo de compra, um grupo de agricultores ou pequenos produtores rurais se une e faz um levantamento dos itens de que eles precisam para a produção de suas culturas, como insumos, sementes, esterco, entre tantos outros.

Assim sendo, fazem compras em grande quantidade, conseguindo um preço mais acessível por parte do fornecedor e, depois, dividem os insumos. Essa é uma boa alternativa para garantir preços baixos e produtos de excelente qualidade.

Gestão de estoque

Muitos dos insumos agrícolas têm prazos de validade bem definidos e perdem a eficiência se não utilizados de maneira correta. Por isso, convém que você faça uma gestão de estoque adequada na sua propriedade rural.

Deve-se ter planejamento estratégico para fazer a compra de insumos agrícolas, de modo que produtos importantes não fiquem em falta no seu estoque. Também não é recomendado comprar mais itens do que se pretende usar em curto prazo apenas para aproveitar preços mais baixos, uma vez que tais itens podem perder a validade antes de serem consumidos.

Extra-benefícios de escolher e comprar insumos adequados para a sua safra

Para que você entenda sobre a importância de fazer uma boa avaliação antes de fazer a compra de insumos agrícolas, listamos alguns benefícios que são gerados quando isso é colocado em prática. Veja!

Economia de valores

Quando você faz a escolha dos insumos adequados e com base em um planejamento estratégico, economiza dinheiro na sua propriedade rural. Isso faz com que mais lucratividade seja alcançada na venda da sua produção.

Qualidade da safra

Ao usar os defensivos agrícolas corretos e boas sementes para germinar as culturas, por exemplo, você terá uma safra de mais qualidade. Assim, será possível produzir frutas, legumes, hortaliças e outros itens com muito mais qualidade. Tal característica será percebida pelo consumidor final, que não deixará de pagar um valor mais alto para ter um produto mais bonito e adequado para o consumo.

Orientação técnica

Quando você encontra bons fornecedores, não tem apenas bons produtos agrícolas, mas também uma orientação técnica adequada. Isso porque as revendedoras contam com consultores especializados, que o orientarão sobre as boas práticas no uso e a rotatividade de defensivos, por exemplo.

Agora, você já sabe o que avaliar ao fazer a compra de insumos agrícolas. Também conhece quais são os principais benefícios ao fazer um planejamento adequado. Por isso, coloque as nossas dicas em prática e garanta uma produção de mais qualidade para você.

Uma boa forma de fazer a compra de insumos agrícolas é por meio do crédito agrícola. Saiba mais sobre o assunto em nosso post que explica o que é e quem pode ter acesso a esse tipo de crédito.