Seguro residencial: 4 dicas para economizar e manter-se protegido

Seguro residencial
seguro residencial

O mercado de seguros tem apresentado crescimento consistente no Brasil, pois, mesmo que não possa ser considerado um investimento em sentido estrito, é a forma mais eficaz de blindagem patrimonial. Em relação ao lar, ele também cumpre tal função, razão pela qual é bastante desejável a contratação de um seguro residencial.

A proteção do lugar onde se vive pode ir além da contratação da apólice e pode barateá-la se os devidos cuidados forem tomados pelo contratante. Garantir a segurança da sua casa é uma tarefa que beneficiará toda a sua família, e isso por um valor irrisório se comparado ao do bem segurado.

Continue sua leitura e saiba como economizar e também manter-se protegido. Confira nossas dicas!

1. Tenha um sistema de segurança

A contratação de uma apólice garante a cobertura dos riscos nela previstos, e as amplitudes dessa cobertura, junto às chances de tais eventos danosos ocorrerem, são os principais fatores que determinarão o seu preço.

O seguro atua como uma proteção contra riscos futuros e incertos, ou seja, que podem ou não acontecer. Se um imóvel corre o risco de pegar fogo, e esse é um fato que pode acontecer com todos — visto que todos têm produtos inflamáveis e que possibilitam a propagação do fogo —, contar com mecanismos que possam atuar contra as chamas ainda em seu estágio inicial reduzirá os prejuízos, e isso será considerado no preço do seguro residencial.

Um exemplo de medida que pode frear o alastramento do fogo é a instalação de detectores de fumaça, que, quando a percebem, ligam chuveiros que disparam água sobre o local em que está o foco do incêndio.

Também é possível contratar uma cobertura contra furtos e roubos, e a instalação de alarmes também pode baratear os custos com a contratação do seguro. O ideal é que o alarme esteja conectado com uma central de monitoramento, e comprovar o pagamento desse serviço impactará substancialmente no preço da apólice.

A altura dos muros e a instalação de cerca elétrica também influenciarão no preço da apólice!

2. Verifique as suas necessidades

Como mencionado, a abrangência da cobertura é determinante na cotação do seguro residencial. Isso faz com que cada necessidade precise ser avaliada individualmente, e aquelas que forem dispensáveis não deverão constar na apólice.

Muitas seguradoras oferecem assistência 24 horas para reparos na rede elétrica e hidráulica, e tal cobertura é importante, pois é natural que o tempo faça com que um imóvel apresente defeitos, que demandem conserto imediato para que sejam mantidas todas as funcionalidades e o conforto dos moradores. Tal cobertura também inclui os serviços de chaveiro, que evitará transtornos e maiores gastos nos casos de perda, furto ou roubo das chaves do imóvel.

Também é possível contratar cobertura contra a quebra de vidros do imóvel, que, por sua vez, pode não ser tão importante, como é o caso quando a residência não tem portas de vidro ou não se vislumbra um aumento de riscos à segurança em razão de tais incidentes. Nessa hipótese, o proprietário poderá economizar dinheiro ao abrir mão desse tipo de cobertura.

A proteção contratada deve ser a ideal para você, e isso significa que não se deve economizar naquilo que não pode deixar de ser protegido, tampouco gastar com coberturas que são desnecessárias, e esse é um exercício de ponderação fundamental no momento da contratação.

3. Reveja as coberturas regularmente

Ao menos anualmente, o contratante deve verificar o que mudou em sua residência e se tais mudanças podem alterar a cobertura e o seu valor. Pode ser que, no momento da contratação, o imóvel não conte com um sistema de alarmes ou detectores de fumaça, mas que tais dispositivos sejam instalados posteriormente. Nesse caso, o segurado deve buscar a redução dos valores pagos mensalmente em razão da diminuição dos riscos cobertos pela apólice.

Essas mudanças podem ser comprovadas por meio de fotografias e da apresentação das notas fiscais dos produtos e serviços contratados, que serão apresentados no momento em que a seguradora for notificada por você.

4. Considere os benefícios do seguro residencial

Diversas vantagens são oferecidas a quem contrata o seguro residencial, e as principais estão dispostas a seguir.

Tranquilidade para o contratante e seus familiares

O contrato de seguro é classificado juridicamente como um contrato aleatório, pois sua cobertura incide sobre riscos futuros e incertos, que podem ou não ser verificados, como já mencionado. Entretanto, há quem defenda que trata-se de um contrato comutativo, ou seja, que, desde a contratação, o segurado já tem vantagens equiparáveis aos valores pagos e, em especial, a sua tranquilidade.

Isso porque, independentemente da ocorrência dos sinistros, que são os eventos danosos cobertos pela apólice, o segurado contará com a ciência de que tais fatos não impactarão no patrimônio conquistado com o seu trabalho.

Ótimo custo-benefício

Outra vantagem do seguro residencial é a sua ótima relação custo-benefício, pois é um dos produtos mais baratos desse mercado e oferece proteção para um bem extremamente valioso. É possível contratar uma apólice por cerca de R$ 300 por ano!

Além da proteção contra riscos graves, como furtos e incêndios, você também economizará tempo e dinheiro quando precisar de reparos em sua residência, visto que não terá que procurar profissionais e pesquisar valores para contratar tais serviços.

Rapidez na contratação

Garantir a proteção do seu patrimônio e daqueles que você ama não pode ser uma tarefa capaz de gerar dores de cabeça, e, de fato, não é! A contratação é um procedimento rápido, sem burocracias. Os valores a serem pagos também contam com condições que são adequadas ao bolso do contratante, o que facilita sua inclusão no orçamento familiar.

Personalização

O seguro residencial é um produto feito sob medida, pois considera as suas necessidades e as coberturas pertinentes ao seu perfil, o que se reflete no preço, que é calculado de forma individualizada.

Por isso, é importante contar com uma corretora que conheça o seu perfil e ofereça o melhor para as suas demandas.

Agora que você já sabe como economizar na hora da contratação e os principais benefícios de contar com um seguro residencial, aproveite e descubra como fazer a contratação online! Use a tecnologia a seu favor e garanta a sua proteção de forma rápida e segura!