HomePostsSeguro agrícolaVeja os 7 principais pontos ao contratar o seguro de propriedade rural

Veja os 7 principais pontos ao contratar o seguro de propriedade rural

Seguro agrícola
seguro de propriedade rural

A produção rural, independentemente do segmento em que opere, além de estar sujeita as variáveis do clima, também opera com equipamentos de custos elevados. Assim, um dos primeiros cuidados a ser observado com o patrimônio do produtor é a contratação de um seguro de propriedade rural.

Assim, proteção contra danos de eventos naturais, danos ou perdas nas máquinas e equipamentos, e a tranquilidade para o produtor e sua família são motivos mais que suficientes, não é mesmo? Afinal, a propriedade rural é um patrimônio construído com muito esforço e não pode ser perdido de repente.

Continue a leitura e veja os 7 principais pontos ao contratar o seguro de propriedade rural.

Como funciona o seguro de propriedade rural?

O seguro de propriedade rural, conhecido por Seguro de Benfeitorias e Produtos Agropecuários, é uma das modalidades do Seguro Rural. Segurar uma propriedade significa cobrir perdas e/ou danos causados aos bens, diretamente relacionados às atividades rurais, que não tenham sido oferecidos em garantia de operações de crédito rural.

As atividades consideradas para fins do seguro de propriedade rural podem ser de natureza agrícola, pecuária, aquícola ou florestal. Nesse sentido, ele alcança desde as operações de armazenamento e beneficiamento até a manipulação de produtos agropecuários previstas na apólice.

O Seguro de Benfeitorias e Produtos Agropecuários não se confunde com o Seguro Agrícola, outra modalidade do Seguro Rural. Via de regra, as coberturas envolvidas no seguro de propriedade rural podem ser assim relacionadas:

  • incêndios, explosões e quedas de raios;
  • ventos fortes;
  • chuvas de granizo;
  • alagamentos;
  • roubos;
  • furtos ocorridos mediante arrombamento;
  • danos de ordem elétrica;
  • colisões de veículos;
  • quedas de aeronaves;
  • recomposição de documentos.

Que aspectos devem ser avaliados na contratação?

Um seguro para a propriedade rural pode ser contratado por qualquer produtor e, como visto, operando nas diversas atividades rurais existentes. No entanto, é muito bom considerar estas 7 dicas que vão facilitar muito essa empreitada e auxiliar na escolha da opção mais adequada.

1. Avalie os valores envolvidos

Confira exatamente os valores de que você precisa no caso de um sinistro que precise ser indenizado, de modo que atendam às necessidades que serão criadas com o evento. Leve em conta todas as coberturas necessárias que você pretende contratar.

Por sua vez, considere o custo dessas opções que você fizer, isto é, qual o prêmio a ser pago todo mês (se for parcelado). Além disso, é muito importante avaliar o valor da franquia, ou seja, quanto será descontado do valor devido pela indenização e que cabe a você como segurado garantir.

2. Entenda a relação custo-benefício

A relação custo-benefício na contratação do seguro de propriedade rural deve ser avaliada em cada caso. Aqui, mais uma vez, é de todo recomendável a assessoria de uma corretora experiente em seguro rural.

Uma corretora especializada no agronegócio será capaz de avaliar o que é realmente necessário e recomendar as melhores opções para a contratação. Nesse sentido, a avaliação de uma consultoria experiente poderá melhorar sensivelmente o conteúdo final da apólice.

3. Compare as opções existentes

Quando seu corretor apresentar as opções oferecidas pelas seguradoras, olhe cada uma e tire dúvidas na hora. Faça perguntas para entender o que está sendo comparado e se as vantagens apresentadas por um produto fazem parte de suas necessidades. É preciso que a opção seja vantajosa para o seu caso.

Leve em conta o valor máximo garantido pela seguradora para os itens que você quer proteger. Na verdade, esse é um cuidado para se ter até no momento da assinatura do contrato, para que você realmente contrate o que de fato resolveria se houvesse um sinistro.

4. Conheça os detalhes do seguro

Uma apólice de seguro da propriedade rural deve ser lida integralmente a fim de se conhecer os detalhes e verificar o que está sendo contratado. Não se trata de preciosismo, mas da certeza de que só valerá o que estiver na apólice.

Assegure-se de ter fornecido informações fidedignas. Qualquer dado que não corresponda à realidade pode conferir à seguradora o direito de não pagar a indenização em caso de sinistro.

5. Identifique a melhor combinação de coberturas

Uma vez definidas suas necessidades e identificadas as coberturas aplicáveis ao seguro para sua propriedade rural, procure saber quais as coberturas adicionais são oferecidas e defina a melhor combinação entre elas. Leve em conta as comparações que você já deve ter feito anteriormente.

6. Confira todos os dados antes da assinatura

Quando só faltarem as assinaturas no contrato, dê uma boa lida em tudo novamente antes de assinar. Apenas tenha certeza de que está tudo conforme você entendeu e discutiu com seu corretor.

Além das coberturas eleitas para o seguro, confira nomes, endereços, valores, franquia e tudo o que for pertinente. Seu corretor, mais uma vez, será o grande parceiro nessa empreitada se você ainda tiver qualquer dúvida. Não se permita ficar com dúvidas.

7. Conte com uma corretora de seguros experiente

Ao longo deste post, insistentemente chamamos a atenção para a importância de você contar com a assessoria de uma corretora de seguros experiente em seguro rural. A avaliação das coberturas mais adequadas às necessidades da propriedade, assim como as opções oferecidas pelas seguradoras são de extrema valia para sua escolha.

A sua corretora deve ser experiente em seguro rural e reconhecida no mercado. Desse modo, será sua grande e indispensável parceira. Na verdade, essa parceria se constitui em uma consultoria agrícola para a contratação de um seguro rural.

Assim, considere a Humber Seguros e sua experiência de mais de 30 anos no mercado, disponibilizando consultoria agrícola e assessorando na contratação de seguros rurais. Não importa se o seu segmento é produção de frutíferas ou silvicultura, a Humber tem em seu portfólio soluções para garantir os melhores seguros para sua propriedade.

Como se viu, embora o seguro de propriedade rural componha o grande grupo de Seguros Rurais, ele tem especificidades próprias que precisam ser bem conhecidas para se construir a apólice realmente necessária para a propriedade. Por essa razão, não se pode abrir mão da assessoria de uma boa corretora de seguros.

Entre em contato conosco e tenha uma equipe experiente à sua disposição.