HomePostsSeguro agrícolaEntenda o que é a gestão de propriedade rural e a sua importância!

Entenda o que é a gestão de propriedade rural e a sua importância!

Seguro agrícola
gestão de propriedade rural

Conduzir uma fazenda e ter sucesso no agronegócio é um trabalho que utiliza uma receita essencial conhecida como gestão de propriedade rural. Ela garante a organização do processo produtivo e o controle das finanças da propriedade.

Mas, precisa ser bem implementada para que a atividade produtiva não fique ao sabor das ondas. Consiste em um conjunto de medidas que você vai conhecer agora. Continue a leitura e descubra o que é gestão de propriedade rural e qual a sua importância.

O que é gestão de propriedade rural?

Um dos pilares do sucesso do agronegócio é a gestão otimizada da propriedade rural que se consegue, sobretudo, com a tecnologia disponível. A gestão é a forma de conduzir os trabalhos na propriedade, por meio de um conjunto de atividades e ferramentas que agilizam e aprimoram os resultados. A gestão da propriedade planeja, organiza e controla as atividades da fazenda, especialmente do ponto de vista financeiro.

Dessa forma, são definidos os investimentos necessários e sua utilização acompanhada para que o produtor possa se certificar de que os melhores resultados serão alcançados. Assim, pode-se considerar que o gestor de uma propriedade rural é um administrador com foco no agronegócio. E a gestão, por sua vez, constitui a técnica aplicada para fins de obtenção dos melhores resultados.

Como funciona essa gestão?

A tecnologia propicia ferramentas modernas e eficientes para a melhor gestão da propriedade rural. São softwares especializados, desenvolvidos para atender às demandas da administração e controle do processo produtivo em uma fazenda. Essas ferramentas facilitam a sequência de medidas que devem ser tomadas e que caracterizam o exercício da gestão, tais como:

  • planejamento da produção;
  • organização interna para o trabalho;
  • segurança para o patrimônio e os investimentos;
  • execução e gerenciamento para as atividades;
  • registro dos resultados obtidos;
  • avaliação;
  • controle.

Qual a sua importância?

Uma boa gestão da propriedade rural permite que o produtor tome decisões de modo mais acertado, com fundamento em dados mais precisos e informações mais detalhadas. Além disso, a organização do negócio fica melhor e os resultados tendem a ser aprimorados sempre. Isso ocorre porque a gestão da propriedade rural otimiza as atividades por meio de planejamento e, desse modo, coloca foco nas ações desenvolvidas.

Assim, uma produção mais organizada, com controle financeiro e administrativo e as medidas tomadas na hora certa pode ser alcançada. Essa é a importância da gestão. Por sua vez, o aspecto de segurança para os bens patrimoniais e para os investimentos feitos na produção é obtido por meio do seguro rural. A gestão eficiente, portanto, leva em conta todas as medidas necessárias para que dê tudo certo com a lavoura, a colheita seja a mais farta e a produtividade cada vez melhor.

Quais as principais práticas de uma boa gestão de propriedade?

A gestão no agronegócio pode ser realizada por qualquer produtor que considere importante ir além da casualidade e ser o responsável pelo sucesso de sua lavoura ou produção agropecuária. Para isso, leve em conta algumas das boas práticas comumente adotadas pelos gestores de sucesso mostradas a seguir.

Organize as informações da situação atual

Saber como está sua propriedade, que recursos estão disponíveis e o que você pretende exatamente para ela é o primeiro passo que precisa ser dado na direção do controle da fazenda. Trata-se na verdade, de fazer um diagnóstico da situação por meio do levantamento de dados e sua posterior organização.

Elabore o planejamento da produção

Planejar é definir os passos que serão dados, os recursos que serão necessários e aonde você quer chegar com o seu negócio. No caso da propriedade rural, é exatamente isso que deve ser feito, apenas aprimorado por detalhes próprios de cada atividade. Portanto, elabore um bom planejamento da produção, de modo que, ao final, você saiba o que já tem, quanto vai precisar investir e qual deve ser o resultado esperado. É essencial ter sempre em mente os aspectos financeiros de cada passo.

Faça um seguro rural

Uma vez planejado mais um ano agrícola ou de pecuária, é hora de garantir a segurança de seu patrimônio e da produção contra alguma surpresa que pode por tudo a perder. A verdade é que o produtor não pode ficar desamparado à mercê da sorte. Assim, não deixe de fazer o seguro rural para sua propriedade e tenha a tranquilidade para trabalhar, sem ter que ficar pensando demais nos possíveis desastres provocados, principalmente pelo clima. Prevenção e segurança só têm utilidade antes de acontecer o inesperado.

Tenha controle sobre os gastos da propriedade

O resultado de todo o seu trabalho e dos investimentos que fizer deverá ser suficiente para cobrir todos os custos e fornecer o lucro dos seus esforços. Nesse sentido, tenha o máximo controle sobre os gastos realizados na propriedade. Outro aspecto importante a considerar é ter o cuidado de não misturar as despesas pessoais com os custos da produção. Considere a fazenda como a sua empresa e assim deve ser conduzido o seu negócio.

Utilize a tecnologia ao seu favor

A tecnologia que chegou ao campo (agricultura 4.0, agricultura de precisão) trouxe uma infinidade de recursos e possibilidades que agilizam e facilitam o trabalho do produtor. Além disso, permitem aprimorar a produtividade com ações mais precisas que resultam em melhores resultados, de maneira mais estável. Uma das principais ferramentas da tecnologia que o produtor pode dispor é um software de gestão agrícola. Praticamente todas as atividades de administração da fazenda podem ser realizadas com o seu uso.

Avalie constantemente os resultados alcançados

Finalmente, faça avaliações constantes dos resultados que você alcançou. Nesse sentido, procure descobrir o que deu errado e onde pode ser melhorado. Da mesma forma, faça um bom controle de estoque. Por sua vez, considere também os acertos que podem ser repetidos e ampliados. É indispensável que você faça essa análise e aprimore sua estratégia para o próximo ano. Essa é a essência da boa gestão.

Como você pode ver, a gestão da propriedade rural é indispensável para o sucesso dos negócios no campo e pode ser conduzida tomando como referência as dicas aqui apresentadas.

Esteja bem informado e saiba como proteger sua propriedade. Continue conosco em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e LinkedIn.