HomePostsSeguro agrícola6 tipos de implementos agrícolas e para que eles são usados

6 tipos de implementos agrícolas e para que eles são usados

Seguro agrícola
tipos de implementos agrícolas

Implementos agrícolas são equipamentos utilizados na lavoura em diferentes fases da produção, e que vão acoplados geralmente ao trator ou outra fonte de tração. Existem diversos tipos de implementos agrícolas, cada um com uma função diferente, auxiliando o produtor rural nas tarefas mais árduas.

A correta seleção do implemento mais adequado à sua lavoura pode significar maior eficiência e economia na sua utilização, o que se traduz em melhor produtividade. São equipamentos essenciais e não dá para pensar em agronegócio sem a sua adoção no processo produtivo.

Quer saber mais? Continue a leitura e conheça 6 tipos de implementos agrícolas e para que eles são usados.

1. Arado

O arado talvez seja um dos implementos agrícolas mais antigos do mundo. Surgido na China, há mais de 2.800 anos, era feito com um galho forte de árvore. É utilizado no preparo do solo e sua função é revolvê-lo, trazendo as camadas mais rasas para cima, por meio do corte de torrões e seu revolvimento (tombamento).

Esse implemento, portanto, expõe partes do solo fértil que estavam abaixo da superfície, permitindo maior aeração, percolação da solução de água no solo e mais fácil desenvolvimento do sistema radicular das plantas. Existem dois tipos básicos: arado de aiveca e arado de disco, ambos com as mesmas funções.

Normalmente, no início dos trabalhos para o cultivo agrícola, o arado costuma ser o primeiro implemento empregado no preparo do solo. Quase sempre, o resultado de sua atuação é seguido pelo emprego da grade, nosso próximo implemento.

2. Grade

A grade também é um implemento agrícola empregado no preparo do solo e sua utilização complementa o trabalho do arado. Assim, o solo revolvido pelos discos maiores do arado, será desagregado com a quebra dos torrões antes formados.

Ao mesmo tempo, a grade também ajuda a nivelar o solo, de modo a ficar mais fácil conduzir as operações posteriores. Quanto mais uniforme estiver, mais fácil a mecanização das operações de manejo do solo para o cultivo.

A grade também é utilizada para picar e incorporar restos da cultura anterior como, por exemplo, a palhada depois da lavoura colhida. Em locais onde se faz a distribuição de corretivos a lanço, a grade também entra em ação para incorporar esse insumo ao solo.

Para isso, existem diferentes tipos de grade, cada uma mais adequada para a atividade em que for empregada. As grades são implementos agrícolas parecidos com os arados, mas seus discos são menores e em número bem maior.

3. Subsolador

O subsolador é um implemento mais utilizado em determinadas culturas perenes como a cana-de-açúcar. Nessa lavoura, por exemplo, há intenso trânsito de veículos e máquinas todos os anos, safra após safra. Como resultado dessa movimentação, ocorre a compactação do solo onde o deslocamento é maior.

Sua função é justamente romper as camadas mais compactas que se originam nas porções mais inferiores do solo que vão sendo pressionadas. Assim, o subsolador pode alcançar com suas hastes de metal profundidades maiores que 1,0 metro para romper aquelas camadas e descompactá-las.

Os benefícios são semelhantes àqueles promovidos pelo arado nas camadas mais superiores do solo onde atua. O emprego desse implemento não é uma compensação, mas uma medida emergencial. Desse modo, deve-se planejar o manejo da lavoura de modo a reduzir medidas que provoquem a compactação do solo.

4. Sulcador

O sulcador, como o nome indica, é um implemento agrícola utilizado para abrir os sulcos de plantio no solo. Comumente, é empregado acoplado a outro implemento, sobretudo a semeadora, trabalhando em conjunto, como um só equipamento com várias funções.

Muitas culturas não fazem uso de semente na hora do plantio no campo, mas precisam do sulco para efetivar a operação. Assim, o sulcador prepara o solo para o plantio de toletes de cana, manivas de mandioca e mudas de café, entre tantas outras lavouras que fazem uso do implemento.

O sulcador também é empregado em outras operações agrícolas que não o plantio propriamente. Assim, quando se deseja instalar a irrigação por inundação ou promover a adubação localizada, o sulcador também é empregado, preparando o solo e facilitando o trabalho do produtor.

5. Semeadora

A semeadora é o equipamento agrícola responsável por colocar a semente no berço do sulco (a semeadura, propriamente). Constitui o implemento que recebeu os maiores impulsos da tecnologia, operando com precisão milimétrica a atividade que executa.

Assim, é possível regular a quantidade exata de semente, a distância entre elas, a profundidade em que serão lançadas e até a espessura da cobertura de solo que será empregada. Semeadoras modernas operam com sensores que, além de tudo, ainda informam ao operador a situação do trabalho realizado.

É claro que tamanha precisão só faz sentido com o uso de sementes de grande qualidade e que apresentam um bom índice de germinação. De toda forma, é um dos implementos responsáveis por garantir maiores produtividades na lavoura, permitindo aproveitar da melhor forma cada milímetro de solo.

6. Pulverizador

O pulverizador atua em diversas fases de desenvolvimento da lavoura, com diferentes funções nas operações que realiza. Assim, é empregado na aplicação de defensivos agrícolas contra insetos, pragas e no controle de doenças, entre outras.

Essas pulverizações com objetivos fitossanitários podem ser realizadas de modo preventivo (antes que surjam pragas e doenças no campo) ou corretivo (depois que se instalam). Em todos os casos, o pulverizador transporta a calda preparada anteriormente, promove a pressurização e aplica o produto na lavoura.

Pulverizadores também são empregados em operações de adubação foliar. Nessa atividade, aplicam sobre as plantas fertilizantes na forma líquida. Nesse caso, são comumente utilizados para a aplicação de micronutrientes para as plantas, com finalidades semelhantes ao que fazemos com o uso de suplementos alimentares na alimentação.

Como você pôde ver, existem diferentes tipos de implementos agrícolas, cada um com uma função própria. Todos, no entanto, são essenciais para facilitar o trabalho do produtor e garantir maiores produtividades na lavoura. Grande parte da pujança do agronegócio brasileiro se deve à disponibilidade de implementos agrícolas de todos os tipos para uma grande variedade de usos, impulsionados pela tecnologia embarcada. Assim, é essencial garantir sua adequada manutenção.

Conhece todos esses implementos agrícolas? Tem experiência com eles? Registre aqui o seu comentário.