HomePostsSeguroSaiba agora se um seguro cobre danos da natureza!

Saiba agora se um seguro cobre danos da natureza!

Seguro
seguro cobre danos da natureza

Já pensou em encontrar o seu carro destruído por uma árvore tombada em razão dos fortes ventos de um temporal? Ou um incêndio em sua residência provocado por um raio repentino? Nesses casos, você sabe se o seguro cobre danos da natureza?

As hipóteses são muitas para os estragos que podem resultar das forças da natureza agindo sobre o patrimônio e a própria vida de qualquer pessoa, em qualquer lugar. Mas, por outro lado, será que existem formas de se proteger dessas perdas tão imprevisíveis quanto prejudiciais?

Continue a leitura deste post e saiba agora se um seguro cobre os danos resultantes de eventos da natureza!

O seguro cobre danos da natureza?

Os diversos tipos de seguros — vistos adiante neste post — podem perfeitamente abrigar cláusulas de cobertura contra danos resultantes de eventos da natureza. Algumas dessas coberturas fazem parte dos pacotes básicos, enquanto outras devem ser selecionadas pelo segurado em razão de suas necessidades. De maneira geral, as forças da natureza podem provocar danos direta ou indiretamente, conduzindo ao sinistro. Assim, por exemplo, um raio pode gerar um incêndio e esse, por sua vez, resultar em uma explosão com muitos danos patrimoniais.

Uma ocorrência dessa natureza pode estar coberta pelo seguro. Da mesma forma, outros sinistros resultantes de tempestades e vendavais também podem fazer parte da apólice do segurado.

São exemplos de coberturas dessa natureza que podem ser contratadas, entre outras:

  • vendaval;
  • raios;
  • incêndio resultante;
  • explosão resultante;
  • tempestades;
  • inundação;
  • granizo;
  • tremores de terra;
  • transbordamentos (rios, lagos e represas).

Cada modelo de seguro apresenta uma abrangência nas coberturas que pode oferecer. As diversas situações devem ser avaliadas pelo interessado e especificadas no contrato para que constem da apólice. O ideal é contar com a assessoria de uma corretora de seguros experiente. Ela poderá demonstrar as melhores opções disponíveis no mercado e adequadas às suas necessidades.

Quais são os tipos de seguros com essas coberturas?

Como visto antes, existem diversos tipos de seguros que podem oferecer proteção contra danos da natureza. Os principais são mostrados a seguir, com suas respectivas características.

Seguro de vida

O seguro de vida existe para pagar, ao segurado ou ao beneficiário por ele indicado na apólice, uma indenização no caso de ocorrência de morte natural ou de morte acidental. Essa é a cobertura básica que todo seguro de vida deve atender. Além dessas, existem coberturas adicionais para invalidez permanente (total ou parcial) por acidente e invalidez permanente funcional por doença. Um bom seguro de vida ainda oferece opções, como seguro de vida em grupo para empresas, seguro de vida mulher e seguro de vida sênior, entre outras.

Seguro de vida simplificado

O seguro de vida simplificado é uma modalidade que oferece agilidade e simplicidade para sua contratação. Pode ser realizado online, no site da corretora, de modo muito fácil. Essa modalidade apresenta coberturas para morte natural e morte acidental, além de assistência funeral para o titular segurado. Oferece, além disso, a grande vantagem de disponibilizar a vigência da cobertura para morte natural imediatamente após a contratação.

Seguro de acidentes pessoais

O seguro de acidentes pessoais tem como objetivo a proteção por meio do pagamento do capital que for apontado na apólice ou custear o tratamento médico. Os alcances das coberturas e seus respectivos valores dependem do que for contratado, em razão das necessidades do segurado. Assim, uma grande característica desse seguro é a personalização das coberturas, adequando-se às demandas de cada um. Ao mesmo tempo, o preço desse seguro é proporcional à abrangência das coberturas contratadas.

Seguro de acidentes pessoais (profissionais corajosos)

Algumas profissões, pela natureza de suas atividades, merecem uma atenção especial. Por essa razão, o seguro de acidentes pessoais para profissionais corajosos têm características diferenciadas. Assim, determinados profissionais, como policiais, bombeiros e motoboys, de uma lista de dezenas de atividades, são aceitos para o enquadramento nessa categoria. A modalidade tem cobertura para morte acidental e invalidez por acidente e ainda oferece outras vantagens exclusivas.

Seguro auto

No caso do seguro auto, a chamada apólice compreensiva ou multirrisco pode cobrir um elenco grande de riscos. Entre os principais, pode ser considerada a ocorrência de raio, incêndio ou explosão, além de alagamentos, enchentes ou inundações. Ademais, a cobertura também pode alcançar os casos de queda de árvore, granizo, vendaval e até tremores de terra. É preciso considerar que as coberturas básicas podem não envolver alguns desses riscos, devendo-se fazer a opção pelas adicionais conforme a demanda de cada segurado.

Seguro residencial

De modo semelhante ao seguro auto, também o seguro residencial tem a apólice multirrisco. No entanto, a cobertura básica inclui apenas incêndio, explosão, fumaça e queda de raio. Desse modo, com mais razão, devem ser consideradas as coberturas adicionais uma vez que têm um elenco extenso de coberturas que podem atender às necessidades de cada um.

Quais as principais razões para proteção contra eventos da natureza?

Os danos ocasionados por eventos da natureza, como tempestades e vendavais, podem ser imensuráveis —especialmente quando envolvem a perda de entes queridos ou profissionais competentes, entre outros. Muitas vezes, boa parte do esforço de toda a vida pode ser perdido e não se ter mais meios para prosseguir ou recomeçar. A história muito recente tem demonstrado o tamanho que essas perdas podem alcançar nos tristes e dolorosos eventos de rompimento de barragens aos quais o país assistiu.

Por sua vez, a elevada incidência de raios, enchentes e outras manifestações da natureza aponta para riscos climáticos de acidentes cada vez maiores. Essas ocorrências podem facilmente produzir fatalidades, alcançando qualquer um, em qualquer tempo. Assim, a contratação de um seguro é questão de não deixar passar a oportunidade enquanto é possível. Definir as coberturas mais adequadas às circunstâncias e às necessidades de cada pessoa, família ou empresa é uma precaução que não deve ser desconsiderada.

Leve em conta, por exemplo, que o seu patrimônio, como casa e carro, mas, sobretudo, a sua segurança e a de sua família, poderão estar amparados na incidência daqueles eventos naturais.

Agora que você já sabe que o seguro cobre danos da natureza, o melhor caminho é poder contar com a orientação de uma corretora de seguros experiente, capaz de indicar as melhores opções existentes para você proteger a si mesmo e aos seus.

Gostou deste post? Para estar seguro de tudo o que precisa saber sobre como amparar sua família, entre em contato conosco!