HomePostsSeguro agrícolaSaiba como melhorar a segurança rural da sua fazenda

Saiba como melhorar a segurança rural da sua fazenda

Seguro agrícola
segurança rural

A propriedade rural é o principal patrimônio do produtor, uma vez que a fazenda constitui a sua empresa e, muitas vezes, também a sua residência. Dessa forma, um dos principais cuidados que precisam ser tomados diz respeito à segurança rural.

Isso significa que um elenco de medidas e iniciativas devem ser adotadas para reduzir e inibir as possibilidades de perdas, sobretudo, por razões de furto e roubo.

Iniciativas de caráter preventivo constituem investimento e não podem ser abordadas como custo, ou o patrimônio rural estará sempre sob risco. Continue a leitura e descubra como melhorar a segurança rural de sua fazenda.

Qual a importância de se investir em soluções de segurança rural?

Essencialmente, existem duas razões principais para que as soluções de segurança na propriedade rural sejam indispensáveis. Primeiro, a crescente criminalidade que vem gradativamente chegando ao campo, assim como o crescimento do patrimônio em veículos, máquinas e tecnologias cada vez mais presentes na agricultura de precisão, entre outras.

Por sua vez, bastaria considerar a natureza empresarial das propriedades rurais e a importância da manutenção de seu patrimônio produtivo para se procurar garantir a necessária segurança. Nesse sentido, a própria produção agrícola tem sido alvo de furtos em diversas regiões do país.

Além disso, a sede da fazenda, por ser um imóvel residencial isolado, torna-se mais um atrativo para as tentativas de pessoas mal intencionadas. Por tudo isso, a segurança da propriedade rural tem sido objeto de atenção cada vez maior dos produtores, uma vez que nela estão os seus maiores bens: produtivos, domésticos e familiares.

Que soluções podem ser implantadas na fazenda?

A segurança da propriedade rural resulta de um elenco de ações que envolvem, entre outras, infraestrutura, procedimentos operacionais e comportamento pessoal. Dessa forma, procure avaliar as medidas mostradas a seguir e que sejam pertinentes e aplicáveis à sua fazenda.

Adoção de um bom sistema de segurança

A segurança patrimonial é um segmento que vem crescendo muito e, por essa razão, possui um grande acervo de soluções para a adoção de um sistema de segurança eficiente para a propriedade. Nesse sentido, devem ser considerados, entre outros, estruturas e equipamentos como:

  • sensores presenciais — capazes de detectar movimentos e emitir sinais para acionamentos diversos;
  • câmeras de segurança — com gravação e transmissão em tempo real;
  • alarmes — sonoros e visuais;
  • cercas de segurança — concertina, cerca eletrificada e outras para áreas específicas.

Treinamento e capacitação de pessoal

Para ter segurança, é preciso que existam regras e orientações referentes aos procedimentos preventivos e às medidas em situações de contingência ou na ocorrência de algum evento. Essas regras e orientações devem ser do conhecimento de todos que ficam na propriedade, para que saibam o que fazer nos momentos mais críticos.

Além disso, é preciso conhecer os equipamentos de segurança, como operá-los e garantir sua manutenção. Assim, por exemplo, o que fazer quando um alarme disparar? Ou, como saber se o fio rompido da cerca elétrica inutilizou a proteção?

Iluminação em áreas críticas

As áreas da propriedade que precisam estar bem iluminadas, como caminhos, portas de acesso, depósitos, varandas e outras, não podem dispensar a boa visibilidade. Um bom diagnóstico deve ser feito durante o dia e à noite para se determinar onde deve ser instalada a iluminação local.

Nessa abordagem, evite a existência de pontos cegos que a luz não alcança. Para esse fim, se necessário, realize podas nas árvores ou instale postes estratégicos. Periodicamente, revise as condições e garanta que haja iluminação e a necessária manutenção no sistema.

Adoção de animais de guarda

Alguns animais são particularmente úteis na sinalização da presença de estranhos na propriedade, como verdadeiros alarmes sonoros. Nesse sentido, a presença de cães e de gansos sinaleiros, por exemplo, é muito útil. Leve em conta o estímulo à preservação da avifauna local e facilite as coisas para a população de quero-quero ou tetéu (Vanellus chilensis) na sua fazenda. Essas aves são particularmente territoriais e dão o sinal tão logo haja movimentação em sua área.

Utilização de galpão ou paiol

Evite a exposição de máquinas, implementos agrícolas e insumos, guardando-os em um galpão, paiol ou outra estrutura disponível para isso. Deixá-los à vista, em especial durante a noite, pode ser um convite ao furto e trazer surpresas desagradáveis. Procure implementar rotinas de organização quanto ao uso de máquinas, equipamentos e materiais em geral, procurando manter as coisas nos devidos lugares e com a menor exposição possível. Além disso, oriente seu pessoal sobre esses cuidados, para que se transformem em rotinas.

Contratação de seguro

Contratar um seguro rural para a propriedade e o patrimônio do produtor é indispensável, uma vez que não existe sistema infalível. Além disso, a proteção oferecida por um seguro vai muito além das ocorrências de furto e roubo. Assim, incêndios e danos provocados por condições climáticas sempre podem ocorrer e você não pode ser surpreendido com as perdas que, quase sempre, são elevadas, nesses casos. As atitudes e iniciativas preventivas se completam com a proteção e o amparo de um seguro para a propriedade rural.

Já conhece o seguro de propriedade rural da Humber Seguros?

Para contratar um bom seguro para sua fazenda, sítio ou chácara, você precisa contar com uma corretora especializada e experiente na proteção às propriedades rurais. Essas premissas iniciais, a Humber Seguros atende com folga e de maneira muito bem-conceituada no mercado. Com a Humber Seguros, sua propriedade encontra a proteção de que precisa para os casos de:

  • furto e roubo, mediante arrombamento;
  • incêndio;
  • explosão;
  • queda de raio;
  • vendaval e granizo;
  • fumaça;
  • danos elétricos;
  • impacto de veículos;
  • queda de aeronaves;
  • recomposição de documentos.

Na verdade, esse é o produto que alcança o maior número de coberturas no mercado. Mas, não é só isso que a Humber Seguros pode lhe oferecer: a indenização de produtos rurais como grãos da colheita e animais, entre outros, se faz pelo valor de mercado, conforme definido pela Conab, Cepea e Embrapa, na data do evento. Como você pode ver, a segurança rural é item indispensável na gestão da propriedade, a fim de que a proteção ao patrimônio do produtor e sua capacidade produtiva sejam preservados.

Entre em contato conosco e descubra tudo o que a Humber Seguros pode fazer pela segurança de sua propriedade e de sua família.