HomePostsSeguro agrícolaAprenda a fazer o gerenciamento de estoque de produtos agrícolas!

Aprenda a fazer o gerenciamento de estoque de produtos agrícolas!

Seguro agrícola
gerenciamento de estoque

A gestão agrícola é uma competência fundamental para o sucesso da sua produção. Afinal de contas, é necessário lidar com preços, inventários, fornecedores e contratantes em uma escala diária, evitando erros e perdas.

Essa é uma área muito importante para a operação rural, pois pode estar diretamente ligada tanto à eficiência e sustentabilidade dos trabalhos, quanto à própria escassez e paralisação dos processos.

Por isso, aproveitamos o tema para falar sobre o gerenciamento de estoque. Não perca tempo e venha conosco aprender mais sobre o assunto!

Qual a importância do gerenciamento de estoque?

Como todos sabemos, a atividade agrícola é bastante complexa, sendo repleta de pontos que exigem a atenção do produtor rural. Entre os vários desafios dessa operação, destacamos o combate diário contra fontes de desperdício, ociosidade e aumento dos custos.

Para evitar tudo isso, ou pelo menos controlar com certa previsibilidade, o produtor deve se aliar à bons conceitos de gestão, tal como o gerenciamento do estoque. A longo prazo, essa é uma atitude positiva que acaba revertendo bons frutos, tanto no lado econômico, como produtivo.

O que é o gerenciamento de estoque?

Também conhecida como gestão de estoque, essa é uma metodologia de administração e logística, por meio da qual o produtor consegue acompanhar a utilização de seus insumos e matérias-primas, antecipando cenários de escassez e identificando focos de desperdício.

Além disso, também é importante fazer uma distinção entre o que é estoque e o que é armazenagem. Como apontamos acima, o estoque é caracterizado pelo seu inventário de insumos e matérias-primas, ou seja, os produtos fundamentais para a realização do seu trabalho, como sementes, pesticidas, fertilizantes e afins.

Já a armazenagem é a prática de guardar o seu produto final, ou seja, o resultado da produção rural. A gestão de armazenagem também tem sua importância, mas lida com situações completamente diferentes do gerenciamento de estoque.

Na gestão de estoque, o seu objetivo é garantir um fluxo e disponibilidade contínua de insumos para sustentar a operação. Para isso, você observa o grau e a frequência de uso dos produtos, buscando formas inteligentes de economizar, mantendo o mesmo nível de produtividade.

Além disso, essa gestão apresenta um lado mais comercial, caracterizado pela sua boa relação com os fornecedores, conseguindo melhores preços e condições. Já a gestão de armazenagem se situa em uma fase mais tardia da cadeia produtiva, em que você se preocupa com métodos de preservar a qualidade da sua produção e, assim, evitar perdas, inclusive durante o transporte.

Quando a gestão de estoque é indicada?

Tecnicamente, sempre! Afinal de contas, a produção rural é um negócio que lida com uma série de vulnerabilidades que fogem ao seu controle, como a demanda do mercado, as variáveis climáticas e por aí adiante. Nesse sentido, o gerenciamento de estoque funciona como uma estratégia contínua de planejamento e prevenção. O exemplo mais claro disso acontece no combate à escassez dos insumos.

Se você opera sem nenhum controle gerencial, anotando os volumes utilizados e aqueles disponíveis no galpão, é muito possível que você acabe ficando a “ver navios” em determinada parte do ano, tanto pela falta de planejamento prévio como pela constituição de uma reserva para a aquisição desses insumos em última hora.

Além disso, essa antecipação também garante que você não fique vulnerável aos prazos dos fornecedores. Nesse cenário, se uma entrega atrasar, sem problemas, você tem uma quantidade sobressalente para manter o cronograma da produção em dia.

Inclusive, vale lembrar que essa gestão também deve incluir os itens paralelos à produção, mas que também pode interferir nos seus resultados, como os insumos lubrificantes para as suas máquinas e peças sobressalentes para uma reposição rápida.

Assim, você amplia a durabilidade dos equipamentos e diminui a probabilidade de uma quebra inesperada, que provocaria ociosidade no campo e a paralisação temporária das suas atividades. Isto é, tudo o que você precisa para operar deve ser monitorado pela gestão de estoque.

Os insumos para preparar o solo, lubrificar os motores, realizar semeaduras, controlar pragas e por aí adiante! Além disso, é controlando a quantidade utilizada que você identifica possíveis desperdícios, e assim, conscientiza a sua equipe sobre os procedimentos mais eficientes para a operação.

Quais os fatores para uma boa gestão de estoque?

Por fim, é importante conhecer alguns pontos que fazem uma boa gestão. Como perceberá, todos estão voltados para a otimização da sua produção rural, tentando eliminar etapas desnecessárias para tornar o trabalho mais intuitivo. Veja!

Tecnologia

O futuro do agronegócio está mergulhado na tecnologia! Afinal, é para essa direção que as soluções da Agricultura 4.0 apontam. Com a gestão do estoque, isso não seria diferente! Ainda que você possa fazer o registro manualmente em um bloco de notas, não é possível comparar a eficiência desse cenário contra um software de gestão.

Atualmente, já existem uma série de plataformas dedicadas a isso. Em algumas delas, você conta com um acompanhamento completo, englobando o seu desempenho de vendas, o gerenciamento de estoque, armazenagem, processos logísticos, emissão de notas e muito mais.

Além disso, muitos desses softwares apostam em uma abordagem multiplataforma. Isso significa que você pode monitorar a produção rural de onde quer que esteja, seja usando um tablet, um computador ou até mesmo o seu celular!

Organização

Sem organização, é praticamente impossível lidar com informações confiáveis na gestão de estoque. Por isso, é importante que você e os seus colaboradores estejam cientes dos processos, períodos e métodos para a contagem dos itens. Assim, todas as informações que chegam ao sistema serão absolutamente confiáveis.

Planejamento

No fim das contas, de nada adiantará contratar um bom software e conscientizar a sua equipe se você não acompanhar e reagir aos dados do sistema. Por isso, é muito importante acompanhar os números, identificar desperdícios, corrigir essas práticas, negociar com fornecedores, antever períodos de escassez e, preventivamente, comprar os insumos que serão necessários.

Qual a importância de um bom seguro agrícola?

Para encerrar, é importante destacar o quão crucial é a contratação de um seguro agrícola. Como frisamos anteriormente, o agronegócio lida com uma série de vulnerabilidades que fogem ao seu alcance.

É por isso que, sem poder controlar o mercado, a economia e o tempo, o produtor rural deve recorrer a uma postura mais defensiva. E é justamente aqui que entra o seguro agrícola, a solução com o melhor custo-benefício na proteção da sua atividade — bastando considerar o quanto você paga para contratá-lo e o quanto você evita perder caso algo aconteça.

Agora que você entende a importância do gerenciamento de estoque, aproveite o momento para aprender mais sobre a medida de proteção, o seguro agrícola!