HomePostsSeguro ViagemQuais são os cuidados que devo tomar para contratar um seguro viagem?

Quais são os cuidados que devo tomar para contratar um seguro viagem?

Seguro Viagem
cuidados para contratar seguro viagem

Sabia que é preciso tomar alguns cuidados para contratar um seguro viagem? É fato que essa proteção é essencial para quem deseja passar alguns dias fora de casa mesmo, sem sair do território nacional. Afinal, a gente nunca sabe quando um imprevisto acontecerá.

Porém, também é verdade que existem muitas opções no mercado, tanto de produtos quanto de operadoras. Além disso, estão disponíveis diversos tipos de cobertura, e há muitos detalhes que precisam ser analisados com cautela para que você tenha certeza de fazer uma boa contratação.

Para ajudar, preparamos este artigo listando quais são os principais cuidados que você precisa ter ao fazer a contratação de um seguro viagem. Continue lendo e veja como fazer uma boa escolha para estar devidamente protegido e viajar com tranquilidade!

Analise as opções disponíveis

Quando você pesquisar sobre seguro viagem perceberá que existem opções de produtos com coberturas muito básicas e aquelas que são bem mais completas. Elas oferecem diferentes tipos de proteção para o segurado e até mesmo para os seus bens.

Por isso, ao fazer a contratação, é importante que você analise as opções disponíveis e esteja consciente de que deve optar por um seguro condizente com seu perfil. Afinal, cada pessoa apresenta uma necessidade distinta, o que varia, também, de acordo com o tipo de viagem que será feita.

O seguro que contratamos para viajar em família, com crianças, um idoso ou uma mulher grávida, não é o mesmo daquele que precisa ser contratado para uma pessoa que vai viajar para praticar esportes radicais, por exemplo. Portanto esteja atento às suas necessidades.

Informe-se bem sobre a operadora

Além das várias opções de seguro, você também encontrará muitas empresas oferecendo os mesmos tipos de serviço. Assim, um dos cuidados para contratar um seguro viagem é estudar muito bem a operadora que você pretende escolher.

Verifique se ela realmente tem autorização para comercializar esse tipo de produto. Informe-se se os seguros que ela está oferecendo são regulamentados e não se esqueça de verificar a reputação da empresa no mercado.

Uma pesquisa rápida na internet é suficiente para que você verifique se não há muitas reclamações sobre ela e os seus serviços, se os clientes estão satisfeitos e se ela realmente cumpre aquilo que promete.

Leia atentamente o contrato

Sabe aquelas famosas letrinhas miúdas que escondem informações importantes? É preciso pensar nelas antes de assinar uma apólice de seguro. Talvez não estejam presentes em seu contrato, porém, informações de difícil interpretação e algumas “pegadinhas” podem estar contidas no texto.

Não tenha pressa e demore o tempo que precisar para analisar o contrato proposto. Se tiver alguma dificuldade, peça a ajuda de uma corretora de seguros para identificar quais são os detalhes do contrato, a fim de que você tenha a certeza de optar por um serviço que atende ao que necessita.

Escolha corretamente as coberturas

As seguradoras não são obrigadas a oferecer várias coberturas em uma apólice, mas elas estão disponíveis para que você as escolha de acordo com o que precisa. Por isso, é fundamental analisar as opções oferecidas e optar por todas as que serão úteis para você. Algumas coberturas básicas e adicionais encontradas no mercado são:

  • despesas médicas e hospitalares;
  • despesas odontológicas;
  • regresso sanitário;
  • translado médico;
  • morte em viagem;
  • translado de corpo;
  • invalidez;
  • cancelamento de viagem;
  • assistência jurídica;
  • perda ou extravio de bagagem;
  • pagamento de fiança;
  • problemas com voo;
  • prorrogação de estadia.

As coberturas são muito variadas. E, sendo assim, é interessante que você pesquise antecipadamente quais são as mais interessantes, para evitar tomar uma decisão em cima da hora, o que poderia resultar na contratação de algo que você não precisa e deixando de lado o que seria essencial.

Verifique se atende às exigências do local de destino

Esse é um dos cuidados para contratar um seguro viagem que nem todas as pessoas sabem que deveriam ter, mas que pode estragar uma viagem se não for considerado. Isso porque, dependendo do destino escolhido, existem algumas exigências para a contratação desse tipo de seguro.

Alguns países e regiões estipulam garantias mínimas que precisam constar na apólice para que a pessoa esteja autorizada a viajar para lá. Esse é o caso dos países que pertencem ao Tratado de Schengen, como Portugal, Reino Unido, Suíça, Alemanha, Espanha, França, Grécia, Itália, entre outros.

Sendo assim, se você não quer ver a sua viagem terminar antes mesmo de começar, é preciso fazer essa pesquisa básica de antemão para saber quais são as exigências do seu destino. Assim poderá se programar corretamente para contratar um seguro adequado.

Veja o que o seguro não cobre

Da mesma forma como o seguro oferece proteção de acordo com as coberturas que você escolheu, existem algumas situações que não são cobertas pelas operadoras, e você precisa saber quais são elas para tomar alguns cuidados durante a sua viagem. Confira alguns riscos que geralmente não estão inclusos no pacote de seguros:

  • atos ilícitos dolosos;
  • eventos naturais (furacão, terremoto, ciclone, inundações);
  • intoxicação;
  • uso de material explosivo;
  • terrorismo ou atos de guerra;
  • acidentes a bordo de embarcações;
  • continuação de procedimentos médicos.

No caso dos praticantes de esporte radicais ou atividades de aventura, acidentes e enfermidades causados por eles apenas recebem proteção se for contratada uma cobertura especial.

Compare o custo-benefício

Além de todos esses cuidados para contratar um seguro viagem, você não pode se esquecer das questões financeiras. Portanto, outra medida importante é fazer a comparação do custo-benefício para verificar qual das opções é a mais viável.

Perceba que não estamos falando de procurar o orçamento mais baixo porque nem sempre é realmente vantajoso, já que pode não oferecer aquilo que você precisa. O ideal é estudar qual das opções oferece mais coberturas, de acordo com que você necessita, por um preço justo, e ainda considerando a reputação da operadora.

Acredite, é preciso tomar todos esses cuidados para contratar um seguro viagem, pois somente dessa forma você estará escolhendo um produto que garantirá a proteção que precisa. Não se esqueça que pode contar com corretoras para facilitar esse processo de contratação e encontrar as melhores opções em seu caso.

Gostou dessas dicas? Então seus amigos também vão gostar! Compartilhe com eles em suas redes sociais!