HomePostsSeguro para Tratores e Equipamentos AgrícolasEntenda como o seguro de tratores e equipamentos funciona!

Entenda como o seguro de tratores e equipamentos funciona!

Seguro para Tratores e Equipamentos Agrícolas
seguro de tratores

A boa manutenção das máquinas agrícolas constitui uma atividade essencial e, ao mesmo tempo, a grande responsável pela continuidade dos trabalhos no campo. No entanto, a maior garantia de proteção que pode ser realizada juntamente com os cuidados devidos é o seguro de tratores e equipamentos.

Conhecer esse tipo de seguro e como ele protege o patrimônio e a cadeia produtiva rural é de máxima importância para o produtor. Por serem veículos diferenciados e equipamentos específicos, existem diferentes tipos de coberturas disponíveis para a proteção necessária a cada condição existente.

Continue a leitura e entenda como o seguro de tratores e equipamentos funciona.

Objetivos do seguro de tratores e equipamentos

O trator e os demais equipamentos agrícolas constituem os principais instrumentos de trabalho nas operações de campo do agronegócio. Seja para o pequeno ou o grande produtor, as máquinas agrícolas são essenciais na atividade rural, pois fazem parte da própria estrutura de produção.

São veículos e máquinas maiores e mais lentos, mas estão sujeitos aos mesmos riscos e perdas que carros e caminhões. Na verdade, existem, também, os danos resultantes da própria operação agrícola no dia a dia do campo e, por essa razão, a necessidade de cuidados preventivos é ainda maior.

Tratores e equipamentos quando estão operando não podem parar, uma vez que os prejuízos podem ser muito elevados. É preciso, portanto, que se tenha a garantia de volta ao trabalho o mais rapidamente possível, na ocorrência de um acidente ou dano inesperado qualquer.

Por essa razão, o seguro para o trator e demais equipamentos da propriedade rural se reveste da maior importância, tanto quanto o próprio seguro agrícola que protege a lavoura. Dessa forma, se depreende que o objetivo desse seguro é garantir proteção contra acidentes e imprevistos envolvendo esses componentes essenciais do patrimônio do produtor.

Benefícios desse tipo de seguro

Máquinas agrícolas, em geral, são adquiridas por meio de financiamento, sobretudo em razão dos elevados custos quase sempre envolvidos. As instituições financeiras, por sua vez, devem exigir que esses bens estejam cobertos por seguro durante o prazo do financiamento concedido.

De todo modo, o seguro para tratores e máquinas agrícolas pode proteger seu equipamento em praticamente qualquer situação. Afinal, as operações no campo fazem surgir algumas circunstâncias de risco próprias do ambiente rural e da atividade agrícola.

Assim, se durante o trabalho houver o tombamento da máquina em uma vala, por exemplo, o equipamento estará segurado para um rápido reparo ou substituição. Do mesmo modo, a proteção estará garantida se ocorrer um acidente provocado por tocos ou pedras no campo durante o trabalho.

Além disso, todas as coberturas comumente presentes em um seguro para veículos também estão disponíveis. Considere uma colheitadeira quebrando em plena safra e será fácil entender a importância de um seguro de tratores.

Principais bens que podem ser segurados

O universo dos tratores e equipamentos agrícolas é vasto e envolve grande variedade de itens. Além disso, existem ainda os eventos naturais e os riscos que podem representar.

Cada seguradora possui suas peculiaridades e oferece coberturas às vezes diferenciadas. Assim, os principais equipamentos e condições envolvidas nesse tipo de seguro podem ser resumidos em:

  • equipamentos agrícolas e rurais;
  • equipamentos móveis com e sem roubo;
  • equipamentos estacionários com e sem roubo;
  • equipamentos portáteis com e sem roubo;
  • equipamentos em exposição com e sem roubo.

Em toda essa classe de bens estão desde os tratores e seus implementos até os equipamentos utilizados para beneficiar produtos agrícolas. De modo geral, podem ser considerados como itens a serem segurados nas atividades do agronegócio, entre outros:

  • tratores;
  • implementos agrícolas não autopropulsados (semeadeiras, cultivadores, pulverizadores);
  • plantadeiras;
  • colheitadeiras;
  • equipamentos de irrigação (móveis e estacionários);
  • motores e bombas;
  • equipamentos estacionários de beneficiamento.

Cada bem segurado possui suas características e especificidades que podem recomendar coberturas diferenciadas. A orientação de uma corretora de seguros de confiança será essencial para a adequada contratação do seguro mais indicado.

Principais coberturas

Como visto, tratores e máquinas agrícolas em geral são equipamentos diferenciados, seja em razão do porte, seja pela natureza da atividade que desempenham. Por essa razão, na contratação de um seguro para sua proteção necessitam coberturas específicas, além das tradicionalmente contratadas.

Como resultado das atividades desenvolvidas, algumas coberturas diferenciadas podem ser necessárias quando se trata do seguro de tratores e equipamentos agrícolas. Assim, as possibilidades são muitas, entre as quais podemos citar:

  • colisão;
  • incêndio, raio e explosão;
  • impactos;
  • roubo ou furto;
  • tombamento;
  • danos elétricos;
  • danos acidentais pelo trabalho próximo à água;
  • responsabilidade civil;
  • despesas de aluguel a terceiros.

O produtor deve procurar contratar as coberturas mais adequadas às suas circunstâncias e aos equipamentos que protegerá. Para esse fim, o melhor caminho é contar com a assessoria de uma corretora de seguros experiente e de confiança, como na contratação do seguro da safra.

Como contratar

Os diversos modelos de tratores, suas aplicações e locais de uso constituem fatores que afetam o preço do seguro. Do mesmo modo, a diversidade de máquinas e equipamentos e a condição de estarem ou não financiadas também refletem nos custos.

Por sua vez, as diversas coberturas mais adequadas para atender às necessidades do produtor também apresentam variedade considerável e requerem orientação profissional. Assim, cada máquina ou equipamento e cada local e circunstância apresentam uma necessidade diferente.

Por tudo isso, contar com a consultoria de uma corretora de seguros é a melhor estratégia para uma decisão correta e adequada à realidade de cada um. Nesse sentido, uma boa corretora poderá indicar as melhores opções do mercado condizentes com as condições e reais necessidades do produtor.

Por sua vez, é preciso considerar alguns aspectos que poderão orientar a escolha da melhor corretora. Assim, leve em conta:

  • credenciamento da corretora na SUSEP (Superintendência de Seguros Privados);
  • experiência no segmento;
  • avaliação da corretora no mercado;
  • avaliação do atendimento;
  • oferta das soluções necessárias para o seu caso;
  • oferta de opções de preços;
  • disponibilidade do corretor em qualquer emergência.

Nesse ponto, conhecendo melhor o funcionamento do seguro de tratores e equipamentos, o produtor tem em suas mãos a segurança para complementar os cuidados da manutenção. Por sua vez, escolher a corretora mais indicada será a garantia da melhor decisão na hora da contratação do seguro.

Gostou do post? Entre em contato conosco e tenha tudo o que você precisa para a melhor orientação em seguros.