Meteorologia para agricultura: entenda a importância para o negócio

Seguro agrícola
meteorologia para agricultura

O cultivo de alimentos depende muito do clima e do tempo porque eles influenciam na maior ou menor produtividade da plantação. Sendo assim, a meteorologia para agricultura é essencial, pois possibilita que o produtor faça planejamentos estratégicos para trabalhar da melhor forma.

Porém, não se trata apenas de saber quando choverá, porque outros fatores climáticos também interferem positiva ou negativamente nas plantações. Portanto, o produtor precisa estar sempre atento aos boletins meteorológicos e entender como funciona o clima em sua região.

Preparamos este artigo para explicar por que a meteorologia é tão importante para o agronegócio, as vantagens de fazer as análises meteorológicas e quais são as opções para acompanhar a previsão do tempo. Continue lendo e veja como alcançar um melhor desempenho em sua plantação!

A importância de analisar dados meteorológicos

Há algumas décadas, o tempo mostrava uma estabilidade maior. Era mais fácil identificar as sazonalidades e isso possibilitava fazer um planejamento para manejar a terra. Porém, as mudanças climáticas são expressivas atualmente e nem sempre o clima é igual de um ano para o outro.

No entanto, é fato que a agricultura depende muito do comportamento dele, tanto para trabalhar o solo quanto para semear e, até mesmo, para fazer a aplicação de defensivos. Por isso, o produtor deve estar atento à meteorologia com o intuito de planejar as suas ações.

É dessa forma que se consegue aumentar a produtividade, tanto dos profissionais que atuam com ele quanto da própria plantação. Isso também ajuda a evitar prejuízos e desperdícios que trazem impactos financeiros negativos e podem levar à perda de toda uma lavoura.

A meteorologia para agricultura, portanto, é um fator determinante no que se refere à maneira como será a produção. É por meio dela que as atividades são planejadas no tempo exato para que se possa aproveitar ao máximo o clima, de modo que ele traga apenas vantagens e benefícios.

As vantagens de analisar a meteorologia para agricultura

O planejamento é essencial para qualquer coisa que vamos fazer, pois ele ajuda a guiar as nossas decisões da melhor maneira possível. Um dos fatores que você deve considerar trabalhando com a agricultura é a meteorologia, sendo fundamental analisar os seus dados e informações.

Esse cuidado precisa ser constante, pois as mudanças ocorrem de forma brusca e sabemos que o clima pode variar bastante de um ano para o outro, até mesmo, dificultando conhecer os períodos de seca e de altas precipitações. Assim, analisar os dados de meteorologia para agricultura traz diversas vantagens, como as que listaremos a seguir.

Receber alertas

Acompanhar as notícias sobre o tempo permite que você receba alertas sobre o que acontecerá nos próximos dias. É possível saber a chegada de frentes frias, geadas, ventos fortes, tempestades com granizo, entre outros eventos que podem causar danos em sua plantação, e isso ajuda a adotar medidas preventivas.

Tomar decisões precisas

As boas decisões são aquelas tomadas com base em fatos devidamente analisados. No que se refere ao manejo do solo, acompanhar os boletins meteorológicos ajuda na tomada de decisão para aproveitar o clima em seu favor e ainda para definir quais são os melhores investimentos, que ajudarão a evitar prejuízos na lavoura em função dos eventos climáticos.

Planejar ações

Acompanhar a meteorologia para agricultura também ajuda muito a planejar o melhor período de cada uma das ações a serem realizadas. Afinal, o preparo do solo, a semeadura, a irrigação, a aplicação de insumos, entre outros, podem ser feitos com maior sucesso em determinadas épocas, que favorecem a produtividade e o aproveitamento do tempo e de produtos.

Evitar prejuízos e desperdícios

Conhecer a direção do vento, por exemplo, influencia, de forma direta, na aplicação de defensivos agrícolas, evitando o desperdício desses produtos. Saber quando choverá ou não ajuda a definir como a plantação deverá ser trabalhada e tudo isso permite que você não tenha prejuízos com danos à plantação, redução da produtividade ou perda da lavoura.

Aumentar a produtividade

A análise do tempo permite aumentar a produtividade, tanto da equipe quanto das máquinas e da própria lavoura. Isso porque as ações são planejadas e executadas da melhor forma possível, então, além de o trabalho render, a produção pode ser aumentada.

Registrar eventos na fazenda

O registro dos eventos climáticos que ocorrem na fazenda é importante para conhecer o histórico dela, entender de que maneira o tempo afetou a produção e quais medidas foram adotadas. Dessa forma, fica mais fácil adotar novas ações para se prevenir, caso isso venha a se repetir.

As opções para analisar a meteorologia

Hoje, não conseguimos olhar para o céu e afirmar com precisão se choverá, como acontecia antigamente. Apenas essa observação não é suficiente e, mesmo que fosse, é incompleta, uma vez que não determina outros fatores climáticos que também influenciam a agricultura.

Sendo assim, o ideal é que você analise dados meteorológicos emitidos por empresas ou órgãos competentes e especializados nesse assunto. A seguir, listamos três opções de como fazer a análise do tempo de uma forma eficaz. Confira!

Acompanhar boletins do tempo

Os boletins do tempo podem ser acompanhados de forma muito fácil pelos canais de mídia. Eles são emitidos na televisão, no rádio e pela internet e podem ser consultados a qualquer hora. Porém, podem ser um pouco mais limitados em função de mostrarem aquilo que acontecerá dentro de poucos dias ou de um dia para o outro apenas.

Autorizar envios de alerta

Você pode receber mensagens de alerta, como aquelas enviadas pela Defesa Civil, que chegam diretamente no celular e possibilitam saber quais eventos climáticos mais extremos podem acontecer nos próximos dias. Esse é o caso de rajadas fortes de vento, precipitações com alto volume de água, geadas e chuvas de granizo.

Verificar previsões para longo prazo

Também é possível acompanhar as previsões para longo prazo, que são emitidas pelas empresas e por institutos que analisam o clima. Nesse caso, elas mostram como serão as estações, se haverá secas severas, excesso de chuva, variações extremas de temperatura e outros eventos que você deve antever para se planejar.

Acompanhar a meteorologia para agricultura é fundamental, pois o tempo é um aliado do produtor agrícola, mas também pode ser um grande vilão em muitos casos. Assim, saber o que acontecerá permite que você adote medidas preventivas e defina estratégias que contribuirão positivamente para sua lavoura, aproveitando o plantio sem sofrer prejuízos.

Além de acompanhar a previsão meteorológica, existem outras formas de proteger a sua lavoura. Entre em contato conosco para conhecer as soluções que oferecemos para você não ter prejuízos!