HomePostsSeguro agrícolaEntenda agora a importância da logística agrícola!

Entenda agora a importância da logística agrícola!

Seguro agrícola
logistica agricola

O maior problema enfrentado pela agricultura no Brasil não está nas lavouras. Afinal, nosso país é um dos maiores produtores do mundo. As dificuldades enfrentadas, na verdade, ocorrem principalmente com a logística agrícola.

A diversidade de cultivos no Brasil é muito grande, bem como o volume deles, no entanto, os agricultores enfrentam o desafio de estocar, transportar e distribuir esses produtos adequadamente, uma vez que a estrutura logística brasileira não é favorável.

No entanto, o problema também acontece pela falta de informação que faz o produtor cometer alguns erros e ter prejuízos com sua propriedade. Foi pensando nisso que preparamos este artigo. Continue lendo para entender ao certo o que é logística agrícola, sua importância, como ela pode ser otimizada e os benefícios de fazer isso.

O que é a logística agrícola?

A logística é um setor essencial para empresas de todos os ramos, pois todo o processo produtivo depende das suas estratégias e organização. Na agricultura isso não é diferente, uma vez que é necessário investir na logística agrícola para garantir a produção da lavoura e o escoamento dos cultivos.

Também chamada de logística rural, ela não trata apenas do transporte daquilo que é cultivado, mas ainda tem a função de executar ações essenciais para o plantio. Algumas tarefas desempenhadas por esse setor em propriedades rurais são:

  • aquisição de insumos, produtos e sementes;
  • armazenamento desses itens adquiridos;
  • transporte da produção;
  • estoque dos cultivos;
  • distribuição dos produtos.

Ou seja, tudo o que se refere à gestão dos produtos e insumos utilizados na propriedade, bem como na movimentação dos cultivos, é de responsabilidade do setor de logística. Por isso ele precisa estar bem estruturado, a fim de que a propriedade opere sem problemas.

Qual a importância da logística agrícola?

Imagine que o momento de uma nova semeadura já está próximo, no entanto, ainda não foram adquiridos os insumos para preparar o solo. Para não perder o período ideal será necessário procurar por esses itens o mais rápido possível, reduzindo as opções, o que pode encarecer essas compras e, consequentemente, o custo da produção.

Esse é apenas um exemplo entre os vários problemas que podem acontecer se a logística agrícola não for aplicada corretamente. Nesse caso, a situação seria facilmente evitada se houvesse um planejamento correto e o responsável por essas aquisições já as tivesse feito no momento mais propício, buscando melhores oportunidades.

A logística, como você viu, está envolvida com toda a cadeia produtiva da propriedade rural. Portanto, quando ela é bem realizada não há atrasos, conseguimos fazer economia, evitamos as perdas no estoque e reduzimos o custo com transporte.

Assim, ela é essencial para termos uma boa produção, para garantir o armazenamento adequado dos cultivos e o modo correto de distribuição. Desse modo, os produtos chegam ao cliente com a qualidade exigida por ele.

Como otimizar a logística agrícola?

Você sabia que os custos com a logística são os principais vilões na hora de precificar um produto? Isso se dá pelo fato de que a estrutura encontrada no Brasil dificulta o escoamento da produção encarecendo o transporte, principalmente.

No que se refere à agricultura, erros cometidos na logística podem reduzir a produção de uma safra e levar a perdas significativas no estoque. Isso em função do armazenamento incorreto e de falhas na hora de fazer a distribuição.

Nesse sentido, não basta apenas definir o que deve ser feito na logística, é preciso buscar alternativas para otimizar esses processos. Dessa forma conseguimos melhorar a produtividade do setor, torná-lo muito mais inteligente e eficaz para reduzir custos e evitar prejuízos. Porém, como fazer essa otimização? Veja a seguir algumas boas práticas!

