HomePostsSeguro agrícolaDrone agricola: conheça a importância dessa tecnologia

Drone agricola: conheça a importância dessa tecnologia

Seguro agrícola
drone agricola

É fato que a atividade agrícola brasileira está a cada dia mais automatizada, tornando o setor mais eficiente, produtivo e lucrativo. Entre as principais inovações tecnológicas aplicadas na agricultura, destaca-se o drone agrícola que vem se popularizando.

Trata-se de um equipamento que se tornou mais sofisticado e acessível, podendo ser utilizado em várias etapas da agricultura de precisão, além de algumas atividades relacionadas à gestão do empreendimento.

Neste artigo, mostramos as vantagens da utilização dos drones no campo e suas principais aplicações. Acompanhe!

O que é um drone agrícola?

O drone agrícola nada mais é do que uma aeronave não navegada que pode ter vários tamanhos. É também conhecido por veículo aéreo não tripulado (VANT’s) ou VARP (Veículo Aéreo Remotamente Pilotado).

Trata-se de um equipamento que usa a tecnologia para desempenhar diversas tarefas remotamente comandadas, permitindo, assim, tomadas de decisão mais acertadas.

O drone possibilita uma visualização mais ampla e rápida das áreas de plantio, possibilitando a obtenção de dados com maior precisão. Ou seja, é mais uma vez a tecnologia garantindo respostas rápidas para soluções mais precisas e eficazes — o que reduz custos e otimiza o trabalho no campo.

Sua utilização é bem diversificada na agricultura, que vai desde a monitoração da lavoura até a identificação de áreas irregulares que podem interferir na produção, tornando a gestão mais segura e eficiente.

Como exemplo, podemos citar a identificação de determinada praga. Com o drone é possível visualizar, examinar o local e aplicar um defensivo agrícola apenas naquela região afetada, em vez de aplicar em toda a plantação — que causaria desperdício.

Quais são as aplicações do drone na agricultura?

O drone agrícola atua tanto em situações de monitoramento quanto de automatização. Confira suas principais funções!

Georreferenciamento

O georreferenciamento de propriedade é um procedimento exigido pelo INCRA. Para isso, o drone é bastante eficaz, ao conseguir imagens de forma rápida, garantindo com facilidade a obtenção da certificação e legalização da propriedade.

Monitoramento das culturas

Quando o drone agrícola está equipado com câmeras e sensores térmicos, sua atuação é de monitoramento das culturas de forma bem precisa e detalhada. Já que as imagens obtidas garantem informações acerca do desenvolvimento das plantações, como detectar doenças, problemas hídricos, pragas etc.

São dados valiosos visualizados precocemente, possibilitando a obtenção dos resultados de uma safra, o que permite que os agricultores tomem decisões rápidas e estratégicas.

Mapeamento do terreno

Um drone equipado e programado é capaz de realizar trabalhos mais específicos e complexos, tais como um levantamento topográfico de áreas agrícolas. Essa função contribui para que os agricultores tenham um conhecimento maior acerca de seu terreno.

Com isso, é possível identificar áreas mais produtivas e adequadas para a distribuição mais promissora e eficiente das mais variadas culturas.

Aplicação de insumos

Uma função muito utilizada por drone é a aplicação de insumos, como fertilizantes ou defensivos agrícolas. Ele atua como um robô de forma precisa e na localização exata que se deseja.

Trata-se de uma função extremamente útil, principalmente quando existe uma área de difícil acesso ou em áreas extensas, quando o uso de maquinário se torna mais difícil e ineficiente.

Na verdade, essa aplicação, mais precisa e direcionada, proporciona aos agricultores vantagens econômicas — além de contribuir com a sustentabilidade, devido à diminuição do uso de produtos químicos, evitando também desperdícios.

Monitoramento de irrigação

Os drones agrícolas estão equipados com monitores térmicos e de umidade, possibilitando a monitoração da distribuição de água nas plantações. Assim, é possível a identificação de áreas que necessitam uma irrigação diferenciada, evitando o estresse hídrico.

Controle de pragas

A monitoração de pragas é essencial para manter o plantio saudável, e os drones ajudam bastante nisso. São utilizados para controlar as safras e identificar as pragas existentes e possíveis doenças.

O fato é que a partir de uma pesquisa mais detalhada, os produtores podem tomar decisões mais respaldadas sobre quando usar produtos químicos, evitando sua utilização para ameaçar o ecossistema.

Quais são os benefícios do drone agrícola para a produtividade?

As vantagens de ter um drone agrícola são muitas. Trata-se de uma tecnologia que transformou a rotina dos profissionais do setor. Ela garante informações a partir de monitoramentos que abrangem vários aspectos do trabalho agrícola, possibilitando tomada de decisões mais assertivas e maior produtividade.

Veja os principais benefícios:

  • Imagens detalhadas e precisas;
  • custo acessível, dependendo da tecnologia empregada;
  • monitoramento de áreas pouco acessíveis;
  • cobre grandes áreas em pouco tempo;
  • fácil monitoramento;
  • promove economia de insumos;
  • conta com softwares capazes de identificar várias situações;
  • possibilita que o produtor rural identifique questões com antecedência. Dessa forma, torna-se possível tomar decisões com maior precisão, promovendo o desenvolvimento das plantações e a produtividade da safra.

Quais são os outros usos do drone agrícola?

Há outras aplicações para os drones agrícolas que não necessitam de softwares tão sofisticados, mas apenas uma boa câmera. Veja quais são elas!

  • identificar nascentes de rios e olhos d’água;
  • visualizar áreas desmatadas;
  • encontrar focos de incêndio;
  • verificar áreas de difícil acesso;
  • encontrar animais perdidos;
  • vigilância das áreas rurais;
  • entre outras.

O que diz a lei sobre a utilização de drones agrícolas?

Na agricultura, a utilização do drone agrícola foi regulamentada pela Portaria de Nº 298, de 22/09/2021, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Apesar dos drones agrícolas não serem tripulados, são considerados aeronaves e seguem as regras previstas em lei para o seu uso. No país, quem faz o controle do espaço aéreo é a DECEA, organização da FAB.

Diante disso, ao utilizar a ferramenta ou contratar esse serviço de uma empresa especializada, é importante, antes de qualquer coisa, atentar-se quanto ao que exige a legislação.

Além disso, o drone utilizado na agricultura também deve ter registro na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Vale ressaltar que o equipamento também deve ser cadastrado na (ANAC) Agência Nacional de Aviação Civil, no (Decea) Departamento de Controle do Espaço Aéreo e no (MD) Ministério da Defesa.

Como você viu neste conteúdo, cada vez mais o drone agrícola ganha espaço no trabalho do campo, garantindo mais produtividade e lucratividade. É a tecnologia garantindo inovação e sucesso na produção rural!

Se você gostou deste conteúdo, confira este outro post que fala sobre tecnologia no agronegócio!