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Saiba como acionar corretamente o seguro em situações emergenciais

Seguro de acidentes pessoais
seguro em situações emergenciais
seguro em situações emergenciais

Você sabe qual é a maneira correta de acionar o seguro em situações emergenciais? Essa é uma dúvida bastante comum. Apesar de sabermos dos riscos que corremos, não esperamos passar por momentos assim, então, quando eles ocorrem, é normal se sentir um pouco perdido e desorientado.

Sendo assim, é fundamental buscar por informações previamente. São elas que ajudarão a tomar as providências corretas e a manter a calma em meio a uma situação que, normalmente, é de grande tensão.

Confira as dicas que trouxemos neste artigo e esteja preparado para fazer o acionamento do seguro em situações emergenciais da forma correta!

Como funciona um seguro em situações emergenciais?

O primeiro passo para estar preparado para lidar com situações de emergência é entender quais são os tipos de seguros e de situações que geram seu acionamento. Veja os detalhes abaixo!

Tipos de seguro

Cada tipo de seguro tem coberturas e formas de acionamento diferenciadas. Listamos os mais comuns nos tópicos a seguir.

Auto

O seguro auto é direcionado para eventos relacionados a veículos. Ele envolve o ressarcimento de danos ao item segurado, às pessoas envolvidas no sinistro e ao patrimônio. Algumas modalidades cobrem danos causados a terceiros e contam com serviços assistenciais.

Vida

O seguro de vida é voltado para garantir uma segurança financeira para o segurado e seus dependentes em caso de morte ou invalidez. Conforme a apólice, ele pode cobrir despesas médicas e medicamentos ou conceder indenização à família ou a pessoas indicadas.

Patrimonial

O seguro patrimonial é utilizado para a proteção de bens, tais como casa, escritório e equipamentos de grande importância para uma empresa. O foco desse tipo de seguro é garantir tranquilidade financeira aos segurados em caso de sinistro, visto que ele cobre os gastos com perdas e reparações de danos.

Tipos de acionamento

Outro ponto importante é que o acionamento do seguro pode ser originado por diferentes tipos de situações. Elas podem ser mais ou menos graves, como explicaremos abaixo.

Sinistro

O sinistro é um evento mais grave que demanda a reparação de um dano ou o ressarcimento de algum prejuízo. Seria o caso de uma batida de automóvel para o seguro auto ou da ocorrência de um incêndio no caso do seguro patrimonial.

Assistência

A assistência é acionada em eventos de menor gravidade, como um pneu furado ou uma perda de chave, por exemplo. A assistência é um auxílio em uma situação que não envolve exatamente um risco direto, mas traz a solução para um problema imediato.

Como acionar o seguro na hora de uma emergência?

Entendidos os conceitos acima, vamos explicar o que você deve fazer quando surgir alguma emergência. Acompanhe!

Mantenha a calma e avalie a gravidade da situação

O primeiro passo é respirar fundo. É muito importante tentar manter o máximo de calma possível para conseguir raciocinar bem nesse momento. Olhe para a situação e avalie a sua gravidade. Pense se o caso demanda apenas uma assistência ou se é mais adequado abrir uma ocorrência de sinistro.

Priorize a assistência às vítimas

Antes de pensar no seguro e nos bens materiais, pense nas pessoas. Verifique se alguém se feriu ou se corre algum risco de perder a vida. Se o ambiente estiver seguro, chame o serviço de urgência para fazer o resgate adequado das vítimas. Apenas remova feridos do local se eles estiverem em condições de caminhar sozinhos ou se o ambiente oferecer algum risco.

Entre em contato com a seguradora

Só depois de toda a situação estar devidamente controlada, acione o seguro. Escolha o canal de sua preferência — normalmente, o telefone ou o atendimento via chat online — e informe o fato ocorrido.

Serão solicitadas informações que são cruciais para o registro da ocorrência, então, tenha em mãos os dados de identificação da apólice, tal como os dados do veículo, em caso de seguro auto, ou os dados pessoais do segurado, em caso de seguro de vida.

O atendente oferecerá as orientações necessárias para prestar o atendimento conforme cada caso. Basta segui-las e manter a calma durante todo o processo. Uma boa forma de manter o controle emocional é lembrando-se de que o papel do seguro é resolver a situação e minimizar os custos envolvidos no sinistro.

Como evitar problemas durante o acionamento do seguro?

Acionar o seguro em situações emergenciais parece algo estressante para muitas pessoas. Apesar de isso ser um mito, algumas providências podem ajudar a deixar esse processo ainda mais fluido e tranquilo. Confira!

Mantenha as informações de contato sempre acessíveis

A primeira providência é ter os contatos da seguradora ou da corretora de seguros sempre à mão. Salve o número de telefone em sua agenda com o nome do seguro, considerando que outra pessoa pode precisar buscá-lo. Também é importante facilitar o acesso às informações da apólice, que serão solicitadas pelo atendente durante a abertura do sinistro.

Informe-se sobre os procedimentos de acionamento com antecedência

A segunda dica está diretamente relacionada à primeira. No momento da contratação do seguro, informe-se sobre o procedimento de acionamento. Busque saber sobre os canais de contato e quais informações serão solicitadas. Assim, você saberá o que precisa deixar mais acessível para o caso de uma necessidade.

Conte com o apoio de uma corretora de confiança

A dica mais importante é ter um cuidado especial na escolha da corretora de seguros. Ela é sua principal parceira na relação com a seguradora e pode ajudar você a escolher os produtos que são mais adequados ao seu perfil. Além disso, ela deve ter o conhecimento necessário para passar tranquilidade e apoiar os segurados, principalmente em situações de acionamento.

Como você pôde ver, acionar o seguro em situações emergenciais é bem simples. Siga as dicas que demos neste post e esteja preparado para qualquer eventualidade. Se ainda não tem um seguro, busque uma corretora de confiança e escolha a melhor opção para o seu perfil.

Gostou do conteúdo? Esperamos que as dicas sejam de grande ajuda para você! Se você quer saber mais sobre seguros e ver mais dicas como essas, siga a Humber Seguros nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Twitter e no LinkedIn.