Fazer um planejamento

Os cuidados que um produtor de feijão tem com seu cultivo não são iguais aqueles de quem trabalha com tomates. Então, a logística agrícola precisa ser planejada de acordo com as necessidades da propriedade. Assim você adequará suas práticas para ter um local de estocagem apropriado, calcular o tempo ideal de transporte, possíveis riscos e outros detalhes.

Automatizar dados e informações

A logística agrícola também precisa se preocupar com o gerenciamento de dados e informações referentes ao processo produtivo. Perceba que cada etapa precisa suceder a outra sem atrasos, portanto, é interessante adotar um sistema que permita automatizar o gerenciamento dos dados, evitando erros ou falhas na comunicação e nos registros.

Planejar corretamente o transporte

A forma como o transporte dos cultivos será feita é essencial para evitar prejuízos e garantir a qualidade dos produtos. Sendo assim, é importante que entre as opções de modal e tipos de veículo você escolha aquele mais apropriado para a sua produção.

Investir no armazém

É comum que a produção se perca enquanto ainda está em estoque, e isso acontece por causa de erros no armazenamento. Por isso, de acordo com as necessidades dos seus produtos, faça investimentos no armazém mais adequado para eles. Se não for possível a construção de um na propriedade, é possível fazer o aluguel desse espaço.

Fazer parcerias com cooperativas ou empresas

Essa também é uma boa alternativa para evitar perdas no estoque, pois parte da produção, ou toda ela, pode ser destinada para a cooperativa ou empresas parceiras especializadas em estocagem. Elas disponibilizam um espaço adequado para o produtor.

Outras opções para otimizar a logística agrícolas são:

  • fazer o transporte de grandes volumes;
  • adotar o transporte fracionado ou compartilhado;
  • considerar a sazonalidade;
  • ter na equipe um especialista em logística;
  • buscar novas opções de mercado para escoamento produtivo;
  • manter os dados de fornecedores e clientes atualizados.

Quais são os principais desafios da logística agrícola?

Conforme citamos, a logística agrícola enfrenta ainda muitos desafios para que o processo produtivo e o escoamento da produção sejam feitos adequadamente, e não interfiram nas rotinas da propriedade nem tragam prejuízos.

A movimentação de grandes volumes, por exemplo, seja até os pontos de venda ou portos, é uma dificuldade, em especial para determinadas regiões do Brasil onde as opções de modal são poucas e não atendem às demandas produtivas. Essa questão encarece o transporte em função da grande distância a ser percorrida.

Afinal, o modal rodoviário ainda é aquele mais utilizado e nós sabemos que rodar pelas estradas brasileiras exige um alto investimento, isso no que se refere ao preço do combustível aos vários pedágios e à insegurança, já que o roubo de cargas é muito frequente.

Outro fator de peso é a perecibilidade dos produtos. Adequando a umidade e temperatura, conseguimos aumentar o seu ciclo de vida, mas, ainda assim, existe o risco de perdas. Nesse sentido, é preciso um excelente planejamento para cuidar do manuseio, armazenamento e transporte em veículos corretos.

Portanto, otimizar a logística agrícola envolve a adoção de estratégias que organizem o processo produtivo e dinamizem o escoamento da produção para que ela não seja perdida. Por isso, sua boa prática oferece diversos benefícios, como:

  • organização da produção;
  • aquisição de produtos e insumos com melhor custo-benefício;
  • adequação do processo produtivo ao tipo de cultivo;
  • redução do risco de perdas na produção;
  • distribuição inteligente dos produtos;
  • redução de custos com a produção e transporte;
  • maior qualidade dos produtos entregues ao cliente;
  • aumento dos lucros.

A logística agrícola não é uma prática somente de grandes propriedades rurais. Todos aqueles que trabalham nesse setor precisam manter uma boa organização do seu processo produtivo e distribuição dos cultivos. Dessa forma terá menos prejuízos e uma rentabilidade maior.

Gostou dessas dicas? Então, curta nossa página no Facebook e acompanhe postagens com temas interessantes como esse!