HomePostsSeguro agrícolaConheça 4 desafios do pequeno produtor rural

Conheça 4 desafios do pequeno produtor rural

Seguro agrícola
desafios do pequeno produtor rural

A vida no campo e as tarefas do agronegócio, por sua própria natureza, são responsáveis por boa parte dos desafios do pequeno produtor rural. É preciso, por exemplo, precaver-se quanto às condições climáticas, que podem colocar sob risco todo o empenho e o esforço produtivo dedicados à condução da lavoura.

Ao mesmo tempo, a propriedade deve estar devidamente estruturada e equipada a fim de prover solução às demandas da produção. Essas e outras questões precisam ser adequadamente resolvidas para que a atividade do agronegócio alcance o sucesso que a tem caracterizado no Brasil. Nesse contexto, continue a leitura e descubra 4 desafios do pequeno produtor rural!

Quais são os principais desafios do pequeno produtor rural?

O sucesso conquistado pelo agronegócio brasileiro envolve, entre outros fatores, o enfrentamento dos desafios do pequeno produtor rural. Conheça agora os principais!

1. Condições climáticas

As condições climáticas podem ser consideradas o principal desafio no campo para a produção, gerando a necessidade de dispor das informações meteorológicas para a lavoura local. Alguns fenômenos da natureza não permitem controle e, portanto, ações preventivas podem não ser suficientes se não tomadas em tempo hábil.

Assim, a falta ou o excesso de chuvas, por exemplo, comprometem a qualidade da produção e, por vezes, inviabilizam qualquer resultado positivo. Nesse sentido, os principais enfrentamentos do produtor com relação ao clima se referem a:

  • chuvas intensas ou fora do período normal;
  • seca durante fases de maiores demandas por água na lavoura;
  • ventos fortes e temporais;
  • geada e granizo;
  • calor ou frio intensos, impedindo o desenvolvimento normal.

2. Pragas e doenças

Lavouras constituem fartura para insetos, fungos, bactérias e outros seres que delas se alimentam. Assim, por exemplo, simples insetos tendo um campo inteiro à sua disposição, rapidamente, proliferarão, levando a sua população à condição de praga.

O mesmo se aplica a inúmeros outros seres vivos que “competem” com o produtor. Por sua vez, plantas invasoras de culturas (“ervas daninhas”) também representam risco ao bom desenvolvimento das plantas cultivadas porque competem por água e por nutrientes, principalmente.

O enfrentamento desses concorrentes requer medidas preventivas e corretivas, como as mostradas a seguir, entre outras:

  • uso de variedades geneticamente resistentes;
  • uso de sementes tratadas;
  • tratamento do solo;
  • uso de defensivos agrícolas específicos;
  • práticas sustentáveis, como rotação de culturas e utilização de cobertura morta, entre outras;
  • inspeções frequentes na lavoura.

3. Armazenamento e logística de escoamento

O foco do produtor precisa estar na garantia de mais e melhores safras, qualquer que seja a cultura conduzida em sua propriedade. No entanto, após a colheita, ele pode encontrar dificuldades para armazenar, assim como para escoar a produção. Mercados locais comumente não conseguem absorvê-la por completo.

A infraestrutura disponível para armazenamento e para logística de absorção pelo mercado, muitas vezes, não atende às necessidades do produtor rural. De modo geral, a capacidade de armazenamento existente no país é bem menor que a demanda e, como resultado, quase sempre também é muito distante da propriedade.

Dessa forma, resta ao pequeno produtor a busca de soluções que acabam por desviar o seu foco da produção e ocupar uma parte significativa do seu tempo. Além disso, geralmente são soluções muito onerosas que, no final das contas, corroem boa parte do seu lucro.

4. Mão de obra

Atualmente, tem sido uma dificuldade comum a muitas regiões produtoras brasileiras conseguir dispor de mão de obra qualificada para os trabalhos no campo — em especial, para operar o maquinário moderno, assim como para o manejo de animais. Quando se pensa na introdução da tecnologia no campo, os desafios são ainda maiores para conseguir pessoal preparado.

Não sem razão, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) ampliou a sua capacidade para oferecer uma infinidade de cursos em todos os níveis para o produtor, os trabalhadores e os técnicos do agronegócio.

Por sua vez, também o produtor deve se qualificar sempre, considerando que a tecnologia e as técnicas de produção não cessam a sua evolução, constantemente introduzindo novidades no mercado. Por isso mesmo, ele deve promover o interesse por capacitação e estimular o aprimoramento de todos que operam na propriedade.

Qual é a importância do seguro rural para a proteção da propriedade?

Os desafios do pequeno produtor rural mostrados aqui dão uma boa ideia dos esforços necessários para bem empreender no campo. Assim, construir uma propriedade devidamente preparada para produzir e conduzir lavoura e pecuária exige trabalho e investimento, que devem estar amparados quanto ao risco de sua perda.

Para esse fim, isto é, para que o produtor não fique no prejuízo na ocorrência de situações inesperadas, mas que facilmente podem acontecer, existe o seguro rural. Por meio de suas diferentes modalidades, tanto a propriedade quanto as suas benfeitorias e os equipamentos ficam protegidos, assim como a lavoura e os animais.

Não é à toa que pessoas de sucesso no agronegócio se resguardam utilizando o seguro rural para proteger os seus bens maiores no campo. Veja, a seguir, um exemplo de sucesso da mulher no campo.

A mulher no agronegócio

No ano de 2018, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) conduziu um estudo que identificou o crescimento da presença feminina nos negócios do campo. Os dados encontrados mostraram que 34% dos cargos gerenciais de agronegócio no Brasil eram ocupados por mulheres.

São centenas de experiências de propriedades bem-sucedidas comandadas por elas. É o caso da Fazenda Santa Maria, em Itapeva, no estado de São Paulo, que, desde 2016, tem à frente a Maria Cecília Martins (ver reportagem nas páginas 10 e 11 do jornal anexo).

Depois de deixar a sua agência de assessoria de imprensa, ela se dedicou integralmente à condução dos negócios da fazenda, principalmente à produção de grãos e à citricultura. Por meio de uma gestão dinâmica e moderna, com enfoque na meritocracia, na preservação ambiental e no uso de tecnologia, fez crescer a capacidade produtiva da propriedade.

Para esse fim, a produtora de sucesso não abre mão de profissionais especializados e faz questão de garantir a proteção da propriedade com um seguro rural. Nesse sentido, todo esforço empenhado e os recursos investidos precisam estar amparados diante dos desafios a que se submete o produtor rural.

Como você pôde ver, os desafios do pequeno produtor rural requerem toda atenção e um permanente acompanhamento para que as iniciativas necessárias sejam tomadas em tempo hábil. Por sua vez, o seguro rural é indispensável como a melhor forma de garantir amparo na ocorrência de situações que coloquem em risco o patrimônio do produtor.

Agora, entre em contato conosco e descubra como a Humber Seguros pode auxiliá-lo na proteção durante o enfrentamento dos desafios do agronegócio.