HomePostsSeguro agrícolaComo garantir a qualidade do solo? Veja 5 dicas!

Como garantir a qualidade do solo? Veja 5 dicas!

Seguro agrícola
qualidade do solo

A qualidade do solo de uma produção agrícola é responsável por grande parte do sucesso do negócio — que, consequentemente, resulta na boa qualidade do alimento. No entanto, isso envolve alguns fatores que, estando sob controle e equilibrados, garantem uma boa estrutura e resultados positivos.

Contudo, isso envolve cuidados importantes, como trabalhar bem na estrutura do solo, garantindo fertilidade, assim como na manutenção dos microrganismos, essenciais para um solo saudável e produtivo, entre outras medidas também relevantes.

Neste post, vamos dar algumas boas dicas, para que você garanta a qualidade do solo e maior produtividade para o seu agronegócio. Confira!

Como podemos constatar que um solo é saudável?

O solo é formado por alguns elementos primordiais, como minerais compostos pela microflora e microfauna, bem como pela matéria orgânica. A interação desses componentes caracteriza a qualidade desse ecossistema. Podemos caracterizar um solo de qualidade aquele que é capaz de garantir um desenvolvimento da vegetação e tudo que nele se desenvolve equilibrado, e isso se refere a diversos componentes.

Daí a importância de todo gestor se preocupar com a sua manutenção. Um solo saudável precisa ter todas as condições para garantir uma produção qualificada. Deve ser aerado, de forma que suas raízes e a biodiversidade presente se desenvolvam adequadamente. Para tanto, ele deve ser capaz de reter umidade em equilíbrio, sendo capaz também de drenar os excessos que ocorrem com as chuvas, por exemplo.

Como garantir a qualidade do solo?

Diante de tudo que mencionamos, os gestores e agricultores devem ficar atentos, por meio de medidas essenciais Elas garantirão que o solo se mantenha sempre qualificado e pronto para o efeito da continuidade que ocorre no setor agrícola. Confira as principais iniciativas!

1. Promover análises periódicas

Essa medida garante o acompanhamento relacionado a questões físico-químicas. Tendo esse diagnóstico, é possível tomar providências para as correções necessárias. Por meio dessa análise, qualquer profissional capacitado terá condições de analisar seus resultados e propor soluções.

São medidas que envolvem aplicação de fertilizantes, para que o solo se mantenha fértil, entre outras soluções, que, após a análise, sejam necessárias. No entanto, para que a análise seja realmente eficaz, é essencial que os pontos analisados sejam bem escolhidos. Para isso, existem orientações técnicas que um agrônomo, por exemplo, identifica com precisão.

2. Conhecer as demandas do solo

Um agricultor deve conhecer as demandas do solo de sua lavoura e o que cada plantação necessita para garantir produtos de boa qualidade. Os resultados obtidos após a análise asseguram detectar vários aspectos, como as espécies invasoras que prejudicam a plantação, os sinais de deficiência orgânica, além da toxidez que os produtos podem apresentar.

3. Garantir as condições físicas do solo para a cultura

Outras condições físicas, além das relacionadas aos nutrientes e pH do solo, devem ser destacadas, como alguns panoramas físicos que precisam ser observados para que o solo se mantenha com a qualidade necessária para bons cultivos. Diante disso, o que se deve fazer é ter cuidados com o trânsito de máquinas e veículos agrícolas, que, geralmente, são muito pesados, afetando as regiões de plantio e causando a compactação do solo.

Outra precaução é quanto ao excesso de gradagens (etapa de preparação do solo para cultivo agrícola posterior à aração). Em terrenos onde existe maior inclinação, deve haver medidas que evitem a erosão provocada pela água das chuvas, como uma plantação em nível que impeça perdas de solo. Outro aspecto a ser destacado é em relação à irrigação. Ela deve ser conduzida eficazmente de forma técnica e planejada — de tal forma que não prejudique o solo, tornando-o impróprio para a agricultura.

4. Preparar a área de cultivo

É uma medida essencial para garantir produtividade na lavoura. Isso porque leva em conta sua fertilidade, a umidade necessária e os teores de matéria orgânica existentes. O equilíbrio desses itens é essencial para resultados positivos. Preparar com frequência a área de cultivo garante, além de uma produção de qualidade, a perenidade e menores perdas, devido à erosão.

5. Assegurar condições ideais para a biota do solo

O desenvolvimento e a permanência da biota do solo (conjunto de seres vivos de um determinado ambiente) são imprescindíveis para mantê-lo saudável e de qualidade. Isso tem a ver com o pH adequado do solo, que deve se conservar um pouco abaixo da neutralidade. Como já falamos, assegurar que haja matéria orgânica incorporada ao solo beneficia o ambiente para os microrganismos. Os teores devem se manter sem grandes flutuações, permitindo uma boa ação da biota.

Como avaliar a qualidade do solo?

Existem alguns parâmetros que devem ser considerados, como os físicos, químicos e biológicos. Conheça os principais indicadores!

Indicadores físicos

O que deve ser avaliado nos indicadores físicos são:

  • porosidade;
  • condutividade hidráulica;
  • compactação;
  • capacidade de armazenamento de água;
  • densidade;
  • textura;
  • estabilidade de agregados;
  • encrostamento superficial.

O equilíbrio dos aspectos citados é que vai garantir um solo de qualidade e produtivo.

Indicadores químicos

No caso dos indicadores químicos, a análise é focada para saber o quanto são férteis para a lavoura. Vale ressaltar que um ecossistema harmonioso assegura um equilíbrio entre as culturas e os solos, garantindo a nutrição adequada e a quantidade de água ideal. Ademais, esses indicadores permitem mostrar a presença ou a ausência de substâncias contaminantes que afetam os de ordem física. Exemplos disso são:

  • concentração de macro e micronutrientes;
  • pH;
  • capacidade de troca de cátions e de suprimento aquático para as plantas;
  • salinidade;
  • entre outros.

Bioindicadores

Por fim, temos os indicadores biológicos. São fundamentais, uma vez que a terra não pode ser considerada inerte, pois existem microrganismos que agem sobre ela. Alguns exemplos são:

  • análise das enzimas presentes;
  • biomassa microbiana;
  • diversidade animal e de micróbios;
  • presença (quantitativa) de qualquer tipo de matéria orgânica;
  • presença de nematoides e minhocas;
  • velocidade de decomposição.

Essas análises são de grande utilidade para a identificação de problemas no solo, sendo possível reverter ou minimizar os efeitos negativos, de maneira a promover saúde e qualidade para o solo na lavoura.

Como visto neste conteúdo, garantir a qualidade do solo assegura plantações saudáveis. Seguindo essas dicas essenciais, você poderá contar com sucesso e produtividade no seu agronegócio.

Se você gostou deste conteúdo, curta nossa página no Facebook e tenha acesso a outros conteúdos relevantes!