HomePostsSeguro agrícolaSeguro para rebanhos: vale ou não a pena investir nisso?

Seguro para rebanhos: vale ou não a pena investir nisso?

Seguro agrícola
seguro para rebanhos

Se você é pecuarista ou criador e deseja proteger seus animais, sabe qual a melhor solução? Hoje em dia, existem opções de seguro para rebanhos, com vários benefícios para proteger sua criação e seu investimento. Apesar disso, muita gente fica em dúvida se vale a pena investir.

Por meio dessa modalidade de seguro, é garantida a proteção do seu rebanho de leite, corte ou criações para outro fim, com direito a indenização no caso de alguma adversidade grave com os exemplares ou em eventos que os envolvam em sua propriedade rural.

Então, entender o que é, como funciona e como essa modalidade de seguro evita prejuízos ao proteger seus animais ajudará você a determinar se é algo de necessário à sua fazenda. Neste post, vamos esclarecer suas principais dúvidas. Confira!

O que é seguro rebanho?

O seguro para rebanhos auxilia na cobertura da perda dos animais, estejam eles na fazenda ou em trânsito. Embora esse tipo de apólice de seguro seja mais frequentemente usado para segurar animais de fazenda como cavalos, gado, suínos e aves, também pode ser usado para proteger animais exóticos ou aquáticos. O objetivo é contribuir para a substituição de exemplares que tenham morrido (naturalmente ou por sacrifício), sofrido ferimentos, sido extraviados ou roubados.

Como funciona?

O seguro de rebanhos oferece cobertura financeira em caso de roubo ou perda de animais de fazenda. Para os fazendeiros, a pecuária pode representar um grande investimento, especialmente com animais reprodutores, que podem ser extremamente valiosos.

Eles também podem ser roubados ou vagar para fazendas vizinhas, o que dificulta recuperá-los. Todos esses eventos potenciais criam riscos que os agricultores podem optar por mitigar, tendo uma apólice de seguro para rebanhos. A carta oferece pagamento no caso de algum dos perigos identificados na cobertura.

Para receber o benefício, os proprietários precisam fornecer documentação que comprove as circunstâncias da perda, como um relatório da polícia sobre roubo ou atestado veterinário relacionado a uma morte inesperada.

Assim como em outros seguros, a cobertura do seguro de animais pode não entrar em vigor imediatamente, com um período de espera para os pagamentos, duas coisas importantes a se considerar ao comparar a compra de apólices e considerar as opções de cobertura.

Quais suas principais características?

Para saber se vale a pena fazer um seguro para rebanhos é muito importante conhecer suas principais características. Veja!

Proteção sob uma política agrícola

Semelhante ao seguro residencial, esta modalidade cobre os animais individualmente ou em um rebanho. Os animais estarão cobertos se estiverem nas instalações seguradas, mas não enquanto estiverem longe da sua propriedade.

Esta apólice também protege outros bens pessoais, como equipamentos agrícolas, feno, rações, estruturas e sua casa. Animais como galinhas ou outras aves têm uma cobertura especial, pois entram em uma categoria separada.

Proteção contra perigos

É importante que o rebanho esteja coberto em caso de emergências graves, como incêndio, exposição a fumaça ou explosão. O seguro contra riscos deve cobrir seu rebanho em caso de roubos ou inundação, por exemplo. Se algum animal for atropelado por um veículo ou morrer em uma colisão com o veículo que o transporta, isso também é coberto.

Dependendo das circunstâncias, você pode considerar a adição de uma cobertura de “risco amplo” à sua apólice. Esta cláusula adicional protege contra perigos extremos, como uma pedra caindo sobre os animais, um ataque de predadores, raios ou acidente fatal com transporte, por exemplo.

Cobertura de mortalidade animal

A cobertura limitada de mortalidade de animais pode reembolsar você por animais mortos em decorrência de ferimentos. Se precisar de uma cobertura mais ampla, a mortalidade total de animais dá reembolso pelos que morreram por doença ou idade.

Infelizmente, o rebanho morre por vários motivos, mas essa forma de seguro pode ajudar você a recuperar suas perdas. Leia as regras da apólice com atenção, a fim de saber quais circunstâncias se aplicam no caso de morte.

Se o rebanho morrer em razão de uma condição preexistente, ou se a morte for causada pelo proprietário, você provavelmente não estará coberto. Certifique-se de que seus animais estão saudáveis, ​​porque você precisará provar isso antes de renovar sua cobertura de mortalidade animal.

Proteção contra queda de preços

Se você é produtor(a) rural, esta forma de seguro dá proteção contra perdas financeiras durante a venda dos animais. A apólice também ressarce você se o índice de preços à vista cair abaixo de um valor especificado. Para fazendeiros e pecuaristas que vendem ovelhas, gado ou suínos para abate, seu investimento está protegido contra grandes perdas.

Proteção em caso de fuga

Às vezes, os animais podem se afastar de sua propriedade. Por isso, o seguro para rebanhos é essencial, se você tem a preocupação com os animais escapando e acabem acidentalmente feridos ou mortos por conta da fuga.

Além disso, no caso de fuga de animais o seguro cobre, por exemplo, se eles forem baleados por um oficial do governo, protegendo a população de possíveis perigos. Mesmo achando que seus animais estão confinados em segurança ou que sua cerca é suficiente para protegê-los, nunca se sabe quando um ou mais animais do rebanho podem se perder.

Cobertura de responsabilidade civil sobre animais

Como os animais do rebanho podem ser imprevisíveis, é essencial incluir alguma forma de cobertura de responsabilidade civil. Isso protege você de reclamações por danos, acidentes com visitantes ou colaboradores, bem como eventos que envolvam sua propriedade rural. Por exemplo, se um cavalo der um coice em um funcionário ou visitante e causar lesões corporais, o seguro deve cobrir as despesas.

Também se aplica a danos materiais, portanto, se um animal danificar o veículo de alguém, você tem cobertura pelos estragos. O objetivo do seguro de responsabilidade civil sobre animais é evitar processos judiciais onerosos. Essa camada adicional de proteção lhe dará muita tranquilidade.

Seus ativos ficam protegidos

Cada animal é um investimento, por isso o seguro para rebanhos é tão importante. Ele reembolsa o valor atual de mercado de qualquer animal que você perder. Seja por acidente, seja por catástrofe natural, é importante que seu dinheiro esteja seguro, para que possa substituir qualquer animal perdido.

Considere cobertura extra se você morar em uma área de alto risco ou se estiver preocupado com as mudanças nos preços dos animais. Sempre avise sua seguradora quando adquirir novos animais. Isso pode afetar seus prêmios ou acarretar o aumento de sua cobertura.

Agora você sabe o que é e quais as principais características do seguro para rebanhos. Vale lembrar que, na hora de escolher uma corretora de seguros, é muito importante analisar quais as coberturas oferecidas, verificar suas necessidades de proteção e como é o atendimento ao cliente. Isso ajudará a evitar gargalos tomar a decisão correta.

Curtiu nosso post? Deseja se informar mais sobre assuntos relacionados a seguros? Então, nos siga no Facebook, LinkedIn e Twitter e veja nossas atualizações!