HomePostsSeguro agrícolaEnergia eólica rural: descubra por que investir

Energia eólica rural: descubra por que investir

Seguro agrícola
energia eólica rural

No Brasil, a energia eólica rural está ganhando cada vez mais visibilidade em decorrência da necessidade de diversificação das fontes de energia. Isso porque a dependência, principalmente, das hidrelétricas é muito grande, e diversificar com fontes que causem menos impactos ao meio ambiente é fundamental.

Apesar da obtenção de energia eólica (que ocorre a partir da força dos ventos) ser ainda pouco utilizada, a evolução já é perceptível e a tendência é se expandir ao longo dos anos, para que, dessa forma, tenhamos mais uma opção energética.

No entanto, embora os investimentos, por parte do Governo Federal, estejam recebendo mais atenção, ainda assim, a energia eólica precisa ser mais explorada. Isso porque é possível, a partir desse recurso, gerar maior gama de resultados e, consequentemente, promover o desenvolvimento do país em termos de infraestrutura energética.

Neste conteúdo, vamos abordar esse tema e suas principais vantagens para o país. Acompanhe!

O que é energia eólica?

Conhecida também como energia dos ventos, a energia eólica provém das massas de ar que geram energia elétrica, que ocorre por intermédio da indução eletromagnética. Apesar de ainda pouco explorada, é determinante na área rural, beneficiando o agronegócio.

A energia eólica, responsável por gerar eletricidade, é fundamental para diversas atividades essenciais no campo, tais como operar máquinas e motores na agricultura, garantir a iluminação dos galpões onde são criados suínos, aves, bovinos, ovinos e caprinos. Ou seja, sem energia, as principais atividades rurais tornam-se inviáveis.

Como funciona a energia eólica?

A energia eólica é gerada pela força dos ventos que move um gerador, conhecido por turbina eólica — que pode se fixar em terra ou no mar. Sabe aqueles espaços que conhecemos com vários aerogeradores? São conhecidos por parques eólicos. Pois é, eles são responsáveis por converter energia cinética, promovida pelos ventos, em eletricidade.

O Brasil conta com mais de 900 parques eólicos, segundo a ABEEólica (Associação Brasileira de Energia Eólica). Na verdade, é a segunda maior fonte energética do país, estando atrás apenas da energia hidrelétrica. Os estados com maior capacidade de energia eólica são Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Bahia.

Quais são os benefícios da energia eólica para propriedades rurais?

Confira algumas das principais vantagens da utilização dessa fonte de energia!

É uma fonte renovável e sustentável

A energia eólica é renovável. Ou seja, ao contrário dos combustíveis fósseis, que poluem o ambiente, a energia eólica faz uso do vento, um recurso abundante e inesgotável. Quando utilizamos a energia eólica, reduzimos nossa dependência de fontes não renováveis e garantimos um futuro energético mais sustentável.

Evita a poluição

A energia eólica é bem mais pura, não causando o efeito estufa, tampouco atraindo os demais poluentes que tanto prejudicam o meio ambiente, acarretando a poluição atmosférica. Ela ajuda a reduzir as emissões de dióxido de carbono, minimizando os efeitos adversos do aquecimento global. Trata-se de uma opção de energia limpa que contribui para a proteção do ambiente e melhora a qualidade do ar.

É rentável

A energia eólica é mais rentável ao longo dos anos. O desenvolvimento e a aplicação de tecnologias avançadas contribuíram para a redução significativa do custo da produção de energia eólica. Como consequência, a energia eólica é hoje uma opção competitiva para a produção de eletricidade, garantindo economia em longo prazo e estabilidade nos custos da energia.

Conserva o meio ambiente

As turbinas eólicas ocupam uma área menor, quando comparamos às centrais elétricas tradicionais. Isso porque os geradores podem ser instalados em terrenos agrícolas sem causar alterações significativas no trabalho rural.

O fato é que a utilização da energia eólica possibilita conservar valiosos recursos terrestres e hídricos para uma infinidade de fins.

Quais são os aspectos técnicos a serem considerados na implantação da energia eólica rural?

Quando falamos em aspectos técnicos e a viabilidade de construir um parque eólico, devemos respeitar uma rotina de atividades para realizar uma estimativa do potencial eólico do local.

Para começar, a medição do vento deve ser realizada no local de estudo. O tempo deve ser o equivalente para uma avaliação eficiente das variações meteorológicas da região, ou seja, em média três anos.

Como medir o vento?

Uma medição eficiente depende da montagem adequada da estação anemométrica, o que inclui a escolha de instrumentos de medição de qualidade. Veja quais são eles:

  • direção do vento: Wind vane;
  • velocidade do vento: anemômetro;
  • pressão: barômetro;
  • temperatura: termômetro;
  • umidade do ar: higrômetro.

Existem incentivos governamentais?

Existe um Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa) que surgiu em consequência da falta de chuvas em 2001, fato esse que ocasionou uma crise sem precedentes. Desde então, o programa visa gerar mais empreendimentos com foco em energias limpas.

Como a energia eólica contribui para a sustentabilidade no campo?

Quando falamos em energia eólica, os benefícios ambientais são muitos e merecem ser ressaltados. O dióxido de carbono é o gás que mais atinge o planeta pelo agravamento do efeito estufa, levando a transformações climáticas globais e a consequências desastrosas.

Vamos, então, aos principais fatores que impulsionam o uso da energia eólica. Acompanhe!

  • diminui a dependência de combustíveis fósseis (como já citado neste conteúdo), sendo o vento um recurso abundante e renovável;
  • o pouco espaço que ocupam é algo considerável, pois as centrais eólicas permitem a continuidade de atividades entre os aerogeradores (pastagens e agricultura);
  • acelera a economia local e a oferta de empregos, pois alguns estudos concluíram que existem de 500 a 1.500 empregos associados a cada 0,3 a 1 GW de potência instalada;
  • a emissão de poluentes é algo impressionante, pois é mínima, evitando a mudança climática global, chuva ácida etc.;
  • é uma indústria que só cresce no Brasil (principalmente em algumas regiões do litoral nordestino);
  • ajuda na diversidade de suprimento de energia e se conecta à rede.

Como você conferiu neste conteúdo, a energia eólica rural é de uma importância inestimável para o agronegócio, pois aproveita a força dos ventos para gerar energia e garantir produtividade e lucratividade no campo!

Gostou deste conteúdo? Saiba mais também tudo sobre a energia solar rural, que é também de extrema importância para o agronegócio!