HomePostsSeguro agrícolaSeguro para Tratores e Equipamentos Agrícolas6 dicas essenciais para manutenção de equipamentos agrícolas

6 dicas essenciais para manutenção de equipamentos agrícolas

Seguro agrícola, Seguro para Tratores e Equipamentos Agrícolas
manutenção de equipamentos agrícolas

Trabalhar no campo envolve inúmeras tarefas e todas devem ser feitas ao seu tempo e hora, com toda a dedicação e cuidado. Por isso, a manutenção de equipamentos agrícolas, que são parte integrante desse trabalho, é de extrema importância e deve ser realizada com regularidade.

Como são equipamentos muito utilizados diariamente, é essencial que passem por vistorias frequentes. Dessa forma, garante-se uma produção tranquila, livre de problemas que obriguem uma parada inesperada no trabalho e um consequente prejuízo relacionado à colheita.

Sendo assim, neste post, vamos dar algumas dicas importantes de como manter a rotina agrícola produtiva, sem aborrecimentos relacionados aos equipamentos. Continue a leitura e confira!

A importância da manutenção de máquinas agrícolas

Máquinas agrícolas são peças fundamentais na rotina agrícola e, por isso, precisam de manutenções constantes — uma vez que, quando deixam de funcionar, o trabalho é interrompido e isso pode trazer prejuízos.

Quando a manutenção é feita de forma correta, respeitando-se os seus intervalos e períodos indicados pelos fabricantes, certamente, a tendência é que não causem problemas e, muito menos, parem de funcionar inesperadamente.

Os tipos de manutenção de equipamentos agrícolas

Existem, basicamente, três modalidades de manutenção que devem ser consideradas e cada uma delas com sua importância específica. São elas: manutenção preventiva, manutenção preditiva e manutenção corretiva. Vamos saber como funcionam? Confira!

Manutenção preventiva

É aquela feita antes que os problemas e defeitos com os equipamentos surjam — ou seja, eles não pegarão ninguém de surpresa. É o tipo de trabalho que contribui para o prolongamento da vida útil de qualquer equipamento, evitando que questões mais sérias apareçam e, assim, possam comprometer o funcionamento do produto.

Esse tipo de manutenção é o mais comum e se assemelha à revisão que as concessionárias de veículos costumam fazer. São manutenções regulares, com ações básicas de troca de óleo e outras rotinas que contribuem para o bom funcionamento de qualquer equipamento — respeitando-se, naturalmente, a periodicidade indicada pelo fabricante do veículo.

Manutenção preditiva

Essa modalidade não é muito praticada, quando comparamos com a preventiva, mas é igualmente importante. Seu papel é tentar prever os problemas que possam surgir com os equipamentos — com base no histórico já conhecido de cada equipamento e, assim, evitar que se agravem.

Exemplo disso seria um trator que costuma dar problemas relacionados a determinada peça. Tendo em vista que essa informação — apesar de não constar no manual do produto — já é de conhecimento dos usuários e mecânicos do equipamento, o proprietário deve ficar atento e procurar trocá-la, antes mesmo de aparecer o defeito.

Manutenção corretiva

A manutenção corretiva é para aqueles que deixam para corrigir o problema quando este ocorre, ou seja, muitas vezes, pode ser tarde demais e ocorrer a perda total. Para esse tipo de manutenção, o que se deve fazer é, mediante o problema apresentado, sugerir uma solução que, na maioria das vezes, é a troca de peças.

6 dicas para fazer a manutenção nos produtos

Como já falamos, a manutenção preventiva é a mais comum, pois evita que os problemas surjam e acabem por comprometer a produtividade agrícola. Como se trata de equipamentos muito utilizados no dia a dia, necessitam de uma manutenção mais rigorosa e regular. Confira, então, o que deve ser verificado!

1. Sistema de combustível

Os tratores devem ter seu sistema de combustível verificado com frequência — tanto o filtro como o pré-filtro precisam ser drenados diariamente. Como são utilizados em meio a muitas impurezas, acabam por acumular sujeira e, por isso, necessitam desse cuidado.

Outra medida de precaução para manter o trator funcionando bem é reabastecê-lo após o dia de trabalho. Isso evitará a condensação de vapor no tanque do veículo — que, geralmente, ocorre à noite e costuma trazer problemas à máquina, podendo culminar com o comprometimento do motor.

2. Pneus

Os pneus dos veículos agrícolas requerem muita atenção, visto que são os responsáveis por parte do tratamento dado ao solo. Daí, a importância da calibragem exata diária, considerando alguns fatores, como as condições do terreno e do trabalho diário ao qual será submetido.

Tudo isso deve ser avaliado para garantir a manutenção diária dos pneus, assegurando que suas garras (ou cravos) durem mais tempo e se gaste menos recursos com esse item.

3. Radiador

Para que o motor não esquente muito durante a lida, entra em ação o radiador. Essa peça é responsável pelo resfriamento do motor e necessita de cuidados diários. O que se deve fazer para mantê-lo funcionando bem é proceder com uma conferência frequente do nível de água, bem como do aditivo — de preferência, que isso seja feito diariamente.

Como o trabalho agrícola envolve o contato com muita poeira e sujeira, é possível que elas se acumulem na colmeia do radiador e impeçam seu resfriamento — fazendo com que o motor ferva. Isso pode levar a um grande gasto com retífica do motor.

4. Filtro de ar

É outra peça que requer cuidados diários, devido ao excesso de poeira e terra com os quais os tratores agrícolas têm contato diariamente. Para os filtros secos, um jato de ar comprimido é o suficiente para mantê-lo limpo. No caso dos filtros que funcionam à base de óleo, uma inspeção mais criteriosa é necessária e, de preferência, com o auxílio de um mecânico.

5. Direção e transmissão

Nesses sistemas, o que mais ocorre é o vazamento. Portanto, observar e ficar atento é fundamental para que problemas relacionados a eles não evoluam. Sempre que vazamentos forem verificados na caixa de direção, o nível deverá ser completado, sem abusos, naturalmente. Buscar a ajuda de um mecânico é uma boa dica para esse caso.

6. Lubrificação

Trata-se de uma manutenção que não deve ser nunca esquecida. O nível de óleo deve ser checado diariamente, principalmente após uma rotina intensa de trabalho. Sempre que verificar, cuidado para que o trator esteja em uma superfície plana, para que não ocorram equívocos. Outra dica é desligar o motor alguns minutos antes da verificação.

Como você conferiu neste conteúdo, alguns cuidados com a manutenção de equipamentos agrícolas são decisivos para que eles durem mais e trabalhem com mais eficiência.

Gostou deste post? Compartilhe-o, então, nas suas redes sociais e garanta que outras pessoas tenham acesso a esses cuidados essenciais!