HomePostsGeraisSeguro de acidentes pessoais7 dicas de como se proteger quando se tem uma profissão de risco

7 dicas de como se proteger quando se tem uma profissão de risco

Gerais, Seguro de acidentes pessoais
profissão de risco

Os acidentes de trabalho são mais frequentes para quem tem uma profissão de risco. É o caso de profissionais de setores como indústria madeireira, extração mineral, construção civil, refinação de petróleo e álcool, indústria energética e segurança pública.

Existe até um campo de estudo sobre o assunto. É o da “saúde e segurança do trabalho”, em que as áreas de higiene e medicina do trabalho confluem para oferecer bem-estar a quem realiza sua profissão.

A insegurança no trabalho tem um custo humano gigantesco todos os anos. Também leva a vários processos trabalhistas, indenizações, afastamentos e tratamentos médicos. Veja mais sobre o assunto a seguir.

Como se proteger quando se tem uma profissão de risco?

Vários setores precisam de atenção na segurança do trabalho, especialmente os que envolvem alguma profissão de risco. Se você é um profissional desse tipo de cargo, vale tomar alguns cuidados. É o caso de:

1. Trabalhar atentamente

Todo trabalho precisa envolver foco, especialmente quando há algum grau de risco. Não divida seu espaço atencional com outras coisas. Reduza as distrações. Faça uma tarefa por vez. Celulares e conversas disputam a energia mental com as tarefas importantes do trabalho.

2. Siga os procedimentos de segurança

Muitos acidentes são fruto de imprudência. Há quem peque por excesso de confiança e pule os procedimentos de segurança. Siga sempre as normas e evite frequentar lugares nos quais você não tem autorização para estar, nem opere equipamentos para os quais você não tem treinamento.

3. Mantenha o local limpo

Alguns acidentes são fruto da desorganização no trabalho. Uma caixa no caminho pode causar um tropeço, enquanto uma ferramenta no chão aumenta o risco de escorregões e quedas. É por isso que a higiene no trabalho também deve ser prioridade.

4. Trabalhe em equipe

Prevenir riscos não é algo que se faz sozinho. É importante ter uma equipe de trabalho que se fiscalize e se ajude, para evitar situações de risco. O acompanhamento pode ter a ajuda de um técnico de segurança do trabalho.

5. Informe-se com a CIPA

A CIPA é a “Comissão Interna de Prevenção de Acidentes”, órgão da empresa cuja função é promover a saúde e a segurança dos profissionais. Ela é regulamentada e composta por pessoas eleitas pelos próprios trabalhadores.

6. Use EPIs

O Equipamento de Proteção Individual serve para proteger as pessoas e evitar acidentes. Eles são exigidos de acordo com as Normas Regulamentadoras (NRs). É o caso de capacetes, protetores auriculares, máscaras, óculos, luvas, botas e por aí vai.

7. Contrate um seguro para acidentes pessoais

O seguro para acidentes pessoais cobre o profissional quando ele sofre algum acidente no trabalho que prejudique sua capacidade de trabalho ou até em casos fatais. Nesse caso, a renda para os dependentes se resguarda.

Qual é o papel do seguro de acidentes pessoais?

Proteção à família é a grande preocupação de quem sustenta um lar. No entanto, muita gente só pensa no assunto em uma perspectiva de curto e médio prazo. A conta fica complicada quando pensamos no caso de algum imprevisto acontecer.

O seguro de acidentes pessoais foi feito para quem quer se proteger de acidentes no trabalho. Sua finalidade é indenizar em casos fatais ou danos físicos permanentes, que incapacitam o trabalho. Sua vantagem é o custo, mais baixo do que um seguro de vida.

No entanto, a cobertura é mais restrita, já que o benefício só se dá no caso de acidentes. Não há cobertura para mortes naturais. Ainda assim, dá para ter coberturas extras, como despesas médicas, diárias hospitalares e até diárias por incapacidade temporária, ideal para quem é autônomo ou profissional liberal.

Por que a gestão de riscos importa?

Uma empresa sempre tem riscos. Eles precisam de um entendimento que vai além do feeling. Embora a experiência e a sorte ajudem, uma boa gestão de riscos é o que realmente põe uma marca em vantagem e adiciona valor.

Os riscos são o efeito da incerteza e da falta de previsibilidade. Isso coloca a gestão em um lugar complicado, já que é melhor medir e prever para antecipar aquilo que prejudica os negócios e os profissionais.

A gestão de riscos depende de comparar a probabilidade de um evento acontecer com a vulnerabilidade da empresa em relação a ele. A última parte da equação é o impacto, ou seja, a gravidade do efeito que o risco gera.

Quais são as profissões de alto risco que podem se beneficiar com um seguro?

Qualquer trabalhador pode se beneficiar de um seguro de acidentes pessoais, especialmente quando há coberturas adicionais. No entanto, há algumas profissões de alto risco, que aparecem entre as mais perigosas do Brasil. É o caso de:

  • operador de serras;
  • minerador subterrâneo;
  • operador de extração de petróleo;
  • policial;
  • bombeiro;
  • mergulhador profissional;
  • pedreiro e outros profissionais da construção civil;
  • motoboy;
  • motorista de caminhão;
  • eletricista;
  • limpador de vidraças;
  • pintor externo;
  • agente penitenciário;
  • operador de refinação de álcool e coquerias;
  • técnico de linhas de transmissão de energia.

Outros critérios para classificar uma profissão de alto risco incluem a interação com produtos radioativos ou inflamáveis, a exposição à violência física ou a rodagem por estradas precárias por muitas horas.

Como escolher um seguro para profissionais de risco?

A necessidade de se precaver é ainda maior para quem está entre os profissionais de risco. Um acidente de trabalho pode tirar a capacidade de trabalho e comprometer a renda da família. Os seguros surgem justamente para salvaguardar as pessoas nesses casos.

É um investimento em estabilidade financeira no caso de imprevistos. Aqui, existem algumas ideias que podem ajudar na hora da escolha. É o caso de:

  • planejar-se para o seguro;
  • analisar as coberturas, sejam obrigatórias, sejam opcionais;
  • calcular o capital segurado, conferindo a quantidade de dependentes e seu nível de independência financeira;
  • conferir os valores de seguro;
  • fazer simulações.

Normalmente, o próprio site da corretora de seguros tem seus próprios simuladores ou um formulário de contato com um consultor especializado.

Proteger-se quando se tem uma profissão de risco, portanto, passa por prestar atenção às NRs e às recomendações das equipes de segurança no trabalho, os especialistas no assunto. O seguro de acidentes pessoais também é uma forma de garantir proteção. Entre em contato com a gente para fazer o seu!