HomePostsSeguro agrícolaSaiba o que é rotação de cultura e porque é tão importante

Saiba o que é rotação de cultura e porque é tão importante

Seguro agrícola
o que é rotação de cultura

Você sabe o que é rotação de cultura? Se ainda não está muito por dentro do assunto, vai gostar de acompanhar este artigo! Afinal, essa técnica tem sido muito praticada por agricultores com o intuito de alcançar benefícios, tanto para o solo quanto em rentabilidade.

Ela vai de encontro à prática da monocultura e se mostra como uma técnica mais sustentável e também estratégica. Isso porque contribui com a conservação das propriedades físicas, químicas e biológicas do solo, além de diversificar os produtos oferecidos.

Interessante, não é mesmo? Continue lendo para entender o conceito de rotação de cultura, descobrir como ela funciona, por que é importante, quais são os benefícios que pode trazer para o seu negócio e também para o meio ambiente.

O que é rotação de cultura?

A monocultura, que consiste no cultivo de apenas uma espécie em toda a propriedade, é uma prática que está ficando defasada. Isso porque, quando exploramos o solo, sempre com o mesmo tipo de lavoura, ele fica desgastado, tanto fisicamente quanto em suas propriedades nutricionais, exigindo trabalhar com uma quantidade maior de insumos.

A solução seria diversificar as espécies cultivadas para que não houvesse esse prejuízo do solo, também com o intuito de favorecer a produtividade, afinal, a plantação sempre encontraria na terra os nutrientes que necessita para desenvolver.

Diante dessa necessidade surgiu a rotação de cultura. Essa técnica consiste em cultivar diferentes espécies na mesma propriedade e na mesma época do ano. Ou seja, fazemos plantações distintas simultaneamente.

É importante entender ao certo o que é rotação de cultura para que ela não seja confundida com a sucessão de cultura. Nesse último, caso o agricultor trabalha com espécies diferentes uma de cada vez em determinadas épocas do ano, assim, as lavouras sucedem uma a outra.

Na rotação de cultura, a técnica não funciona dessa forma. Não trabalhamos somente com uma espécie em uma estação específica, mas, sim, temos diversas plantações ocupando áreas diferentes da propriedade ao mesmo tempo.

Como essa técnica funciona?

Ficou claro o que é rotação de cultura e a diferença dela para a sucessão? Agora que você já entendeu esses dois conceitos, é hora de compreender como funciona a rotação. Para isso, vamos imaginar uma propriedade e dividi-la em quatro partes.

Cada uma dessas áreas receberá um tipo de lavoura diferente. Então, em uma parte dela plantaremos o milho, na outra trigo, na terceira o tremoço e, na última, a soja. Perceba que todas essas espécies foram semeadas simultaneamente, cada uma restrita ao seu devido espaço.

No entanto, é importante saber que não basta simplesmente decidir: quero plantar tal espécie. Isso porque a rotação de cultura é uma técnica que exige um bom planejamento. É preciso considerar diversos fatores para que haja sucesso na implementação da prática. Alguns fatores que devem ser considerados são:

  • colaboração entre as espécies;
  • herança biológica deixada por elas no solo;
  • sua capacidade de adaptação à região;
  • a maior ou menor adaptação ao clima;
  • as características da propriedade em si;
  • as oportunidades de mercado.

Antes de iniciar a rotação de cultura devemos fazer um estudo dessas e outras questões para definir qual é o melhor tipo de cultura para aquela propriedade. Além disso, é preciso considerar a viabilidade dela para que de fato se alcance sucesso com a safra e uma boa rentabilidade.

Por que a rotação de cultura é importante?

Ao ver nossa explicação sobre o que é rotação de cultura e como ela funciona, é possível perceber que trata-se de uma técnica um pouco mais complexa do que a monocultura ou a sucessão de culturas, não é verdade? Sendo assim, por que é melhor optar por ela?

