HomePostsSeguro agrícolaConheça as principais técnicas de irrigação!

Conheça as principais técnicas de irrigação!

Seguro agrícola
tecnologia de irrigação

Diferentes técnicas de irrigação permitem que o produtor avance na capacidade produtiva de sua lavoura. Ao mesmo tempo, o emprego de tecnologia de irrigação vai aprimorando ainda mais os diferentes métodos de fornecimento de água às plantas cultivadas.

Técnicas tradicionais ocupam a maioria das áreas irrigadas, enquanto a tecnologia aplicada na esteira da Agricultura 4.0 vai aprimorando e ampliando as possibilidades no campo.

O resultado são melhores produções e uso mais racional de tão importante recurso natural, como a água. Continue a leitura e conheça as principais técnicas de irrigação.

Quais as principais técnicas de irrigação disponíveis?

Entre as principais técnicas de irrigação, umas utilizam mais e outras menos inovações tecnológicas. Para se ter uma boa ideia do uso de tecnologia aplicada à irrigação, você vai conhecer uma técnica tradicional e outras duas mais modernas, a seguir.

Irrigação de superfície

A irrigação de superfície é uma das técnicas de irrigação mais antigas já desenvolvidas e ainda muito utilizada em determinadas culturas. Na verdade, é o método de irrigação mais utilizado no mundo. Trata-se da distribuição da lâmina d’água diretamente sobre a superfície do solo na área que será cultivada.

Esse método é mais apropriado para os solos que apresentam baixa velocidade de infiltração da água, sobretudo, porque a distribuição é por gravidade. Além disso, o terreno deve ser plano ou apresentar apenas pequenas declividades. A irrigação de superfície pode ser aplicada por três diferentes meios:

  • em sulcos de irrigação — nesse método, a água percorre pequenos canais, por onde vai se infiltrando no solo;
  • em faixas de irrigação — nesse caso, a área pode ser preparada em nível ou com pouca declividade e recebe o volume total de água necessário à cultura;
  • por inundação — nesse sistema, que é o mais empregado, toda a área é inundada e permanece assim recebendo novos volumes de água.

Quanto mais uniforme for a superfície do solo, mais eficiente será a irrigação. Para esse fim, em alguns casos, pode ser necessário o nivelamento do solo antes do cultivo. Solos permeáveis não devem utilizar esse método, pois a infiltração da água será muito rápida.

Quimigação

A quimigação é uma técnica que consiste em utilizar um sistema de irrigação para realizar a aplicação de uma solução (calda) de um ou mais produtos agroquímicos. Esses produtos podem ser um fertilizante ou um defensivo agrícola (inseticida, fungicida ou outro). Para a aplicação de produtos cuja atuação esperada se dê no solo, o método de irrigação, de maneira geral, poderá ser tanto gravitacional, como por aspersão ou ainda por irrigação localizada.

Mas, se o objetivo for empregar produtos com atividade foliar, deverá ser utilizado algum sistema de irrigação por aspersão. Entre os principais benefícios da quimigação está o fato de permitir o emprego de produtos solúveis em água em qualquer das fases de desenvolvimento das culturas. Isso significa que pode ser empregada, mesmo com um stand de plantas altas ou já após o fechamento do vão entre as fileiras. Outras importantes vantagens do uso da quimigação podem ser assim relacionadas:

  • possibilidade de automação das aplicações;
  • redução nos custos de aplicação do insumo;
  • melhor distribuição do produto;
  • menores riscos operacionais de contaminação;
  • redução dos danos físicos à lavoura;
  • redução da compactação do solo pelas máquinas.

Irrigação de precisão

A irrigação de precisão é a que se utiliza mais intensamente de tecnologia e que permite o melhor gerenciamento sustentável da água. Seu princípio está no fornecimento de água para a lavoura no momento mais adequado e na quantidade certa, além de localizar a aplicação no campo. Uma diferença significativa da irrigação de precisão para as demais técnicas de irrigação é justamente essa capacidade de utilizar lâminas de água diferentes, segundo a demanda de cada local.

As aplicações também se dão em momentos diferentes, na medida em que partes da lavoura indicam a necessidade de água. Seu funcionamento requer o investimento em um sistema 100% automatizado, com o emprego de tecnologia de precisão, como os sensores de umidade instalados em pontos estratégicos dos talhões. Esses sensores encaminham dados para uma central, onde são processados e podem resultar no acionamento automatizado da irrigação nos pontos de demanda.

Embora requeira investimentos na tecnologia de automação, os estudos demostram redução de custos ao longo do tempo utilizando o sistema. Além disso, o aumento da eficiência na produção gera um importante retorno sobre o valor investido. A utilização do termo “irrigação de precisão”, por vezes, tem se referido à irrigação por gotejamento. Na esteira da Agricultura 4.0, termos como “Irrigação 4.0” e “uso inteligente da água na agricultura” são comumente empregados.

Por que contar com tecnologia na irrigação?

Dentre as diferentes técnicas empregadas para fornecer água à lavoura, algumas se utilizam de métodos mais tradicionais e imperam em todo o mundo, enquanto outras fazem uso mais intensivo de tecnologia. Veja, a seguir, os principais benefícios da utilização de procedimentos tecnológicos na irrigação.

Maior eficiência

A tecnologia entra em campo, não apenas para facilitar as coisas para o produtor, mas, sobretudo, para aumentar a eficiência de seus esforços na produção. Na irrigação, os aprimoramentos tecnológicos disponíveis têm esses mesmos objetivos, entre outros.

Mais praticidade

O emprego de tecnologia na irrigação permite, por exemplo, automatizar uma série de ações, além de fornecer informações que o produtor consumiria muito tempo e trabalho para obter. Desse modo, as tarefas ficam mais práticas e sobra mais tempo para otimizar o trabalho.

Melhor produtividade

A tecnologia de irrigação permite que não haja excessos no fornecimento de água, com menos gastos de energia e do próprio recurso natural. Além disso, abastece a lavoura no momento em que há necessidade, atendendo onde há demanda, evitando desperdícios e, ao final, obtendo ganhos na produtividade.

Por que contar com o seguro rural?

Os diferentes sistemas e métodos de irrigação, sejam os mais simples ou aqueles com uso mais intenso de tecnologia de irrigação, requerem esforço e investimento. Estão entre os instrumentos e recursos que o produtor utiliza para obter safras cada vez melhores. No entanto, a produção no campo é sempre suscetível a diferentes fatores que podem colocar sob risco parte da lavoura, ou mesmo, todo o trabalho do produtor (quebra da safra).

Nesse sentido, condições climáticas adversas, ocorrências de doenças, ação de insetos e pragas estão entre os principais obstáculos à produção. A segurança e proteção do produtor está no seguro rural, capaz de oferecer o suporte financeiro necessário, por meio de uma indenização, se situações inesperadas ocorrerem, impedindo bons resultados na colheita. Não se pode abrir mão do amparo indenizatório em atividades tão suscetíveis como as do agronegócio.

Como você pode ver, as diferentes técnicas de irrigação podem fazer uso de mais ou menos tecnologia, mas são essenciais nos resultados da produção. Com o seguro rural, compõem o acervo que fortalece a capacidade produtiva e oferece amparo nas situações difíceis.

Se você gostou deste post sobre técnicas e tecnologia de irrigação ou possui experiência com algumas delas, registre aqui o seu comentário. Ele poderá ser de grande valia para outras pessoas!