HomePostsSeguro agrícola7 principais inovações tecnológicas no agronegócio

7 principais inovações tecnológicas no agronegócio

Seguro agrícola
inovaçtecnológicas no agronegócio

As novas tecnologias estão impulsionando mudanças fundamentais na cadeia de valor do agronegócio, desde a excelência operacional e orquestração da rede de suprimentos até a transparência. Avanços em inteligência artificial, soluções de design de sistemas e tecnologias podem facilitar ainda mais a produção inteligente de alimentos e permitir o desenvolvimento de novos modelos de negócio.

Como resultado, os sistemas alimentares se tornarão mais produtivos, eficientes, sustentáveis, inclusivos, transparentes e resilientes. O fato é que as inovações tecnológicas no agronegócio são necessárias para levar a agricultura mundial a um caminho mais produtivo. Porém, surgem dúvidas acerca de quais são as tecnologias mais apropriadas para cada nicho.

Pensando nisso, falaremos sobre as 7 principais inovações do setor. Acompanhe as próximas linhas!

1. Drones

Esse tipo de aeronave possui câmeras especiais, as quais geram imagens que possibilitam acompanhar o desenvolvimento da lavoura por meio da identificação de regiões com doenças, pragas ou estresse hídrico.

No Brasil, por mais que não seja uma novidade no campo, a utilização de drones só tende a aumentar — especialmente porque, desde setembro de 2021, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) regulamentou a utilização desses equipamentos na agropecuária do país. Assim, ficam definidos os parâmetros para quem utiliza drones em operações como aplicar fertilizantes e defensivos, por exemplo.

Logo, eles são ótimas soluções para capturar dados digitais, gerando mapas, imagens e relatórios. Além disso, fazem a transmissão de forma remota de dados em tempo real ao produtor. Inclusive, os drones são utilizados em associação a softwares de monitoramento, viabilizando o acompanhamento detalhado da produtividade e do desenvolvimento de cada região da lavoura.

2. Agricultura vertical

A agricultura vertical refere-se a um conjunto espacial focado na produção em camadas verticais. Esse tipo de produção acontece em regiões que não contam com suporte para a configuração da agricultura tradicional, especialmente em grandes cidades. Por essa razão, ela tem sido considerada a tecnologia do futuro com foco na alimentação das próximas gerações.

As técnicas utilizadas nesse tipo de cenário referem-se a uma agricultura de interior e tecnologia com controle ambiental, facilitando o monitoramento de todos os fatores. Geralmente, essas instalações usam a fertirrigação e os controles ambiental e artificial da luz.

3. Sensores

A cada dia aumenta o número de instalações de sensores no campo, em razão de sua utilização possibilitar a coleta de dados relevantes sobre o solo, a plantação e outros elementos essenciais. Inclusive, além de agilizar e potencializar a coleta de dados, os sensores também fazem comandos automaticamente, realizando, em tempo real, tarefas a distância.

Eles fazem o monitoramento de dados locais da lavoura em tempo real, com relação às condições meteorológicas, chuva e solo em cada talhão, ajudando na tomada de decisões mais assertivas do produtor. Dessa forma, é possível minimizar custos e maximizar a produção.

4. Blockchain

Esta é uma ferramenta que rastreia toda a cadeia produtiva, oferecendo dados a respeito da produtividade, qualidade da colheita e desenvolvimento do plantio. Esses dados influenciam a minimização de custos nas transações, isto é, uma gestão eficaz da cultura.

Por meio dessa tecnologia, as negociações digitais de produtos agrícolas se tornam mais seguras. Ela viabiliza o compartilhamento de dados diversos, como a venda no varejo e a produção no campo, promovendo a rastreabilidade de todo o setor.

Essa rastreabilidade possibilita a identificação da origem de cada alimento até o consumidor final. Com o blockchain é possível saber:

  • a procedência do selo orgânico;
  • se foi usada mão de obra infantil ou escrava;
  • se alguma cultura foi cultivada em uma região de desmatamento ilegal.

Já, na ótica do cliente, o blockchain viabiliza a responsabilidade socioambiental dos produtores envolvidos e o conhecimento da origem dos ingredientes dos alimentos, por exemplo.

5. Internet das Coisas

A utilização da tecnologia da Internet das Coisas (IoT), igualmente à robótica, auxiliará no aumento da eficiência na agricultura e viabiliza uma logística mais produtiva e, também, mais sustentável.

Por meio da alta conectividade na agricultura é possível extrair dados a partir de aparelhos conectados à internet e inseridos no processo produtivo de forma direta. É o caso de sensores fixados em máquinas ou áreas no meio do campo, que disponibilizam dados mais precisos e em tempo real.

O fato é que, aos poucos, as tecnologias agrícolas e os equipamentos entram com tudo no mercado. Inclusive, atualmente, chips QR Code e RFID são utilizados por diversos produtores. Ademais, a grande tendência é que a Internet das Coisas viabilize a eficiência de redes de telemetria, além do controle automático da produção e dos seus softwares.

6. Inteligência Artificial

Com a inteligência artificial, o conjunto de algoritmos possibilita que as máquinas tenham a capacidade de gerar vários dados e fazer operações em tempo real, de forma automatizada. No setor do agronegócio, isso afeta positivamente a lavoura controlando as operações e oferecendo soluções ágeis para retificar determinados gargalos.

Graças às funcionalidades dos sensores e drones, por exemplo, se torna possível analisar a previsão meteorológica com muito mais precisão, mensurar a quantidade de chuva na região da cultura, entre outros benefícios que auxiliam o planejamento e realização de ações assertivas.

Inclusive, os sistemas desenvolvidos com a IA oferecem insumos valiosos, ao cruzar dados e padrões coletados, refletindo uma visão mais detalhada e crítica acerca do seu mercado e em melhores tomadas de decisões.

7. Dispositivos móveis

Outra grande inovação tecnológica é a utilização de tablets e smartphones no agronegócio. Essa é uma solução que viabiliza a integração de outras tecnologias presentes no mercado e que tornam a gestão do produtor mais eficiente. Mais que isso, os dispositivos móveis conseguem controlar de forma eficiente todos os dados coletados por drones, sensores e máquinas, em qualquer lugar onde o produtor rural estiver.

Por fim, as inovações tecnológicas no agronegócio citadas acima têm o objetivo de conseguir qualidade, maior produtividade, lucratividade, além dos fatores ambientais que estão totalmente vinculados às práticas mais sustentáveis e conservadoras, que podem influenciar significativamente as operações.

Você curtiu nosso post? Então, aproveite e siga nossa página no Facebook para ler mais conteúdos relevantes como este!