Líder rural: 5 características para você desenvolver
Os recordes frequentes na produção das commodities levam os produtores a investir em melhorias no setor. A produtividade no ramo cresceu, o que trouxe a demanda por mecanismos de governança e uma papel mais presente do líder rural.
Nos últimos anos, a expansão do setor continuou. O motivo desse crescimento não é o preço e o câmbio, mas a própria produção. Há um recorde produtivo, mesmo diante da queda de preços internacionais. Os principais produtos agrícolas, como milho, trigo e soja, revelam a tendência de alta.
O setor agrícola demanda mais recursos para manter a produtividade alta e o bom nível de empreendedorismo rural. É na liderança desses empreendimentos que as respostas aparecem. Confira os principais traços do líder rural nos próximos tópicos.
Quais as características de líder rural que você deve desenvolver?
Para ter destaque, o líder rural deve ir além da busca pelas melhores máquinas. Ele precisa focar nos profissionais, algo que vai além da produção agrícola. Uma boa liderança inclui a habilidade de lidar com pessoas e levá-las ao melhor resultado. Veja alguns traços dos melhores líderes a seguir.
1. Comunicação eficaz
A boa comunicação é a habilidade central da liderança. Os líderes rurais bem-sucedidos articulam sua visão e suas expectativas de forma inspiradora. Eles também sabem ouvir atentamente.
2. Preocupação com sustentabilidade
As práticas sustentáveis são capazes de conciliar a produção de alimentos com a preservação dos recursos naturais. No meio da emergência climática, o assunto ficou mais presente na pauta da sociedade civil. O agro é protagonista na busca por sustentabilidade, ainda que com alguns desafios.
3. Visão estratégica
O líder rural pensa a longo prazo, entende o mercado, prevê tendências e cria bons planos. Ele também sabe delegar as tarefas ideais para cada pessoa, incrementando a produtividade e melhorando os resultados.
4. Habilidade de delegar
Não dá para fazer todas as coisas sozinho. Delegar nem sempre é uma ideia fácil, principalmente para os empreendedores que criaram o negócio sozinhos, desde o início. Uma atividade no agro tem várias outras frentes e não dá para se envolver em cada uma delas.
5. Reconhecimento dos próprios limites
Um líder sabe que cada pessoa tem seu próprio espaço. Ele precisa respeitar as fronteiras de cada um e não violar a privacidade de ninguém. A função de liderar implica saber os limites entre gestão e funcionários.
Quais são os desafios do líder rural?
Embora o líder rural viva o boom da agricultura digital, com várias tecnologias novas, ainda há o que avançar em práticas como a semeadura. Mesmo com o arsenal da Agricultura 4.0, não há nada que compense o prejuízo de uma falha no plantio ou de uma má ocupação do solo.
Por isso, é preciso dar prioridade para o trabalho de acompanhar todo o processo da cultura, do planejamento até o pós-plantio. Ainda estamos aprendendo a lidar com os avanços da Revolução Verde e a usar a fertilização do solo e as máquinas no campo para aumentar a produtividade.
Alguns dos desafios do líder rural também aparecem em questões como a intensificação do uso do solo, a poluição hídrica e questões empresariais, como criação de metas, planejamento estratégico e gestão capaz de manter a empresa em pé diante da volatilidade do mercado.
Como gerir a propriedade rural?
A gestão de propriedade rural envolve tarefas como planejar a produção, organizar o trabalho, registrar resultados e trazer segurança ao patrimônio. É ela que permite uma boa tomada de decisões ao produtor. Entre as principais práticas aqui, aparece:
- organizar as informações da propriedade;
- elaborar o planejamento;
- fazer um seguro rural;
- ter controle sobre os gastos da propriedade;
- usar a tecnologia e as ideias da agricultura de precisão;
- conferir os resultados.
O ponto de partida na gestão do agronegócio é planejar, definindo o caminho que o empreendimento seguirá. Essa tarefa inclui pontos como a compra de insumos — uma etapa que ajuda a definir a qualidade da safra, seus custos e a orientação técnica.
O que é a gestão lean no agro?
O modelo “lean” tem origem no mundo automotivo. É uma ideia que teve origem no “toyotismo” e foi exportada para outros setores da economia. Sua filosofia se baseia em várias técnicas e princípios de gestão, que incluem:
- foco na geração de valor dos processos;
- diferenciar as etapas que criam valor das que não fazem isso;
- eliminar o que não produz valor;
- adotar a melhoria contínua;
- capacitar os profissionais;
- aproximar o líder rural da linha de frente;
- usar a gestão visual e a transparência;
- resolver os problemas na causa raiz;
- criar qualidade nas várias etapas de forma constante.
A gestão lean tem potencial para tornar o setor agrícola ainda mais forte, trazendo vantagem competitiva para o produtor rural e aumentando a performance da produção agropecuária.
Como ter uma liderança rural sem riscos?
Uma gestão agrícola segura passa pelo cuidado com alguns problemas. É o caso de:
- controle precário, sem cuidado com qualidade;
- gestão de uma frente só;
- necessidade de retrabalho.
O líder precisa gerir bem várias frentes. Por exemplo:
- orçamento agrícola;
- quadro de profissionais;
- infraestrutura da propriedade;
- máquinas usadas na agricultura;
- manejo de veículos;
- preparo do solo;
- cuidado com pragas e doenças;
- cultivo da lavoura;
- plantio;
- colheita;
- armazenamento;
- renovação do seguro agrícola.
Parte do trabalho do líder rural também passa por lidar com os desafios do produtor rural. É o caso das condições climáticas. Fenômenos da natureza não têm controle, o que exige ações preventivas para lidar com eles. Problemas como chuvas intensas, secas prolongadas, temporais e geada estão entre os principais.
No que é preciso prestar atenção na liderança rural?
Uma liderança rural bem-sucedida envolve aspectos fundamentais, como projeções com bases estatísticas, conhecimento dos riscos e análise da realidade do negócio. A tomada de decisão no agronegócio também importa. Gestores gastam quase 40% do tempo decidindo.
Só que metade desse tempo é usado de forma ruim. Por isso, parte da equação de uma boa escolha é o tempo. O ideal é decidir com 70% das informações que você precisa. Se esperar até ter 90%, seu processo sofrerá com lentidão.
Comunicação eficaz, noções sustentáveis e visão estratégica aparecem entre os traços do líder rural. São eles que precisam estar na mira para quem quer dar certo no ramo. Se você quiser receber mais posts como esse, curta nossa página no Facebook!