HomePostsSeguro agrícolaSeguro para Tratores e Equipamentos Agrícolas7 máquinas usadas na agricultura que você deve conhecer

7 máquinas usadas na agricultura que você deve conhecer

Seguro agrícola, Seguro para Tratores e Equipamentos Agrícolas
máquinas usadas na agricultura

Provavelmente, a utilização de recursos tecnológicos tem representado um grande avanço para a agricultura. Esses recursos, incluindo máquinas usadas na agricultura, viabilizam a entrega de produtos com qualidade, de acordo com a grande exigência do mercado, além de possibilitar a otimização e maximização da capacidade produtiva, a autossuficiência dessas propriedades, a minimização de perdas e também a inserção de pequenos e médios agricultores no mercado.

Os inúmeros tipos de máquinas usadas na agricultura podem suprir às demandas de proprietários rurais, tanto em pequena escala, quanto em operações agrícolas de proporção industrial. Todavia, pode ser difícil estar por dentro de todas as opções disponíveis no mercado.

Pensando nisto, falaremos sobre as 7 principais máquinas usadas na agricultura. Continue a leitura!

1. Trator

Os tratores, normalmente, são vistos como uma categoria ampla no mundo agrícola que possui uma vasta variedade de tamanhos, no intuito de se adequar a qualquer tipo de operação agrícola. Sua principal finalidade é puxar o equipamento agrícola, porém, os tratores mais modernos vem equipados com inúmeros acessórios para suprir a boa parte das demandas. Devido a isso, é muito importante que grandes e pequenos fazendeiros realizem a compra desse maquinário.

O trator é, na verdade, mais utilizado no campo, devido à sua versatilidade. É possível utilizá-lo para executar diferentes atividades, como descompactação do solo, reboque de cargas, aragem e transporte. A funcionalidade e a performance do trator sofrem influência das tecnologias usadas na sua fabricação.

Um trator simples e convencional apresenta uma estrutura simplificada, com motor localizado à frente do motorista, cabine aberta, duas rodas dirigíveis acima do motor e duas rodas maiores no eixo inferior.

2. Colheitadeira

Essa máquina é utilizada para inúmeras atividades de peneiramento e cultivo debulha. Normalmente, ela é o melhor maquinário para colher todos os tipos de culturas, como milho, trigo, cevada, centeio, aveia, entre outras. A colheitadeira é a melhor opção para quem deseja maximizar as atividades agrícolas.

O fato é que ela é um dos tipos de máquinas usadas na agricultura que mais têm evoluído na atualidade. Como já diz o próprio nome, essa máquina é utilizado ao longo da fase da colheita da lavoura e surgiu com o intuito de fazer com que o processo tenha mais precisão e agilidade. A realidade é que, sem utilizar esse maquinário, o produtor rural fica totalmente dependente da colheita manual, que, obviamente, demanda mais tempo e mão de obra.

Um exemplo é a colheita de milho e soja, em que a colheitadeira consegue debulhar e limpar os grãos, além de outras atividades. Porém, há outros tipos de máquinas no agronegócio, variando conforme a cultura — algodão, trigo, café, cana-de-açúcar, entre outras.

3. Pulverizador

O pulverizador, como já diz o nome, serve para espalhar defensivos agrícolas e fertilizantes em um campo. Ele borrifa sobre as plantações um fluido à base de líquido, com uma unidade normalmente puxada por um trator. Há muitos tipos de distribuidores de fertilizantes, havendo variações especialmente baseadas no tipo de fertilizante utilizado.

Por mais que haja no mercado pulverizadores operados de forma separada, grande parte das operações agrícolas demanda que esse maquinário seja operado por um trator, para uma pulverização mais rápida e distribuída de forma uniforme.

Os pulverizadores são máquinas utilizadas com o intuito de dar auxílio às empresas para combater insetos e aplicar sanitizantes. Seu principal papel é fazer com que seja controlada a dosagem da aplicação de produtos químicos sobre superfícies e objetos a serem sanitizados.

Por mais que o foco seja a aplicação de sanitizantes, é necessário frisar que, como vimos, os pulverizadores também são bastante utilizados na agricultura com a finalidade de espalhar defensivos agrícolas e fertilizantes.

4. Plantadeira

As plantadeiras são conhecidas também como semeadoras e, como o próprio nome diz, foram criadas para espalhar sementes em lotes maiores de terra com eficiência e agilidade. Por mais que as pequenas fazendas possam utilizar semeadoras mecânicas menores ou, até mesmo, alguns métodos de semeadura feitos manualmente, a plantadeira puxada por trator é normalmente utilizada em grandes fazendas.

A plantadeira é um maquinário conhecido por ser eficiente nas atividades de plantio. Por meio dela, torna-se possível determinar as condições para alinhar e espaçar as mudas. Isso é essencial para organizar e aproveitar, da melhor forma, o terreno plantado, evitando que haja desperdícios.

5. Bomba d’água

Esse maquinário é primordial para garantir a água, que é outro insumo básico em uma propriedade rural. Ele viabiliza, não somente o bombeamento por meio da captação subterrânea, mas também permite o bombeamento de reservatórios nas propriedades rurais.

A utilização de bombas d’água é primordial em terrenos onde as reservas naturais de água ficam posicionadas em lugares com menor altitude. É importante frisar que é por meio delas que se faz o transporte da água para caixas mais elevadas ou até mesmo para reservatórios dispostos para manejo de animais, irrigação e consumo familiar.

6. Perfurador de solo

O perfurador de solo é muito versátil e é uma ferramenta de apoio essencial em várias atividades em propriedades rurais e de cultivo agrícola. Com ele, torna-se mais fácil instalar mourões, fazer a perfuração do solo para construir cercas, coletar materiais de solo para realizar análise e para o plantio. Ele possui as opções de funcionamento por meio de combustível e energia elétrica.

7. Semeadeira

A semeadeira é um maquinário que, se for acoplado a um trator agrícola, pode fazer a semeadura da propriedade, colocando as sementes de plantas no solo, a fim de desenvolver alimentos como feijão, aveia, milho, soja e trigo. Normalmente, ela é utilizada para fazer a semeadura de sementes miúdas, e esse é o grande diferencial, se comparado à máquina plantadeira, que atua com sementes maiores.

Por fim, é possível ver que, com o passar do tempo, o setor da agricultura se tornou uma atividade extremamente importante no Brasil, devido à mecanização de processos, ou seja, em virtude da utilização de máquinas usadas na agricultura. Dessa forma, foi possível maximizar a produtividade e também otimizar os processos que antes demandavam força humana e animal para arar a terra.

É importante ressaltar que há seguros agrícolas que ajudam a garantir que seu negócio não ficará sem proteção do maquinário. A Humber pode te ajudar nessa missão. Ela é uma corretora de seguros que disponibiliza serviços dos melhores grupos de empresas presentes no mercado.

Agora que você sabe como proteger seu maquinário, entre já em contato com a Humber e conheça nossos seguros!