Conheça o seguro pecuário para rebanhos e os benefícios de ter o seu
A pujança do agronegócio brasileiro resulta de uma agricultura forte, mas também de uma pecuária sólida, entre as maiores do mundo. Os investimentos são vultosos, com custos muitas vezes elevados e riscos nem sempre mensuráveis, o que faz pensar imediatamente na necessidade de um seguro pecuário para rebanhos.
Essa é uma modalidade de seguro que, embora menor que o seguro agrícola, está ganhando destaque no agronegócio e não tem parado de crescer. Afinal, é preciso garantir que o investimento feito no plantel tenha a devida proteção contra qualquer eventualidade que pudesse resultar em perdas.
Continue a leitura para conhecer o seguro pecuário para rebanhos e os benefícios de ter o seu.
Qual a importância do seguro pecuário?
No segmento pecuário do agronegócio podem ocorrer grandes investimentos no plantel dos animais da fazenda. Em muitos casos, a perda de apenas um animal pode significar prejuízos relevantes para o negócio, sobretudo quando se trata de animais dedicados à reprodução e melhoria do rebanho.
Além disso, para os pecuaristas de modo geral, seu rebanho costuma ser a principal fonte de renda. Dessa forma, é imprescindível o cuidado com esse patrimônio tão valioso para a fazenda, e a melhor maneira de consolidá-lo é por meio do seguro pecuário para rebanhos.
Leve em conta, ainda, uma realidade que é mais observada no campo que nas cidades e que reside na condição do Brasil como recordista da incidência de raios. Por essa razão, é grande o número de mortes de animais por descargas elétricas resultantes de tempestades por todo o país.
Nesse sentido, a garantia de proteção e a tranquilidade que dela advém estão entre os principais benefícios da contratação desse tipo de seguro. Assim, razões não faltam para que o seguro pecuário seja deixado de lado pelos produtores da pecuária de corte e de leite.
Como funciona esse seguro?
O chamado seguro de rebanhos, formalmente denominado seguro pecuário, constitui uma das modalidades do seguro rural. Existem 8 modalidades de seguro rural, assim relacionadas:
- seguro agrícola;
- seguro pecuário;
- seguro aquícola;
- seguro de benfeitorias e produtos agropecuários;
- seguro de penhor rural;
- seguro de floresta;
- seguro de cédula do produto rural.
O que está protegido
As espécies de animais cobertas por esse seguro são aves, bovinos, bubalinos (búfalos), caprinos, equinos, ovinos e suínos. Algumas seguradoras separam as aves em outro seguro, enquanto outras definem o número mínimo de animais segurados no rebanho.
O seguro pecuário garante o pagamento de uma indenização no caso de ocorrência de morte do animal que constitui o bem segurado. Segundo a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), essa modalidade do seguro rural “tem por objetivo cobrir os danos diretos ou indiretos ao animal destinado” a:
- consumo e/ou produção (cria, recria e engorda);
- trabalho (sela, tração e transporte no manejo da fazenda);
- atividade reprodutiva (exclusivamente para incremento e/ou melhoria de plantéis dos animais referidos).
A indenização paga pela seguradora na ocorrência de situação prevista na apólice é dirigida ao segurado ou ao beneficiário por ele indicado conforme previsão contratual. Assim, como em todo seguro, é importante o produtor verificar atentamente a composição da apólice na contratação.
Principais coberturas
As coberturas são as situações que podem estar envolvidas com o sinistro (morte do animal) e que serão indenizadas. No caso do seguro pecuário, de modo geral, são as seguintes as principais coberturas:
- acidente;
- doença de caráter não epidêmico;
- asfixia por sufocamento ou submersão;
- parto ou aborto (exceção para primeiro ano);
- envenenamento, intoxicação e ingestão de corpo estranho de forma acidental;
- luta, ataque ou mordedura de animais;
- inoculações vacinais e outras medidas de ordem profilática para salvaguarda do animal;
- incêndio, raio, insolação e eletrocussão;
- eutanásia ou abate por determinação médico-veterinária, decorrente dos itens acima.
Quais os principais benefícios do seguro pecuário?
Como você pode perceber, o seguro pecuário para rebanhos protege o patrimônio animal da fazenda em inúmeras situações que poderiam provocar danos irreparáveis. Assim, veja a seguir os principais benefícios resultantes da contratação dessa modalidade do seguro rural.
Meio para evitar prejuízos
Já foi considerado antes que o plantel animal é quase sempre o principal patrimônio do pecuarista e sua perda pode ser traduzida em prejuízos consideráveis para os negócios do produtor. Não se pode desconsiderar o aspecto econômico do que está sendo protegido, na verdade, o principal fator a ser considerado.
Tranquilidade para os investimentos na produção pecuária
Somada à proteção contra prejuízos, a tranquilidade propiciada ao produtor rural pelo seguro pecuário está entre os principais benefícios de se dispor de uma apólice com essa garantia. Pensar em novos investimentos e fazer a gestão de seu agronegócio com a certeza da proteção do que se tem é realmente muito bom.
Subvenção do Governo Federal
O seguro rural na modalidade pecuária conta com uma subvenção do Governo Federal de 40% do valor do prêmio devido pelo contratante. No ano de 2020, registrou a contratação de 1.722 apólices pelo Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR).
Para esse fim, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), por meio de sua Resolução No 83, de 22 de junho de 2021, especifica, entre outros, quem pode ser beneficiário dessa subvenção ao prêmio do seguro rural:
” (…) o produtor rural, pessoa física ou jurídica, adimplente com a União, conforme disposto na legislação em vigor, que contrate seguro rural nas modalidades amparadas pelo PSR, conforme definido neste Plano Trienal”.
Como contratar um seguro pecuário?
A contratação de um seguro, de modo geral, deve se iniciar pela escolha de uma boa corretora de seguros. Leve em conta a experiência dessa consultoria e seu reconhecimento pelo mercado.
Além disso, é preciso que essa parceria conte com uma seleção das melhores seguradoras, capazes de ofertar o produto que atende às suas necessidades. No caso do seguro pecuário para rebanhos essa assessoria é ainda mais importante, uma vez que essa modalidade do seguro rural está ganhando força agora.
Seu corretor de seguros é a pessoa mais indicada para trazer até você as melhores opções disponíveis. Com elas você pode tomar sua decisão de modo a atender às demandas que sua propriedade e seu rebanho apresentam. Para esse fim, considere a Humber Seguros sua parceira, cuja experiência vai trazer o melhor para seu negócio.
Como você pode ver, o seguro pecuário para rebanhos é uma iniciativa que, além de trazer benefícios para o pecuarista, é indispensável para a garantia de continuidade das atividades do produtor no agronegócio.
Entre em contato com a Humber Seguros para saber como dispor de tudo o que você precisar para garantir seu patrimônio e muito mais.