HomePostsSeguro para Tratores e Equipamentos AgrícolasSeguro para máquinas agrícolas: conheça as vantagens!

Seguro para máquinas agrícolas: conheça as vantagens!

Seguro para Tratores e Equipamentos Agrícolas
seguro para máquinas agrícolas

A agricultura está entre os investimentos mais lucrativos do mercado, uma vez que gera grandes retornos obtidos em um período menor. Com milhões de dólares investidos em animais e safras, os fazendeiros se arriscam para alcançar lucros. Por isso, para evitarem perdas, os agricultores investem em um seguro para máquinas agrícolas, a fim de proteger os seus investimentos.

O seguro envolve o pagamento de prêmios à seguradora. A empresa que oferece esses serviços visita a sua fazenda e fiscaliza os seus equipamentos agrícolas e as suas estruturas.

Quando a avaliação é concluída, o agricultor recebe, então, a cotação na qual deve pagar o prêmio. Essa contratação é uma parte importante de um investimento e garante proteção contra qualquer infortúnio no futuro.

Neste post, mostraremos quais são os equipamentos cobertos pelo seguro e quais as principais vantagens de contar com ele. Confira!

Quais equipamentos estão cobertos pelo seguro de máquinas agrícolas?

De tratores a equipamentos de escritório, é preciso ter certeza de que você está protegendo tudo que ajuda o seu negócio a funcionar sem problemas. Dê uma olhada nos maquinários comuns, que normalmente são cobertos nesse tipo de seguro:

  • tratores;
  • plantadores;
  • pulverizadores;
  • colhedoras de forragem;
  • ancinhos e vagões de feno;
  • equipamentos de irrigação;
  • ferramentas e suprimentos;
  • equipamentos de escritório agrícola;
  • outros equipamentos de campo.

As apólices de seguro para máquinas agrícolas podem realizar coberturas mais básicas, como:

  • roubo;
  • explosões, raios, incêndios;
  • vendaval, chuva de granizo;
  • furto (não são todos os tipos de furtos que são cobertos);
  • danos materiais oriundos de acidentes, como capotamento, colisão, abalroamento, entre outros.

Além disso, existem coberturas adicionais (as que você pode escolher contratar), que costumam cobrir:

  • despesas fixas;
  • viagens de entrega;
  • danos de origem elétrica;
  • responsabilidade civil;
  • perda ou pagamento de aluguel; entre outros.

Vale lembrar que a disponibilidade e as peculiaridades do seguro que cada operadora oferece variam de seguradora para seguradora.

Quais são as principais vantagens do seguro de máquinas agrícolas?

Tranquilidade

Um benefício importante de contratar o seguro para máquinas agrícolas é que os agricultores podem ficar mais tranquilos. Sabemos que os desastres naturais são imprevisíveis, pois podem acontecer a qualquer momento.

Aqueles que têm o seguro ficam muito mais protegidos, pois se algo acontecer com o seu investimento, eles têm a certeza de que receberão uma compensação da empresa fornecedora do serviço.

É importante fazer essa contratação porque o modelo padrão atua como uma proteção contra vários danos, como acidentes pessoais, calamidades naturais e até mesmo responsabilidades de terceiros. Os diferentes prejuízos cobertos são os externos e os causados ​​por calamidades naturais, como terremotos, ciclones, inundações, tempestades, deslizamentos de terra etc.

Circunstâncias imprevistas, como incêndio, explosão e outras, também são cobertas pelo seguro de máquinas agrícolas. Os acidentes causados ​​enquanto um trator, por exemplo, está em trânsito na estrada, em hidrovias, entre outros, estão igualmente inclusos nesse rol, e fatores humanos, como roubo e danos acidentais, também estão segurados.

Abertura para novas tecnologias

Uma boa prática agrícola envolve o investimento em novas tecnologias, maquinários e ferramentas. O seguro para máquinas agrícolas possibilita que os administradores das fazendas se abram para novas tecnologias no mercado. A cada ano, inovações são criadas para ajudar os agricultores a obterem mais produtos de suas aplicações.

Como os novos investimentos são arriscados, os pacotes de seguros os ajudam a experimentar novidades. As seguradoras permitem que eles obtenham coberturas para que, em caso de falhas, não sofram perdas em suas colheitas, já que haverá uma indenização.

Redução de riscos

Reduzir riscos é um fator crítico nesse setor do mercado. A agricultura pode ser um segmento arriscado, em que o clima volátil e as condições ambientais e de solo imprevisíveis podem afetar drasticamente os seus ganhos.

Ao buscar a cobertura de um seguro de máquinas agrícolas, você precisa considerar a capacidade de cobrir uma ampla gama de cenários.

Podemos citar como exemplos responsabilidades, bens pessoais, habitação, maquinários e outros riscos. Considere múltiplas coberturas de seguro contra potenciais prejuízos agrícolas, que o protejam contra os riscos de não obter lucros ou até mesmo de prejuízos em um ano particularmente ruim para a economia.

Proteção contra furtos e/ou roubos

Diversos gestores não levam em consideração os riscos de sofrerem furtos ou roubos devido ao fato de os seus equipamentos serem grandes e de velocidade mais reduzida. Todavia, a realidade é bem diferente, pois vemos muitas notícias sobre agricultores vítimas de criminosos.

O fato é que máquinas e equipamentos agrícolas são investimentos de valor elevado. Alguns maquinários mais modernos podem chegar a custar mais de R$ 1 milhão.

Na região sul do Brasil, por exemplo, são vistos elevados números de furtos de maquinários com um reduzido percentual de sucesso na sua recuperação. Com isso, aqueles que não contam com um seguro acabam não tendo os seus casos solucionados e os bens são totalmente perdidos.

Agilidade e flexibilidade

No seguro para máquinas agrícolas, os produtores rurais conseguem solicitar uma proposta e fechar a transação no mesmo dia para os seus maquinários, proporcionando mais agilidade em todo o processo. Além disso, ele oferece flexibilidade com relação à aceitação da contratação, em alguns casos, por mais que as máquinas tenham sido compradas fora do Brasil ou estejam sem alguma nota fiscal. É possível também incluir coberturas e fazer o ajustamento de franquias.

Algumas seguradoras costumam criar descontos e dar bonificações conforme a experiência do seguro ou pelo número de máquinas seguradas, pela instalação de aparelhos rastreadores e pela ampliação da franquia.

Cobertura de avarias de equipamentos agrícolas

Caso você tenha um sistema de irrigação de pivô, em que o arco elétrico pode causar uma falha elétrica no painel de controle digital, o painel precisará ser substituído o mais rápido possível, pois há safras em risco. Ou digamos que você, por exemplo, tem uma caldeira usada para aquecer uma leiteria e ela superaquece, causando o rompimento.

A cobertura de avarias de equipamentos agrícolas pode ajudar a cobrir os custos associados, a fim de que o seu maquinário volte a funcionar sem problemas.

Por fim, esses maquinários são um dos bens mais valiosos e importantes das fazendas. Um seguro para máquinas agrícolas assegurará a proteção do patrimônio, a fim de que o negócio tenha sucesso e evite perdas financeiras. Essa contratação oferece muito mais tranquilidade aos agricultores diante de elementos que, geralmente, não estão ligados à correta utilização das máquinas dentro da propriedade rural.

Viu como é vantajoso ter um seguro para máquinas agrícolas? Não perca mais tempo, entre já em contato conosco e cuide de seus bens com as melhores vantagens do mercado!