Veja 4 formas de se prevenir e evitar o risco de acidentes

Seguro de acidentes pessoais
risco de acidentes
Saiba mais sobre o
Seguro de Acidentes Pessoais

A sabedoria popular diz que é melhor prevenir do que remediar, o que faz todo o sentido. Saber lidar com problemas é uma habilidade desejável, mas ainda mais importante é conhecer suas raízes e combatê-los enquanto representam apenas uma ameaça, e isso é válido em relação ao risco de acidentes.

Muitos acidentes acontecem no ambiente de trabalho, e isso é agravado em relação às profissões de risco. Para evitar infortúnios durante o exercício das atividades profissionais, que podem reduzir ou levar à perda da capacidade de trabalhar, é necessário que empresários e colaboradores priorizem a prevenção.

Continue a sua leitura e saiba quais são as formas mais eficazes para se evitar o risco de acidentes. Confira!

1. Fiscalize o uso de EPIs

É dever da empresa oferecer aos seus funcionários os Equipamentos de Proteção Individual (EPI), que reduzem drasticamente o risco e as consequências de eventuais acidentes. Como a responsabilidade pelos acidentes gera ônus aos empregadores, também é recomendável que a fiscalização sobre o uso adequado desses equipamentos seja realizada de forma rigorosa.

A depender da área de atuação, essa fiscalização se torna ainda mais importante, a exemplo da construção civil e da indústria. Óculos, botas, luvas, capacetes e abafadores de ruídos são alguns dos principais equipamentos que as empresas devem fornecer aos seus empregados. Os equipamentos também devem ser adequados para o tipo de atividade desempenhada, para uma maior eficácia quanto à segurança do trabalho.

2. Ofereça treinamentos

A prevenção contra acidentes deve começar logo após a contratação de um funcionário, por meio de cursos e treinamentos que ensinem a ele a rotina de trabalho na empresa. Especialmente em atividades de risco, a preparação prévia e adequada é uma boa forma de prevenir acidentes.

Certifique-se de que o trabalhador saberá como fazer o uso correto dos equipamentos de segurança, máquinas e ferramentas e também como agir caso aconteça algum acidente consigo ou com seus colegas.

3. Sinalize as áreas de risco de acidentes

Parte do trabalho de prevenção consiste em sinalizar as áreas onde pode haver uma maior incidência de acidentes. Locais com fios de alta-tensão expostos, buracos e agentes químicos nocivos à saúde devem contar com a indicação por meio de placas. Nelas, você deverá indicar de forma compreensível, por palavras e/ou desenhos, quais os riscos existentes no local.

Portanto, cabe à empresa mapear todo o perímetro e sinalizar os locais e equipamentos que ofereçam riscos à saúde ou à integridade física de seus funcionários.

4. Faça um seguro para profissões

Especialmente nas atividades de alto risco, é fundamental contar com um seguro contra acidentes pessoais. Embora isso não evite de forma prática a ocorrência de acidentes, garante ao trabalhador que ele será indenizado e terá o devido e rápido auxílio se algo de ruim vier a acontecer.

Além disso, é válido mencionar que, por mais diligente que uma empresa possa ser, ainda assim, acidentes acontecem. Por essa razão, contar com uma forma de evitar prejuízos para a empresa e, ao mesmo tempo, amparar o trabalhador, é parte de um amplo sistema de prevenção.

Agora que você sabe como evitar o risco de acidentes, aproveite para entrar em contato conosco! Nós estamos à disposição para ajudá-lo a garantir a segurança dos seus colaboradores!