A explicação está no fato de que, quando trabalhamos com espécies diferentes na mesma propriedade, evitamos o desgaste excessivo do solo. No entanto, essa não é somente uma questão ambiental, embora isso seja de extrema importância para quem trabalha com cultivos.

Na verdade, também se trata de uma estratégia que visa aproveitar ao máximo o potencial da propriedade. E ainda, é um método sustentável e muito importante para que as propriedades do solo sejam preservadas, favorecendo o desenvolvimento da lavoura, conforme explicamos.

Cada espécie consome nutrientes da terra, mas também libera outros, seja nesse processo ou então em função do material que deposita no solo. Portanto, ele está sendo constantemente adubado, mantendo os seus valores nutricionais.

Com isso, você terá uma produtividade maior e um aumento da qualidade dos seus produtos. Porém, existem ainda outras questões que fazem a rotação de culturas ser importante. A seguir falamos mais sobre os benefícios que essa técnica oferece. Confira para compreender por que ele é tão vantajosa e indispensável para manejar o solo de forma inteligente!

Conservação do solo

Já falamos sobre a conservação do solo no que se refere às suas capacidades nutricionais, porém, a rotação de cultura também traz benefícios para ele quanto às suas propriedades físicas. Aqui, podemos citar a conservação da umidade e a aeração.

A distribuição das raízes de cada espécie se dá de uma forma diferente, então, ao praticar a rotação de cultura, protegemos a terra contra as ações do clima. Também evitamos a compactação do solo, uma vez que, dependendo da espécie cultivada, ela rompe essas camadas compactadas e favorece o crescimento das raízes da espécie que vier em sequência.

Quebra do ciclo de patógenos

Quando trabalhamos com a monocultura, ou com a sucessão de culturas, há um favorecimento da proliferação de pragas e do desenvolvimento de doenças. Isso porque elas encontram o ambiente ideal para se manifestarem.

Na rotação conseguimos quebrar o ciclo desses patógenos desconstruindo o ambiente que seria ideal para a sua proliferação, como é o caso do acúmulo de palhas. Cada espécie apresenta uma resistência diferente, sendo assim, elas que coexistem e se colaboram.

Aumento da produtividade

O aumento da produtividade se dá, conforme citado, em função da melhora da qualidade do solo e a manutenção das suas propriedades físicas, químicas e biológicas. Assim, a lavoura encontra o que precisa para se desenvolver saudável.

Além disso, de acordo com o que explicamos no item anterior, reduzimos a ocorrência de pragas e doenças, então, não há o comprometimento da produção. Desse modo, temos um aproveitamento maior dos cultivos e, consequentemente, um lucro mais alto.

Redução do uso de insumos

Se o solo apresenta excelentes propriedades físicas e químicas, se os seus nutrientes são mantidos e reduzimos a incidência de doenças e pragas, então não há necessidade de utilizar muitos insumos, não é mesmo?

Além de termos produtos mais saudáveis e evitarmos a contaminação do ambiente, isso ajuda a reduzir os custos da lavoura. Sendo assim, mais uma vez conseguimos alcançar um lucro maior com a rotação de culturas.

Diversidade de produtos

Como você lidará com diferentes lavouras de uma só vez, também desfruta do benefício de oferecer uma diversidade maior de produtos. Então, pode abraçar diferentes mercados e encontrar melhores oportunidades.

Porém, não se esqueça de que é necessário fazer o devido planejamento, pois essa técnica não pode ser aplicada de forma aleatória. Devemos estudar quais são as espécies que se favorecem e contribuirão com a sua propriedade, para que você de fato tenha um cultivo sustentável e inteligente.

Gostou de saber o que é rotação de cultura? Se você optar por aderir a ela, faça um bom planejamento de acordo com as características da sua propriedade e do clima da sua região. Você não precisa realizar as mudanças de uma só vez. Pode iniciar aos poucos fazendo as adaptações até que essa prática esteja de fato incorporada em todas as suas áreas de cultivo.

Quer aprender mais técnicas para melhorar a produtividade da sua propriedade? Então, confira algumas dicas para contornar o período de seca com sucesso!