Quer economizar no preço de seguros? Saiba aqui!

Seguro
preço de seguros

Contratar um seguro é um desejo de muitas pessoas, uma vez que isso garante a cobertura de gastos no caso de acidentes pessoais, de danos causados em propriedades, na perda de familiares etc. Muitos usuários, porém, têm receio em fazer a contratação, por pensarem que se trata de algo muito caro.

Essa é uma ideia que precisa ser desmitificada, uma vez que é possível economizar no preço de seguros, colocando em prática algumas dicas. Quer saber quais são elas? Então, siga a leitura e confira agora mesmo!

Como economizar no preço de seguros

Faça cotações online

Para garantir um seguro que não seja muito caro e proporcione uma boa cobertura para você, para o seu negócio ou para a sua família, uma boa alternativa é fazer cotações online. Hoje em dia, existem diversas seguradoras digitais, que proporcionam orçamentos pela internet. Isso é muito vantajoso, pois você fará a economia de tempo e também não terá custos com deslocamento para ir até uma corretora de seguros. Para isso, basta pesquisar na internet por seguradoras online e verificar quais delas têm opções mais vantajosas para você.

Avalie as opções disponíveis no mercado

Se você está em dúvida em relação ao preço de seguros e a outras informações disponibilizadas pelas seguradoras que contatou, faça as avaliações e reflexões sobre o que cada uma forneceu. Avalie as formas de atendimento, os canais utilizados para o caso de ser preciso entrar em contato para solicitar a cobertura etc. Tudo isso é importante e deve ser contabilizado no preço de seguros. Lembre-se de que é preciso contratar uma opção barata, mas que, ao mesmo tempo, tenha qualidade.

Contrate a cobertura de acordo com a sua necessidade

Pode até parecer interessante, em um primeiro momento, adicionar todas as coberturas disponíveis em um seguro. Porém, para que o preço de seguros não se torne muito caro, convém adicionar apenas aquilo que representa uma utilidade para você. No caso de querer economizar, convém, inicialmente, cobrir os riscos que são mais presentes no seu dia a dia e, depois, com o passar do tempo, contratar novas coberturas.

Realize simulações

Para garantir o menor preço dos seguros, convém que você faça simulações diversas, solicitando cotações para mais de uma seguradora. Nesse momento, questione os corretores e tire todas as dúvidas que você tiver sobre os planos e coberturas oferecidos por cada empresa. Lembre-se de que as simulações são gratuitas e, por isso, você pode solicitar quantas desejar e avaliar qual opção — ou seguradora — é mais interessante para você.

Aumente a franquia

A franquia é uma espécie de “teto” do valor que uma cobertura oferece. Assim, se um carro segurado se envolve em um acidente, mas tem como dano apenas um arranhão, com baixo custo para ser consertado, não se atinge esse valor mínimo. Para diminuir o custo na contratação do seguro, assuma uma maior participação no caso da ocorrência de sinistros. Assim, as seguradoras tendem a diminuir o preço das apólices de seguro e você ainda terá uma cobertura para situações em que os valores a serem pagos são mais altos.

Pesquise sobre a seguradora

Para que possam oferecer a venda de seguros, as seguradoras devem ser credenciadas na Superintendência de Seguros Privados (Susep). Esse órgão é o responsável pela fiscalização desse tipo de empresa. Logo, se você estiver negociando com uma organização não credenciada, encerre agora mesmo. Também é interessante fazer pesquisas sobre a seguradora em sites de reclamações e órgãos de defesa do consumidor. Assim, com base na opinião de outros usuários, você poderá saber se a organização é idônea ou não.

Outra forma de consultar a seguradora é analisando as suas redes sociais. O Facebook, por exemplo, tem um espaço para que os usuários avaliem empresas. Leia os comentários e veja experiências positivas e negativas que cada uma delas proporcionou para os seus clientes.

Tenha atitudes que garantam um menor preço de seguros

Para abaixar o preço dos seguros, existem algumas medidas que podem ser tomadas, de cunho comportamental. No caso de seguros de imóveis, uma boa prática é fazer a instalação de sistemas de segurança, como câmeras e alarmes no ambiente. A ideia é que esses itens inibam a ação de bandidos, diminuindo, assim, o risco de assaltos e roubos no local. Já no caso dos automóveis, os motoristas com bom histórico no volante e que não levaram pontos na carteira de habilitação conseguem preços mais baixos ao contratar seguros. Por isso, sempre dirija com cuidado!

Pesquise por políticas de desconto

Existem algumas seguradoras que oferecem descontos para os clientes que contratam diferentes tipos de seguros da mesma companhia. Assim, se você contratar uma apólice para a sua casa e outra para o seu carro, por exemplo, poderá ganhar descontos. Convém, portanto, verificar quais são as empresas que oferecem esse tipo de desconto e dar uma atenção especial a elas quando estiver avaliando seguradoras.

Consiga um companheiro

Não é preconceito com as pessoas solteiras, mas, para as seguradoras, quem é casado ou tem uma união estável está menos suscetível a riscos de se envolver em sinistros. Por isso, caso você more junto a um companheiro ou companheira, deixe isso claro no formulário de preenchimento para solicitação de cotações. Assim, você poderá ter um preço menor na contratação dos seguros.

Tenha uma garagem para o seu veículo

No caso dos seguros de carro, convém que você tenha uma garagem em sua casa ou prédio. Também vale a comprovação do pagamento mensal de estacionamentos em que você deixa o veículo. Os carros que são guardados em garagens têm menos chances de serem roubados do que os que ficam estacionados na rua. Por isso, em situações assim, os seguros costumam ser mais baratos.

Essas são algumas dicas para que você possa economizar nos preços dos seguros. Esperamos que elas tenham sido úteis para você e que possam ajudá-lo a encontrar a melhor opção.

Para continuar aprendendo sobre a contratação e o preço de seguros, recomendamos que você leia o nosso post sobre como garantir os sonhos da família com o seguro de vida. Ele traz dicas e informações importantes sobre esse tipo específico de apólice!