HomePostsSeguro agrícolaConheça 4 dicas para cuidar de uma cultura perene corretamente!

Conheça 4 dicas para cuidar de uma cultura perene corretamente!

Seguro agrícola
cultura perene

Quem trabalha no campo sabe que a agricultura demanda uma série de cuidados especiais e que cada planta tem necessidades específicas, como o índice de irrigação, nutrientes e temperatura adequada.

A cultura perene não é diferente. Ela também demanda atenção e cuidados especiais. Afinal, eventuais falhas ou erros no cultivo das plantas podem afetar toda produtividade da lavoura.

Vale lembrar que, mesmo com todos os cuidados, imprevistos podem acontecer e colocar em risco toda a produção e lucro do trabalhador do campo. Por isso, além de cultivar as plantas da forma correta, é importante minimizar os riscos, garantindo a produtividade e a segurança financeira do negócio por meio de um seguro agrícola.

Por falar nisso, você sabe o que fazer para garantir a produtividade das plantações perenes? Continue a leitura e confira algumas dicas!

Entenda o que é uma cultura perene

Antes de conferir as dicas que preparamos para você, é fundamental saber o que é cultura perene e conseguir diferenciá-la das outras plantas.

As plantas perenes são aquelas que não precisam ser replantadas após o término de um ciclo produtivo. Elas também são conhecidas como plantas de ciclo longo, em razão do longo período de tempo transcorrido desde a plantação e a renovação da lavoura.

No geral, as plantações perenes demandam um investimento inicial na preparação para o plantio, como abertura de covas, mão de obra, preparo do solo, mudas e insumos. Além disso, para garantir o crescimento saudável da planta e os ciclos produtivos futuros, é necessário realizar tratos periódicos, principalmente entre um ciclo produtivo e outro.

Vale lembrar que existem inúmeras plantas de ciclo longo. Dentre as mais populares na agricultura, a título exemplificativo, podemos citar o café, a maçã, a mexerica, a laranja, a manga, o pêssego, a goiaba, o limão, a acerola e a jabuticaba.

Agora que você já sabe o que é uma cultura perene, confira algumas dicas para cuidar desse tipo de plantação!

Conheça os cuidados necessários às cultura perenes

Assim como as plantas de ciclo curto, as perenes também demandam alguns cuidados. Por isso, separamos algumas dicas para você garantir a produtividade de sua lavoura, sobretudo após o término de um ciclo produtivo.

1. Controle a irrigação

A maioria das plantas perenes não demandam muita água. No entanto, isso não quer dizer que não seja necessário tomar cuidados com a irrigação. Afinal, a forma de irrigar e a quantidade de água pode influenciar na produtividade da lavoura.

Nos casos em que o tipo de solo, variedade de plantas e manejo são semelhantes, a irrigação localizada pode ser uma excelente opção. Em alguns casos, é possível obter uma produtividade até duas vezes maior do que a obtida com a irrigação por superfície.

Essa diferença se deve ao fato de que, em regra, na irrigação por superfície, há baixa frequência de reposição hídrica. Desse modo, ela leva a uma superdosagem de água no tempo de reposição e carência hídrica por acréscimo do turno de rega.

Além disso, no geral, na rega por superfície, em razão dos maiores gastos de água e energia, é comum que o produtor faça a irrigação de forma abundante apenas uma vez por semana. Com isso, a planta tem alta oferta de água em um dia e muito pouco nos demais. Essa variação pode afetar a produtividade.

2. Faça a correção do solo

É sabido que os índices de acidez variam de acordo com o solo e que cada planta se desenvolve melhor em determinados níveis. Isso também ocorre com as culturas perenes. Então, antes de plantar, é fundamental fazer uma análise do solo, para identificar sua composição e, principalmente, sua acidez.

No Brasil, não é incomum que os solos tenham baixo teores de cálcio e magnésio, bem como quantidades tóxicas de alumínio e manganês. Nesses casos, se não houver a correção, a produtividade e até mesmo o desenvolvimento da planta podem ser afetados.

Uma técnica muito utilizada para solucionar esses problemas é a calagem, ou seja, a adubação com calcário. Além de corrigir a acidez do solo, ele traz inúmeros outros benefícios para a plantação, tais como:

  • aumento da disponibilidade de fósforo;
  • melhora o fornecimento de cálcio e magnésio à planta;
  • melhora o ambiente radicular;
  • reduz as perdas de base por lixiviação.

Cabe ressaltar que a efetividade da calagem depende da realização da análise de solo. Afinal, somente por meio dela será possível identificar a acidez e a composição do solo, o que é fundamental para identificar a quantidade certa de calcário a ser utilizada para garantir o crescimento saudável e a produtividade da lavoura.

3. Conheça as necessidades da planta

Outro fator importante no cultivo de plantas perenes é saber as necessidades da cultura. Para que a correção do solo e as adubações sejam feitas de forma correta, é fundamental conhecer o nível de acidez do solo ideal para o desenvolvimento da planta e suas necessidades nutritivas.

Caso esteja iniciando o cultivo e ainda tenha dúvidas acerca da cultura, você pode contar com o auxílio de um profissional habilitado, como um agrônomo ou técnico. Certamente, ele poderá te orientar nas adubações, de modo a evitar desperdícios e garantir a produtividade da plantação em todos os ciclos produtivos.

4. Elimine os riscos

Independentemente da planta que se esteja cultivando, tomar todos os cuidados no cultivo nem sempre é suficiente para garantir a produtividade da lavoura e a lucratividade do negócio. Afinal, a agricultura está suscetível às intempéries climáticas.

Nesse cenário, o ideal é eliminar os riscos e contar com proteção para o seu negócio, como a oferecida pelo seguro agrícola. Ele confere proteção financeira ao negócio e garante a continuidade das operações no caso de infortúnios afetarem a plantação.

No geral, o seguro agrícola cobre diversos riscos, sobretudo os climáticos, tais como chuvas intensas, quedas de raios, geadas, granizo, ventos fortes, inundações e secas intensas.

Assim, caso a lavoura seja afetada por algum dos riscos cobertos na apólice, o seguro agrícola garante ao produtor rural o recebimento de uma indenização que, a depender do contrato, pode cobrir os custos que teve com a cultura perene, a perda da produção e, até mesmo, o replantio da lavoura.

Como você pode perceber, além dos cuidados com o cultivo da cultura perene, como irrigação, correção do solo e adubação, o seguro agrícola é uma opção para evitar perdas e garantir a continuidade dos negócios nos momentos difíceis.

Quer saber mais sobre seguro agrícola para cultura perene? Entre em contato conosco, será um prazer ajudá-lo!