HomePostsSeguro agrícolaSaiba como fazer o planejamento de propriedades rurais!

Saiba como fazer o planejamento de propriedades rurais!

Seguro agrícola
planejamento de propriedades rurais

O planejamento de propriedades rurais é essencial para quem deseja iniciar nesse ramo ou já está nele, mas precisa valorizar o seu trabalho e aumentar a rentabilidade. Para isso, é necessário ter organização e estratégia a fim de aproveitar ao máximo o potencial da propriedade.

Diversos fatores precisam ser analisados e requerem atenção para que se possa fazer um planejamento eficaz. Eles envolvem tanto a análise da propriedade em si quanto do mercado, mas também a elaboração de projetos e a adoção de técnicas para ter uma excelente produtividade e competitividade.

Para ajudar, listamos, neste artigo, os principais fatores que devem ser considerados na hora de fazer esse planejamento. Continue lendo e veja o que pode interferir nesse tipo de negócio e como proteger o seu investimento em possíveis momentos de crise.

Faça um diagnóstico da propriedade

O que pode ser feito em sua propriedade? Para responder a essa pergunta, é essencial que você faça um diagnóstico completo dela, a fim de conhecer o seu verdadeiro potencial. Diversos aspectos estão envolvidos, como as características do solo, a qualidade dele, o tipo de relevo, as dimensões, os recursos disponíveis e outros.

Verifique, também, qual é a infraestrutura que você já tem para dar início às atividades. Esse levantamento ajudará a traçar o perfil da propriedade para fazer um comparativo com as atividades que você pretende exercer ali. Desse modo, você verificará se, de fato, elas são viáveis ou se existe a necessidade de fazer ajustes e adequações.

Escolha as atividades que serão realizadas

O planejamento de propriedades rurais precisa trazer informações sobre quais são as atividades que você pretende desempenhar. Está pensando em se dedicar à agricultura ou à pecuária? Com quais espécies pretende trabalhar? Que tipo de produto deseja inserir no mercado?

São perguntas básicas, mas que devem ser muito bem definidas, pois, conforme explicamos no item anterior, será preciso que você faça um comparativo entre o que deseja fazer e o potencial da propriedade. É assim que verificamos a viabilidade do empreendimento.

Analise o mercado

Fazer a análise de mercado é essencial para qualquer ramo em que se deseja atuar, e isso não é diferente quando tratamos de propriedades rurais. Você precisa coletar informações, como:

  • valores praticados;
  • custo da produção;
  • disponibilidade de insumos;
  • sazonalidades;
  • relação entre preço de compra e venda;
  • concorrentes.

Tudo isso influencia o modo como será o planejamento das suas atividades e o que será adotado para se obter um diferencial da concorrência. Você pretende ganhar competitividade em relação ao preço ou à qualidade? Considere essa questão também.

Aproveite o potencial da propriedade

Talvez você tenha se programado para realizar uma determinada atividade, mas, depois de fazer suas análises, observou que ela pode não ser tão viável quanto imaginava. Essa é a importância de fazer o planejamento de propriedades rurais, mas não se preocupe, porque existem alternativas.

Como você já analisou a sua propriedade e conhece os recursos e a infraestrutura à sua disposição, pode migrar para outra atividade e aproveitar ao máximo o potencial do que já tem. Assim, não precisará fazer muitas adequações ou testes, aumentando as suas chances de sucesso.

Elabore projetos inteligentes

Para que você possa aproveitar o potencial da sua propriedade e reduzir ao máximo os custos de produção, sem perder em qualidade, pode elaborar projetos inteligentes. Eles envolvem, por exemplo, uma cadeia produtiva mais dinâmica, a redução de perdas e o aproveitamento de recursos. Esses projetos podem estar:

  • na infraestrutura predial;
  • no modo como a lavoura é distribuída;
  • na elaboração de um sistema inteligente de irrigação;
  • em uma forma diferente de adubação e em qualquer outro ponto que ajude a otimizar processos e rotinas.

Invista em técnicas e tecnologias

O planejamento de propriedades rurais também precisa envolver o emprego de técnicas e tecnologias mais modernas. Atualmente, elas estão muito presentes no campo e contribuem significativamente para o aumento da produção, o aproveitamento do tempo e a economia de produtos e recursos.

Se você não estiver muito a par dessas inovações, pode se informar sobre elas ou procurar profissionais especializados. Eles prestam consultorias ou elaboram projetos eficazes especificamente para a sua propriedade.

Faça o planejamento financeiro

Para começar a empreender, é necessário dispor de um capital. Mas, para que você consiga manter a sua propriedade em pleno funcionamento, sem ficar no vermelho, precisará fazer um planejamento financeiro. Não estamos falando somente do capital inicial e de custos mensais, mas também de:

  • aproveitar a análise do mercado;
  • considerar diferentes cenários;
  • estudar as sazonalidades;
  • verificar a possibilidade de investimentos;
  • fazer um comparativo entre safra e safrinha.

Tudo isso ajudará a controlar melhor as finanças da sua propriedade rural ao longo de um determinado período. Facilitará planejar-se melhor para as épocas em que o lucro é reduzido e programar novos investimentos para melhorar ainda mais a produção.

Estabeleça planos de ação

É verdade que gostaríamos que tudo desse certo sempre, mas sabemos que o planejamento de propriedades rurais precisa considerar problemas que podem ser enfrentados, sejam de pequeno, sejam de médio, sejam de grande impacto.

No último caso, estamos falando, por exemplo, da influência do clima, que poderia levar à perda da lavoura e a acidentes, como queimadas, sejam elas naturais, sejam elas criminosas. Ainda existem as possibilidades de ataque de pragas, de abalos no mercado, entre muitas outras.

Por isso, é essencial que você estabeleça planos de ação, ou seja, defina quais medidas podem ser adotadas se, porventura, sua propriedade passar por um momento como esses. Talvez você não consiga alcançar a mesma lucratividade, mas essas estratégias podem evitar cair no vermelho.

Contrate um bom seguro

Uma das formas de proteger o seu empreendimento é contratando um bom seguro rural. Esse tipo de produto é uma excelente alternativa para que você receba suporte caso aconteça qualquer problema com a sua lavoura ou produção.

Além de o produtor rural recuperar o valor que investiu para continuar a plantação, existe a oportunidade de obter crédito para financiar os seus plantios. Existem coberturas muito variadas para proteger os interesses do empreendedor e evitar grandes prejuízos.

O planejamento de propriedades rurais é essencial para que você faça os seus investimentos de uma forma mais inteligente e com maiores chances de sucesso. Não se esqueça de contratar um bom seguro agrícola para ter segurança e um recurso a mais caso necessite de suporte.

Este post foi útil? Não sabe onde encontrar um bom seguro agrícola? Entre em contato conosco e converse com a nossa equipe. Nós podemos ajudar!