HomePostsSeguro agrícolaContabilidade no agronegócio: 5 pontos importantes

Contabilidade no agronegócio: 5 pontos importantes

Seguro agrícola
contabilidade no agronegocio

A contabilidade no agronegócio é um ramo de um dos setores mais importantes da economia brasileira. A área explora a produção agrícola, o cultivo de culturas, a demanda por fertilizantes e adubos, o desenvolvimento tecnológico, a industrialização de produtos do campo e os maquinários agrícolas.

Não é só um ramo do campo. O agronegócio também está no meio urbano. O Brasil é o grande exportador mundial de café, cana-de-açúcar, açúcar e carne de frango. É também relevante na venda mundial de carne bovina e suína.

O agronegócio tem a maior participação no PIB de um mesmo ramo da economia. É um concentrador de investimento. Isso inclui a própria produção e os elementos que a tornam possível ou a melhora. Confira como a contabilidade no agronegócio funciona nos próximos tópicos.

Qual é o papel da contabilidade no agronegócio?

A contabilidade no agronegócio trabalha com o processamento de informações das empresas, indústria e cadeias de valor da agricultura. Os dados vão para uma variedade de stakeholders, como investidores, gestores, credores e reguladores. Aqui, há a análise das contas e obrigações fiscais.

A ciência contábil se aplica à realidade das empresas do agronegócio. Os ativos incluem itens como máquinas agrícolas, sementes, rebanhos, fertilizantes e terras. Os passivos são os empréstimos, salários, financiamentos e pagamentos a fornecedores.

A escrituração contábil funciona como a de uma empresa convencional. É preciso registrar as atividades e produzir informações válidas, que orientem a gestão, usando o crescimento e a sustentabilidade de horizonte. A contabilidade é útil também para servir de repertório à tomada de decisão.

Quais são os pontos importantes da contabilidade no agronegócio?

A contabilidade no agronegócio ganha espaço como uma forma de gerir o campo. Ela se baseia no ciclo operacional, nos tipos de cultura, no inventário rural, no controle de perdas e na gestão de custos. Você entenderá como isso funciona.

1. Monitoramento de perdas

As perdas são comuns no agronegócio. Elas vêm de secas, geadas, tempestades e inundações. Há muitas variáveis sem controle, precisam ser antecipadas para se evitar os prejuízos. Aqui, eles entram como despesas não operacionais.

2. Ciclos operacionais

A contabilidade no agronegócio se baseia no ciclo operacional da empresa. Isso pode incluir a preparação do solo ou a inseminação dos animais. No fim do ciclo, há a comercialização. Por exemplo, do produto final. Esse período tem uma sazonalidade diferente do ano fiscal comum.

3. Gestão de custos

A gestão de custos precisa de uma atenção especial. O produtor tem que garantir que a receita da venda cubra os custos por um bom período, principalmente quando há grande influência da sazonalidade. Analise os custos indiretos e diretos, incluindo pagamento de galpões de armazenagem, aluguel de máquinas e por aí vai.

4. Tipo de cultura

No agronegócio, a contabilidade é diferente para culturas temporárias e permanentes. A primeira permite replantio depois da colheita, ficando na categoria de ativo circulante. A segunda se mantém vinculada ao solo e funciona como ativo não circulante.

5. Inventário rural

O inventário rural envolve um estudo do valor de cada parte do patrimônio do produtor. Às vezes, é difícil descobrir o custo de uma plantação ou algum outro recurso natural. No entanto, o mapeamento de itens conta para fazer esse tipo de mensuração.

Quais são os principais tributos?

A tributação no agronegócio varia de acordo com o estado e o município. Um comum é o ICMS, cobrado pelos estados. A origem no setor primário faz com que os produtos sejam isentos em boa parte dos casos.

Esse é o setor que envolve atividade agropecuária e extrativa, com os produtos in natura. O setor secundário inclui a indústria, enquanto o terciário abarca o de serviços e comércio. Às vezes, os produtos agrícolas também estão nesses setores, com a transformação de matéria-prima ou o transporte.

No entanto, confira como funciona no seu estado. Caso exista a cobrança, saiba também qual é a alíquota. O imposto de renda também pode fazer parte da conta, assim como o Funrural.

Quais são as novidades do setor?

As inovações tecnológicas no agronegócio ajudam a melhorar os sistemas alimentares, trazendo ganhos em produtividade e sustentabilidade. Entre as novidades, estão:

  • Drones, capazes de filmar áreas do campo e ajudar a identificar doenças, estresse hídrico ou pragas. Ele também é útil para aplicar fertilizantes e defensivos, além de ajudar a gerar imagens e mapas.
  • Agricultura vertical, um tipo de produção em camadas. É feita para áreas sem suporte para a agricultura convencional. A produção se dá em estufas, com produção vertical.
  • Sensores, capazes de coletar dados relevantes do solo. Eles trazem dados em tempo real sobre as condições meteorológicas e a chuva.
  • Inteligência artificial, capaz de agrupar e compilar dados automaticamente.
  • Tablets, integrando as outras tecnologias em um mesmo dispositivo.

O agronegócio ainda é um bom investimento?

O agronegócio brasileiro teve uma expansão de 14,8% em 2023. Ele cresceu enquanto outros setores caiam. Em um horizonte de dez anos, as projeções são boas graças às exportações. Esse crescimento deve se basear mais na produtividade do que na ocupação de áreas.

As safras altas de grãos e as exportações deixam o clima de otimismo. O agronegócio é historicamente promissor por aqui. O Brasil é o maior produtor de café dos últimos 150 anos e tem o maior rebanho bovino do mundo. O país se destaca pela grande quantidade de recursos naturais.

Isso inclui hidrografia, biomas e solos férteis. No entanto, o setor também tem seus problemas, como a expansão da fronteira agrícola, a diminuição de áreas verdes e reservas ambientais, a poluição dos cursos d’água e a concentração fundiária.

Qual é a contribuição da contabilidade para o crescimento do agronegócio?

A ciência ajuda na gestão financeira, na tomada de decisão e na adequação ao sistema tributário. Ela se relaciona a produtos in natura, o que torna o trabalho diferente do de uma empresa convencional. Isso vale principalmente para ativos, passivos, receitas e custos.

A contabilidade no agronegócio, portanto, envolve o processamento de informações no mundo da agricultura. Ela inclui a prestação de contas para os stakeholders e o governo. Também tem um papel auxiliar na gestão financeira. Conte para a gente nos comentários suas experiências com a contabilidade no ramo!