HomePostsSeguro agrícolaConfira quais os principais tipos de seguro rural e saiba como escolher

Confira quais os principais tipos de seguro rural e saiba como escolher

Seguro agrícola
tipos de seguro rural

O agronegócio, como qualquer outro negócio que depende de vários fatores externos, é um mercado arriscado. A maioria desses riscos, porém, é causada ​​por elementos naturais. Nesse sentido, se você é produtor, precisa gerenciar rotineiramente as ameaças sobre a sua produção.

Hoje em dia, o fato é que o nosso futuro é muito imprevisível. É por isso que é fácil ver que há perigos tanto para os agricultores quanto para outras comunidades rurais. Assim, o seguro rural se torna uma ótima alternativa, pois é considerado o mecanismo mais eficaz para lidar com eles.

Como oferece proteção contra eventos incertos, como perdas por seca, quebras de safra, enchentes, chuvas fortes etc., se você pensar bem, na verdade, trata-se de um recurso que pode ajudar a reduzir significativamente os prejuízos. Mas você sabe quais são os tipos de seguro rural existentes? Neste post, falaremos sobre os principais. Confira!

Seguro pecuário

Esse é um dos principais tipos de seguro rural, protegendo o produtor de prejuízos causados pela morte precoce do rebanho, como bovinos, equinos, suínos, caprinos e ovinos. É possível que isso aconteça por condições climáticas, por problemas naturais ou por doenças não ocasionais.

Desse modo, é necessário enfatizar que ele cobre a perda de animais criados para consumo, engorda, recria, tração e produção. Isto é, não estão inclusos animais de passeio e domésticos, mas os utilizados na reprodução e também na melhoria de todos os processos produtivos envolvidos.

Seguro agrícola

É importante ressaltar que essa é uma das modalidades de seguro rural mais procuradas pelos produtores e que têm também a maior adesão no mercado. Isso se deve ao fato de promover a cobertura de perdas de lavouras por várias razões diferentes, como:

  • incêndios;
  • raios;
  • desastres climáticos;
  • queimadas de ocorrência natural;
  • grandes variações de temperatura;
  • problemas meteorológicos (período prolongado de seca, granizo, excesso de chuva, ventos fortes, geada etc.).

Todavia, é essencial destacar que os planos básicos não cobrem questões ligadas a fenômenos climáticos, secas prolongadas em lavouras irrigadas, pragas e doenças. O que ocorre é que algumas seguradoras disponibilizam planos adicionais para essas situações.

A fim de conseguir uma maior cobertura, quem contrata o seguro agrícola precisa adquirir a cobertura especial, que exigirá a quitação de um prêmio adicional. É recomendada também a contratação de uma cobertura multirrisco, que envolve uma quantidade maior de danos segurados.

Seguro de florestas

Nesse tipo, é assegurado o pagamento em situações de perdas em florestas, além da reposição de áreas florestais que tenham valor comercial. Essa modalidade apresenta uma cobertura ampla de danos naturais — raios, incêndios, chuva excessiva, pragas, fenômenos meteorológicos, ventos que ultrapassem 54 km/h e climas adversos ao tipo de bioma do local, como geadas ou secas.

O valor da cobertura é definido utilizando-se dois métodos de cálculo, que consideram se a região já está formada ou se está em formação. Em relação ao primeiro caso, as florestas já formadas, que são também consideradas naturais, o cálculo é estimado pelo seu valor comercial. Já quanto às que estão em formação, a apólice pode englobar o custo para a implantação e o custo anual de manutenção, com o intuito de reposição.

Seguro de benfeitorias

Esse tipo de seguro é responsável por proteger os bens e as propriedades de todas as outras modalidades de seguro rural, se não forem ofertados como garantia de crédito. Nessa situação, devem ser inclusos no seguro de penhor rural. A cobertura abrange:

  • armazéns e galpões;
  • embalagens e recipientes;
  • equipamentos e maquinário agrícola;
  • produtos não armazenados na área de cultivo;
  • as casas do proprietário rural e seus colaboradores.

A sua garantia é muito ampla e engloba tudo que está nos limites da propriedade rural, contra os riscos gerados por raios, incêndios, explosões, ventos nocivos, roubo, colisão entre veículos, desabamento e furto. Inclusive, são cobertos pela apólice as instalações, as construções, os produtos estocados e os equipamentos, podendo ocasionar uma vistoria prévia com o intuito da admissão de riscos e da realização do cálculo do real valor do seguro.

Seguro de Cédula do Produto Rural

Esse é outro tipo de seguro rural muito conhecido atualmente. Ele já é um pouco diferente dos outros devido ao fato de assegurar ao produtor que sejam cumpridas as obrigações determinadas na Cédula de Produto Rural. Dessa forma, ele realiza a venda de uma parcela da sua produção e tem o compromisso de entregar todo o restante em um prazo determinado no título.

Em outras palavras, a Cédula é um meio de financiar safras ou a compra de insumos, assim como um meio de garantir essas mesmas dívidas.

Seguro de vida do produtor rural

É sabido que a morte é um acontecimento inevitável e indesejável. Logo, o produtor rural também deve realizar a contratação de uma apólice para essa situação.

Nesse tipo de seguro, serão amortizadas ou liquidadas todas as suas dívidas em virtude de sua morte, e a apólice terá validade apenas no período de pagamento do financiamento. Vale lembrar que o beneficiário do seguro de vida será a instituição financeira que concedeu o crédito ao contratante.

Seguro aquícola

Por fim, esse tipo é voltado para a cobertura de morte e de outros riscos que envolvem os animais aquáticos, causados por doença ou por acidentes. Ele funciona, normalmente, como um seguro de outras modalidades rurais agrícolas, como o rural e o florestal. Porém, o que o difere é que ele atende às especificidades de espécies criadas em cativeiro.

Um exemplo são os produtores de ostras, mariscos e mexilhões, que podem ser afetados pela maré vermelha e, hoje em dia, podem contar com essa cobertura. Dessa forma, eles mantêm a sua produção e têm mais segurança em atender às demandas do mercado.

Como vimos, todos os tipos de seguro rural são imprescindíveis para evitar prejuízos ao produtor. Porém, é necessário analisar quais são os mais importantes para o seu tipo de cultivo e aqueles que cobrem os riscos decorrentes da região onde se encontra a sua produção. Nesse sentido, lembre-se de que é essencial contar com os serviços de uma boa corretora de seguros, a fim de ajudá-lo nessa escolha para o seu negócio.

O nosso post foi útil? Então, curta agora mesmo a nossa página no Facebook e leia mais conteúdos interessantes!