HomePostsSeguro agrícolaSeguro de propriedade rural: você conhece essa solução?

Seguro de propriedade rural: você conhece essa solução?

Seguro agrícola
seguro de propriedade rural

O setor agropecuário desempenha um papel fundamental na economia do país, afinal, ele é responsável por grande parte do PIB nacional. No entanto, quem trabalha no campo sabe o quão desafiador é manter a produção e a rentabilidade da atividade, uma vez que ela sofre interferência de inúmeros fatores, sobretudo dos eventos da natureza. Por isso, é essencial contar com proteções, como o seguro de propriedade rural.

Você sabe o que é seguro de propriedade rural? Como ele funciona? Quais são as coberturas oferecidas? Qual a importância de contar com esse tipo de proteção? Para responder a essas e a outras perguntas sobre o tema, preparamos este post para você. Confira!

Entenda o que é seguro de propriedade rural

O seguro de propriedade rural é uma modalidade de serviço que visa a conferir proteção ao produtor rural contra eventuais prejuízos decorrentes da ocorrência de riscos (previstos na apólice) em sua propriedade rural, independentemente de ser ela destinada ao desempenho de atividades agrícolas, pecuárias, aquícolas ou florestais.

Cabe ressaltar que, além da produção vegetal e animal, o seguro de propriedade rural abarca as operações de armazenamento, beneficiamento, transformação e manipulação de produtos agropecuários, claro, desde que elas estejam previstas na apólice.

Em regra, essa modalidade de seguro oferece proteção contra os seguintes riscos:

  • incêndios, explosões e quedas de raios;
  • ventos fortes;
  • chuvas de granizo;
  • alagamentos;
  • roubos;
  • furtos ocorridos mediante arrombamento;
  • danos de ordem elétrica;
  • colisões de veículos;
  • quedas de aeronaves;
  • recomposição de documentos.

Desse modo, ocorrido qualquer um dos eventos listados acima, o produtor rural terá direito ao recebimento de indenização pelos prejuízos sofridos. Mas quais são os prejuízos e tipos de bens cobertos por esse tipo de seguro? Continue a leitura e entenda melhor!

Veja quais são os bens acobertados pelo seguro de propriedade rural

Um dos grandes benefícios do seguro de propriedade rural é a vasta variedade de bens assegurados. Dentre eles, podemos citar:

  • as construções, benfeitorias e demais instalações destinadas ao desempenho das atividades agropecuárias;
  • as dependências anexas às construções, incluindo as instalações fixas de água, eletricidade, gás, refrigeração, calefação e energia solar, em que são criados animais, é cultivada a lavoura ou é mantida uma exploração da terra;
  • os imóveis destinados à moradia do produtor e seus familiares, bem como de seus funcionários;
  • móveis e utensílios que guarnecem os imóveis mencionados nos itens anteriores, incluindo sacarias, embalagens, ferramentas, recipientes e aparelhos eletrônicos;
  • equipamentos fixos, tais como balança rodoviária, geradores e transformadores;
  • produtos agropecuários que se encontrem na propriedade do segurado, por exemplo, mercadorias e insumos agrícolas;
  • máquinas, implementos e equipamentos agrícolas.

Vale lembrar que, para que o produtor obtenha o ressarcimento pelos prejuízos sofridos, além de esses serem decorrentes de um dos riscos previstos no contrato de seguro, o bem:

  • deve ser de propriedade do segurado — o contratante deve comprovar a propriedade e a posse da coisa;
  • deve estar devidamente identificado/discriminado na apólice/certificado de seguro;
  • deve estar relacionado ao desempenho da atividade rural realizada pelo segurado;
  • não pode ter sido dado como garantia em operações de crédito rural.

Conheça as vantagens oferecidas pelo seguro de propriedade rural

Como você pôde perceber, o seguro de propriedade rural oferece proteção ao patrimônio construído pelo segurado, sobretudo aos bens indispensáveis à continuidade e ao desenvolvimento das atividades agropecuárias. Desse modo, ele proporciona inúmeros benefícios para o produtor rural. Confira, a seguir, alguns deles!

Oferece segurança diante dos prejuízos causados por eventos naturais

Uma das principais vantagens de o produtor rural contar com esse tipo de seguro é a segurança que ele oferece diante dos eventos naturais. Afinal, chuvas de granizo, ventos fortes, alagamentos, desabamentos, raios e incêndios podem afetar muito a lavoura e, até mesmo, ocasionar a perda de toda a safra.

Proporciona proteção nos casos de danos ou perda de equipamentos e maquinários

No geral, as atividades no campo (tanto as de natureza agrária quanto as de natureza pecuária) são desempenhadas com o auxílio de equipamentos e maquinário de alto custo. Desse modo, além de atrapalhar a continuidade das operações no meio rural, a perda de tais ferramentas de trabalho (principalmente nos casos em que elas são furtadas ou roubadas) gera significativos prejuízos financeiros ao produtor.

Nesse cenário, aqueles que contam com o seguro de propriedade rural têm os instrumentos de trabalho protegidos, uma vez que terão direito ao ressarcimento pelos danos causados por eventos naturais, bem como pelas perdas decorrentes de roubos e furtos.

Garante a estabilidade financeira do produtor e seus familiares

Aqueles que sobrevivem das atividades agropecuárias sabem que os danos à propriedade rural, sobretudo à produção vegetal ou animal, podem afetar significativamente o orçamento familiar e, até mesmo, dificultar ou inviabilizar a continuidade das operações no campo.

Quando o produtor contrata o seguro de propriedade rural, ele não enfrenta esse tipo de problema, uma vez que eventuais danos à propriedade serão ressarcidos pela seguradora. O valor recebido a título de indenização garante a estabilidade financeira do segurado e de seus familiares, bem como a continuidade das atividades agropecuárias.

Gera emprego no campo e contribui para a diminuição do êxodo rural

Não é incomum que os prejuízos gerados pela ocorrência de riscos na propriedade rural, principalmente as perdas na produção agrícola e pecuária, ocasionem a diminuição dos postos de trabalho no campo. Em decorrência disso, o trabalhador rural acaba se deslocando para os grandes centros urbanos a procura de emprego.

Nesse cenário, ao propiciar ao produtor os recursos necessários para a manutenção de suas atividades, ou seja, o ressarcimento pelos prejuízos sofridos, o seguro de propriedade rural contribui para a manutenção e, até mesmo, para a criação de novos empregos no campo. Consequentemente, as taxas de êxodo rural são reduzidas.

Como você pôde perceber, o seguro de propriedade rural oferece inúmeros benefícios ao produtor. Afinal, ele assegura proteção financeira ao segurado nos casos em que a propriedade é afetada por eventos climáticos, furtos, roubos etc. Para contar com todas essas vantagens, é preciso ficar atento às cláusulas contratuais, principalmente as referentes às coberturas, e, claro, escolher uma corretora de confiança e reconhecida no mercado, como a Humber Seguros.

Quer saber mais sobre seguros? Entre em contato conosco! Será um prazer ajudá-lo!