HomePostsSeguro agrícolaQuando o seguro agrícola é necessário? Entenda!

Quando o seguro agrícola é necessário? Entenda!

Seguro agrícola
seguro agrícola

Quando as plantas e os animais foram domesticados há mais de 20 mil anos, a agricultura ganhou um papel importante no surgimento da civilização humana sedentária. Mas, com a modernização da prática, ideias como o seguro agrícola surgiram para proteger os produtores do contraste climático.

Existem vários produtores que perdem suas safras por causa das secas, cheias e geadas. Por isso, o agronegócio é uma atividade de risco, já que as lavouras são expostas a todo tipo de condição.

A ideia do texto é contar qual é o melhor momento para pensar no seguro agrícola, além de dar algumas dicas para considerar se a melhor opção é pré-custeio ou custeio da safra. Boa leitura!

O que é seguro agrícola?

O seguro agrícola no Brasil ganha importância, principalmente porque o agronegócio tem um peso econômico grande. A ideia é proteger os produtores rurais do contraste climático, responsável por secas e chuvas que geram perdas nas safras. As coberturas variam com critérios que vão desde a produtividade até as emergências climáticas.

Os itens aparecem na apólice, de forma similar ao que acontece em outros seguros, como os automotivos e residenciais. Embora o agronegócio tenha evoluído, o clima ainda é um fator incontrolável que simboliza riscos para a produtividade. Nesse caso, o seguro é um custo que traz estabilidade, principalmente na hora de contornar prejuízos.

Como o seguro agrícola funciona?

O valor do seguro depende de alguns fatores. Por exemplo, o índice de produtividade da cultura, definido em cada município pelo IBGE. A ideia favorece o produtor rural por garantir a recuperação do que foi investido na lavoura. Em alguns casos, há a “subvenção federal”, ou seja, uma ajuda dada pelo Governo para facilitar o pagamento dos seguros.

Mas, existem algumas regras específicas para isso. Por exemplo, com um percentual que varia de acordo com a cobertura no caso dos grãos. Nesse caso, você pode conferir a tabela atualizada de subvenção na página de seguro agrícola do site da Humber. Além de contar com isenção de IOF, a modalidade ainda pode ganhar um extra de subvenção por meio dos governos estaduais.

Qual é a diferença entre seguro agrícola e crédito agrícola?

Seguro agrícola e crédito agrícola servem como apoios financeiros. Mas, o primeiro funciona como uma proteção para o caso de uma eventualidade, chamada de “sinistro”. Por exemplo, caso uma geada prejudique a safra, oferecendo uma indenização. Já o crédito funciona como um empréstimo. Nesse caso, você pode financiar as atividades agrícolas, pagando em parcelas acrescidas com juros.

Esse financiamento costuma acontecer por meio de instituições financeiras. O crédito pode ser intermediado por programas do Governo. É o caso do Proagro, feito para cobrir as dívidas dos programas de financiamento para os casos de contraste climático — funcionando de forma similar aos seguros privados.

Quando pensar no seguro e no crédito agrícola?

Além de ajudar a lidar com a gestão de risco, o seguro agrícola é planejado com base na proteção financeira para perdas. Por isso, as culturas ficam protegidas contra geada, seca, incêndio, chuvas excessivas e por aí vai. Parte do que pode ser contornado, é por meio do Zoneamento Agrícola de Risco Climático, em que é possível coletar informações sobre regiões com melhor potencial.

Ainda assim, vale ter em mente quando vale a pena apostar no seguro agrícola. Você pode contar com duas opções de crédito: pré-custeio e custeio. Se o primeiro cobre antecipadamente a compra de insumos, o segundo serve para financiar os custos normais do ciclo das lavouras.

Por que o seguro é importante?

O seguro agrícola tem sua contratação mais indicada para quem quer garantir uma renda mais segura até a próxima colheita. Algumas seguradoras permitem o financiamento e parcelamento dos custos, além de trazer benefícios específicos para alguns tipos de cultura. Em alguns casos, o seguro pode servir como alternativa aos programas do Governo.

Seguradoras costumam fazer menos exigências e contam com valores diferentes. Por isso, vale conferir a apólice. As apostas no seguro agrícola costumam crescer, dependendo das condições meteorológicas, com um número maior de produtores aderindo em meses de contraste climático. Na geada de 2021, por exemplo, a contratação ficou em alta.

Quais são os outros tipos de seguro rural?

Embora o seguro agrícola tenha um papel importante, existem outros tipos de seguro rural que ajudam a proteger financeiramente o agronegócio. O seguro pecuário, por exemplo, cobre os prejuízos causados pela morte precoce do rebanho. No seguro de florestas, você conta com apoio financeiro, em caso de perda de áreas florestais com valor comercial.

Já o seguro de benfeitorias cobre um grupo mais amplo de propriedades, passando por armazéns, maquinário agrícola, entre outros. O seguro de vida, por sua vez, envolve o pagamento das dívidas em crédito rural para casos de incapacidade permanente ou morte, às vezes, trazendo apoio financeiro para gastos como sepultamento.

Como escolher um bom seguro agrícola?

Você pode prestar atenção em alguns pontos na hora de escolher a melhor seguradora para seguro agrícola. Uma forma de começar é observando a reputação. Ao entender como o mercado considera a empresa, você desenvolve uma noção de como é a experiência dos clientes. As redes sociais costumam ser um bom termômetro, principalmente ao entrar em contato com antigos clientes.

Você pode ficar de olho, ainda, na transparência das informações. Procure conferir se as regras e cláusulas são claras. Por fim, não deixe de valorizar sua corretora de seguros. A organização é especializada em intermediar a interação entre os clientes e as seguradoras, analisando seu perfil e oferecendo as opções que mais fazem sentido para você.

O seguro agrícola é um caminho para trazer mais segurança para sua plantação, driblando imprevistos, como estiagem, geada e granizo. Aqui, você passa a contar com uma indenização capaz de compensar o rendimento esperado. Além da adesão ao seguro, práticas como planejar a colheita, cuidar da manutenção da colhedora, atentar às condições climáticas e orientar os operadores podem fazer a diferença na hora de evitar e diminuir as perdas na colheita.

E, se você pudesse contar com o melhor seguro possível para seu perfil? É o que a Humber Corretora de Seguros propõe. Com várias opções de seguro rural, você pode fazer a solicitação entrando em contato!